Ser dono de academia exige muitas responsabilidades e muito planejamento, não é mesmo? Por isso, é fundamental ter boas referências de gestão para fazer um trabalho de cada vez mais excelência e conseguir administrar o seu negócio da melhor forma. 

dono de academia
Os livros podem ajudar na gestão de academias, sabia? Confira!

Para te ajudar nessa fonte de informações, os livros podem ser grandes aliados nos estudos de gestão. Sabendo coordenar a sua academia, você pode se destacar nas redes sociais, aumentar o número de matrículas, fazer parcerias para ter ainda mais visibilidade na sua região e, com uma boa estratégia, até oferecer descontos para atrair e fidelizar alunos

Pensando nisso, nós separamos uma lista com cinco livros que todo dono de academia deveria ler. Lembre-se que essa dica é válida também para você que gostaria de abrir uma academia, mas ainda está estudando para isso. Vamos lá?

A importância dos estudos para o dono de academia

Na vida de um dono de academia, os estudos precisam ser constantes. O mercado está sempre se atualizando, novas tendências vão surgindo e ninguém quer ficar para trás, né? 

As vantagens de continuar buscando conhecimento e seguir se aprofundando na sua área de atuação são muitas. Confira!

Conhecimento de mercado

Estudar o mercado de academias e, consequentemente, o universo fitness, ajuda a entender o posicionamento da sua marca e da concorrência, além de te deixar sempre por dentro das principais tendências. 

Com essas informações bem definidas, é possível identificar oportunidades para inovar e se destacar na região onde você atua, trazendo novos dados e sendo pioneiro em novidades.

Entendimento dos aspectos legais

Um dono de academia também é um empreendedor. Por isso, é extremamente importante conhecer as leis e regulamentações relacionadas à abertura e operação de uma academia, incluindo requisitos de licenciamento, segurança e saúde.

Todos os espaços da sua unidade precisam estar de acordo com as normas da Vigilância Sanitária, do CONFEF (Conselho Federal de Educação Física), do CREF (Conselho Regional de Educação Física) e da Prefeitura do município onde a academia está instalada.

Planejamento financeiro

Estudar os custos associados à abertura, operação e manutenção de uma academia ajuda a criar um plano financeiro realista e sustentável. Além disso, é claro, a saúde financeira anda lado a lado com o crescimento do negócio.

Essa organização ainda ajuda o dono de academia a ser mais previsível em diferentes cenários e mapear ações para lidar com imprevistos. 

Escolhas de local

Na hora de abrir uma academia ou de expandir a sua rede, é muito importante identificar as áreas com maior potencial de mercado e acessibilidade, bem como entender as necessidades e preferências dos clientes potenciais. Isso também se dá por meio dos estudos.

Plano de negócios

A academia é uma empresa como qualquer outra, por isso, fazer a análise de mercado, ter um plano financeiro, um plano de marketing e um plano operacional ajudam a estabelecer metas claras e definir estratégias para alcançá-las.

Conhecimento técnico

Um dono de academia pode ou não ser um profissional de educação física e, mesmo que não seja, deve assegurar que seus colaboradores tenham conhecimento técnico e científico para exercer suas atividades. 

Estudar anatomia, fisiologia e técnicas de exercício ajudam a oferecer aos clientes um treinamento seguro e eficaz, além de aumentar a credibilidade e confiança dos clientes na academia e em sua equipe.

5 livros que todo dono de academia deveria ler

mulher lendo livro
Confira algumas indicações de livros para melhorar a gestão da sua unidade fitness

Existem excelentes livros sobre gestão de academias no mercado, e conhecimento nunca é demais, não é verdade? No entanto, é importante saber o que pode ou não ser útil para o seu negócio e o que é mais vantajoso de ser aplicado, visto que nenhuma empresa é igual a outra.

Separamos cinco livros que todo dono de academia deveria ler para auxiliar na sua gestão, afinal, acreditamos no poder da atividade física e em como ela pode oferecer qualidade de vida e bem-estar para quem pratica. E nada melhor do que fazer isso em um ambiente seguro, confortável e bem administrado.

1 – “Manual do Gestor de Academia”, de Fabio Motta Venlioles 

Com a grande quantidade de academias no mercado, uma das maiores dúvidas dos gestores é como fidelizar seu público-alvo para transformá-lo em alunos fixos. Neste livro, o autor fala sobre técnicas de vendas e atendimentos especiais que podem fazer a diferença, ajudando a conquistar clientes e solucionar outros problemas comuns da rotina da academia. 

2 – “Gestão em Atendimento: manual prático para academias e centros esportivos”, de Fabio Saba

Os alunos das academias estão cada vez mais exigentes com relação à preparação e à competência dos profissionais. Este livro traz reflexões importantes sobre a excelência profissional, o relacionamento interpessoal e as estratégias de atendimento, com manuais técnicos de diversas modalidades, liderança e até mesmo higiene. 

3 – “Vendas e retenção: 83 lições para academias e clubes esportivos”, de Fabio Saba e Marco Túlio Pimenta

Juntos, os autores do livro abordam desafios de vendas, retenção e fidelização de alunos, apresentando soluções práticas e viáveis para academias de todos os tamanhos.

4 – “Academia na era do conhecimento”, de Jorge Gonçalves

Compilando artigos de autoria própria e de outros empresários do mundo de academias, o autor fala sobre como é essencial acompanhar as tendências do mercado fitness e como a experiência do cliente vai além de equipamentos de última geração.

5 – Vendas para academia, de Augusto Gabriel

Este livro é como um guia para o dono de academia aumentar suas vendas, além de ajudar a converter mais alunos visitantes em fixos, utilizando estratégias adotadas por empresas do Vale do Silício.

Gostou dessas dicas? Você já leu algum desses livros ou tem mais algumas dicas para compartilhar? Deixe nos comentários! Vamos ficar felizes em saber mais. 

Caso a sua academia ainda não faça parte dos parceiros da TotalPass, indique agora mesmo: