Passa ano, entra ano, mas a dúvida é sempre a mesma entre os donos de academia: como motivar os alunos para treinar? Embora pareça difícil mantê-los motivados durante um ano inteiro, saiba que é possível tornar a sua unidade cada vez mais atrativa e manter todos os seus alunos empolgados para mais um dia de treino.

motivar os alunos para treinar
Motivar os seus alunos nos treinos pode ser mais simples do que você imagina. Saiba mais!

Pensando nisso, explicaremos porque é importante manter os alunos motivados e algumas dicas de ações para mantê-los cada vez mais participativos e presentes na sua academia. 

Por que é importante motivar os alunos para treinar?

Pessoas treinando
Ao motivar os seus alunos nos treinos, é possível se destacar em relação à concorrência. Confira!

O erro mais comum cometido entre muitas academias é achar que a motivação para os treinos depende apenas do aluno, sendo que isso não é verdade. É claro que o entusiasmo inicial precisa partir do praticante, no entanto, após a matrícula feita, a academia também começa a ter um compromisso com esta pessoa. 

É importante que a comunicação entre academia, professor e aluno seja constante, principalmente nos primeiros meses de treino, tendo em vista que se trata de um ambiente novo. Ao montar um plano de treino, busque entender quais são os reais objetivos daquela pessoa, entenda as suas principais dificuldades e promova um espaço acolhedor.

Além disso, tenha uma equipe preparada para solucionar os mais diversos problemas, desde técnicas até aparelhos. Essa aproximação pode ser muito importante para motivar os alunos para treinar, considerando que se trata de um ambiente diferente do que aquela pessoa está acostumada.

Mas, afinal, por que é importante motivar os alunos para treinar? Ao seguir as recomendações básicas de boa convivência, é possível tornar a presença de qualquer aluno mais ativa na sua unidade. Sem contar que essa é uma ótima maneira de fidelizar e, consequentemente, atrair novas pessoas para o seu espaço.

Quem não gosta de estar em um espaço onde é bem tratado, né? No que diz respeito ao marketing de boca a boca, esta é uma maneira de destacar a sua unidade entre as pessoas que desejam praticar atividade física e se sobressair em relação à concorrência, aumentando o lucro.

5 ações para motivar os alunos para treinar

Mulher na esteira da academia
Investir em novidades é apenas uma das cinco dicas para motivar os seus alunos. Confira!

Parece desafiador manter todos motivados ao longo do ano todo, né? Afinal, o mercado fitness está cada dia mais competitivo. Mas temos algumas dicas de ações que podem te ajudar! 

1 – Os treinos não mudam? Aqui não!

Manter a qualidade dos treinos pode parecer uma tarefa difícil, mas saiba que este problema é muito fácil de ser contornado. 

O primeiro ponto é se atentar na constância e rotina de treino dos seus alunos. Devido à correria do dia a dia, algumas pessoas não conseguem frequentar todos os dias da semana, sendo assim, é importante traçar estratégias individuais para cada caso.

Por isso, reúna os profissionais de educação física da sua unidade e proponha que todos ofereçam treinos diferentes conforme a necessidade de cada aluno. Além disso, é importante montar um plano de treino variado, tanto nas séries quanto nas repetições, justamente para que o processo não se torne o mesmo sempre. 

2 – O aluno faltou às aulas? Torne-o mais próximo! 

Existem algumas causas que levam o aluno a faltar aos treinos, como a falta de motivação, a correria da rotina ou a preguiça. Além disso, é importante entender que devido às obrigações do dia a dia, pode ser que as faltas ocorram ocasionalmente, no entanto, faltar uma semana ou mais pode ser um problema.

Uma maneira de correr atrás deste aluno é perguntando se aconteceu alguma coisa e se colocando à disposição para ajudar nos treinos. É importante que a pessoa se sinta acolhida, entendendo que a sua academia se importa com a sua presença.

Não conseguiu falar com este aluno pessoalmente? Sem problema! Automatize uma mensagem pelo WhatsApp ou envie um e-mail. 

3 – Invista em novidades sempre que possível 

Além da musculação, a sua academia oferece outros tipos de aula? Se o seu espaço quer se destacar em relação à concorrência e, consequentemente, motivar os alunos para treinar, saiba que aderir a outras modalidades é uma excelente aposta. 

Assim como existem aqueles alunos que desejam praticar musculação, existem outros perfis que gostam de diversificar e treinar algo novo, como dança, crossfit, jump, luta e/ou yoga

Atualmente, muitas academias já oferecem o treino de força, sendo algo fácil de encontrar em diversas unidades, sendo importante apostar em novas opções de serviços. 

Proponha atividades que possam ser realizadas fora da unidade, como exercício ao ar livre sob orientação dos professores, sendo uma ótima maneira de sair da rotina e promover a integração entre todos. 

4 – Alguém pediu desafios fitness?

Uma maneira de motivar os seus alunos é oferecendo desafios fitness ao longo dos dias. O objetivo é montar alguns desafios voltados para a melhora do condicionamento físico, justamente para promover a saúde e o bem-estar

Ao trazer à tona o elemento competitivo, seus alunos se sentirão mais motivados, tornando a brincadeira divertida. Por isso, é importante que as metas sejam simples e alcançáveis, justamente para não gerar frustrações e/ou desmotivações. 

Quais desafios propor? Existem inúmeras opções fáceis, divertidas e benéficas para a saúde física e mental. No entanto, para te ajudar, separamos uma lista com algumas ideias:

  • Burpee;
  • Corrida;
  • Flexões;
  • Abdominal;
  • Agachamentos;
  • Entre outras opções!

Por isso, antes de montar este plano de desafios, lembre-se de sentar com os profissionais da sua unidade para definir quais serão os objetivos a serem atingidos, a quantidade de repetições e, por último, comece a divulgar por meio das redes sociais e no próprio local.

5 – Meta batida? Ofereça uma recompensa 

Quem não gosta de receber um mimo, né? No que diz respeito à academia, é possível presentear os alunos com alguns brindes após a conclusão do ciclo de um plano de treino, tendo em vista que pode variar de um objetivo para o outro, por exemplo.

O que presentear? Você não precisa de brindes caros para deixar um aluno satisfeito. Tente recompensar com uma barrinha proteica, um suco detox e/ou algumas aulas de outra modalidade que esteja fora do plano. 

Gostou dessas dicas? Coloque-as em prática na sua academia para motivar os alunos para treinar e melhore os resultados do seu negócio.