Sabia que a aula de dança tem muitos benefícios? Muitas pessoas pensam que o exercício físico, ou seja, qualquer atividade em que tenha ligação com a academia é a única forma de alcançar o emagrecimento saudável, mas as coisas podem ir muito além do “puxar ferro” em prol da saúde e do bem-estar e, consequentemente, dos seus objetivos.

A aula de dança
A aula de dança ajuda a emagrecer e proporciona mais qualidade de vida. Saiba mais!

Além da musculação, é possível encontrar outras maneiras de fazer isso acontecer, seja por meio da alimentação, das mudanças de hábitos e/ou da prática de alguma atividade física, como, por exemplo, a dança.

Pensando nisso, explicaremos ao longo deste artigo qual é a importância da aula de dança, seus benefícios à saúde e algumas modalidades indicadas para o emagrecimento. 

Qual é a importância da aula de dança? 

Mulher dançando em casa
A dança libera alguns hormônios da felicidade. Saiba mais!

Quem não gosta de mexer o esqueleto, né? Assim como qualquer outra atividade física, a dança também libera alguns hormônios da felicidade e do bom humor, como a endorfina e a serotonina, melhorando a sensação de bem-estar e aumentando a autoestima durante as tarefas ou até mesmo ao longo da rotina que, em muitos casos, pode ser cansativa. 

Além disso, a aula de dança é indicada para as pessoas que não gostam de frequentar uma academia, sendo essencial para combater o sedentarismo. Sem contar que é uma prática que ajuda a colocar em movimento vários grupos musculares, como os membros inferiores e superiores, o tórax e o abdômen que acabam não sendo fortalecidos corretamente. 

Afinal, a aula de dança emagrece?

Mulher ouvindo música
Ao dançar, o corpo trabalha vários grupos musculares e gasta mais calorias

Se o seu objetivo é emagrecer de forma saudável, saiba que a aula de dança pode ser uma ótima aliada no processo de perda de peso. 

Para emagrecer, é preciso praticar alguma atividade física que reduza de 250 a 1.000 calorias do seu gasto calórico, sendo super possível alcançar essa margem com a dança, seguido de uma boa alimentação e descanso. No entanto, esse valor pode variar de pessoa para pessoa devido às características, como o peso, o sexo, a idade, entre outros fatores.

Mas, afinal, como isso é possível? A dança é considerada uma atividade aeróbica, fazendo com que o corpo não fique parado, o que dificulta o acúmulo de gordura e proporciona a queima de calorias. É óbvio que os resultados vão depender de alguns fatores, como a intensidade do treino e o tempo investido na aula.

Quais os benefícios da aula de dança?

Além do emagrecimento, a aula de dança pode promover inúmeros benefícios para a saúde física e mental quando praticadas com o auxílio de um professor, respeitando o seu limite e a constância do treino. Confira alguns deles:

Checklist com estilos de dança que ajudam a emagrecer

Mulher fazendo pole dance
Existem vários estilos de dança que ajudam a emagrecer de maneira saudável. Confira alguns deles!

Para você que não quer colocar o pé na esteira, mas quer emagrecer de forma saudável ou simplesmente se movimentar em prol da saúde, trouxemos uma lista com alguns estilos de danças que podem te ajudar a perder alguns quilinhos e proporcionam mais saúde e bem-estar durante a rotina.

  1. Jazz;
  2. Zumba;
  3. Ballet;
  4. Hip-hop;
  5. Sapateado; 
  6. Pole Dance;
  7. Street Dance;
  8. Dança de salão;
  9. Dança do ventre; 
  10. Dança contemporânea;
  11. E muito mais!

Gostou e quer fazer aula de dança? Com a TotalPass, você pode encontrar uma academia ou estúdio de dança mais perto para garantir todos os benefícios dessa prática para a sua qualidade de vida!