Ter um espaço fitness pode ser um negócio promissor, né? Ainda mais com o aumento da busca das pessoas que desejam promover a mudança de hábitos em prol da saúde e do bem-estar. Por isso, é importante se atentar aos cuidados na academia, como manutenção e limpeza dos equipamentos, uma vez que contribui para a boa experiência do aluno.

cuidados na academia
O seu espaço fitness se preocupa com os cuidados básicos dos aparelhos? Saiba mais!

Ah! Diferente do que muitos pensam, os cuidados com a academia fazem parte da gestão. Pensando nisso, para te ajudar a garantir a segurança dos alunos, nós a importância de fazer a manutenção dos equipamentos de academia e algumas outras dicas ao longo deste artigo. 

Ficou curioso(a)? Continue a leitura!

Por que é importante fazer a manutenção dos equipamentos? 

mulher analisando os aparelhos de musculação
Os cuidados na academia são essenciais para que os alunos se sintam seguros

Os cuidados com a academia, que envolvem os equipamentos de musculação, são essenciais para que eles consigam atingir os seus objetivos com segurança, evitando qualquer tipo de acidente por negligência da unidade. 

Afinal, é de responsabilidade da gestão e de todos os profissionais garantir que a prática de qualquer exercício físico seja feita em segurança. Por isso, mesmo que o desgaste dos equipamentos aconteça, sendo natural devido ao uso constante, é necessário oferecer a manutenção mensalmente. 

Além disso, vale ressaltar que os alunos estão de olho em tudo o que acontece, principalmente com os reparos realizados nos aparelhos. Quando isso não acontece, aumenta-se o número de reclamações e, consequentemente, o cancelamento de matrícula. 

Ou seja, a conservação dos aparelhos é essencial para a retenção e atração de novos alunos. 

Quando fazer a manutenção dos equipamentos?

Como explicamos anteriormente, os equipamentos de musculação precisam de reparos devido ao desgaste que pode acontecer ao longo do tempo de uso. Afinal, seja de manhã, tarde ou noite, os alunos ficam em todos os horários usando os aparelhos, né?

Além do desgaste, a quebra dos aparelhos pode acontecer. Quando os reparos necessários são feitos com antecedência, dificilmente acontecerá deles ficarem em manutenção ou até mesmo do aluno se machucar pela falta de reparos necessários.

4 dicas de cuidados na academia com os aparelhos de musculação 

homem arrumando a bike indoor
Confira algumas dicas para colocar em prática na sua academia

Agora que você já sabe a importância e quando fazer a manutenção dos equipamentos, nós selecionamos algumas dicas para melhorar cada vez mais os cuidados na academia e, sobretudo, manter a segurança de todos os alunos que frequentam a sua unidade. 

1 – Faça a manutenção

Sabemos que muito já foi falado sobre a manutenção dos equipamentos de academia, mas reforçar nunca é demais. Por isso, certifique-se de que eles passarão por análises periodicamente. Em relação aos reparos relacionados ao desgaste, ela deverá acontecer anualmente. 

Mas atenção: é muito importante verificar com a empresa que forneceu os aparelhos as datas de manutenção, combinado? Além disso, é importante checar os equipamentos diariamente. 

2 – Contrate bons profissionais 

Nada de colocar os professores ou qualquer outro colaborador para fazer a manutenção dos aparelhos. É importante contratar profissionais especializados e qualificados em equipamentos de academias.  

A partir deles, é possível identificar e corrigir qualquer problema ou até mesmo identificar falhas futuras. 

Você pode aproveitar os dias em que a academia fica fechada ou horários menos movimentados para dar um “check” em tudo.

3 – Mantenha a limpeza 

Sabia que a limpeza dos equipamentos de musculação garante o bom funcionamento e, consequentemente, o bom rendimento no treino dos alunos? Pode parecer que não, mas é uma ótima maneira para quem deseja manter a preservação também, evitando que quebrem com facilidade. 

Ao fazer a limpeza dos equipamentos, lembre-se de usar materiais específicos, conforme as orientações do fabricante. Geralmente, muitos donos de academia ignoram as recomendações, mas elas são tão importantes quanto as dicas anteriores.

4 – Informe os alunos sobre o uso correto

Embora existam os famosos “ratos de academias”, que conhecem tudo sobre os aparelhos, tem aquelas pessoas que são iniciantes e não entendem sobre como usar os equipamentos corretamente. Por isso, peça para que os profissionais de educação física da sua unidade ensinem o uso correto durante a prática de algum exercício.

Além de garantir a preservação dos equipamentos de musculação, mostrará que se preocupa com a segurança e o bem-estar dos alunos. Se possível, coloque alguns informativos ensinando o passo a passo sobre cada aparelho. 

Gostou dessas dicas? Coloque-as todas em prática para manter os cuidados na academia.