Mudar de hábito pode parecer complicado, principalmente devido à correria da rotina, onde as coisas acontecem muito rápido e a todo momento. No entanto, se você deseja adotar práticas mais saudáveis em relação à qualidade de vida, nós trouxemos uma dinâmica para te ajudar neste processo: o desafio 21 dias.    

desafio 21 dias
Já conhece o desafio 21 dias? Saiba mais!

Antes de explicar o que é e como funciona o desafio, é preciso entender porque é importante praticar a mudança de hábitos. Vamos lá?! 

Qual a importância da mudança de hábitos?

menino se exercitando em casa
Que tal mudar alguns hábitos ruins? Entenda a importância.

A mudança de hábitos é muito importante na vida de qualquer pessoa, pois tem como objetivo promover uma vida longa e saudável. Geralmente, com a correria da rotina, seja em casa ou no trabalho, alguns costumes ruins vêm à tona, como a ausência da prática da atividade física, a má alimentação e até mesmo os momentos de lazer que são deixados de lado. 

Além disso, ao promover novos hábitos, focando sempre naquilo que vai te trazer benefícios à saúde, é possível zelar pelo bem-estar físico, mental e emocional. E, consequentemente, diminuir a aparição de doenças ou qualquer outro tipo de problema. 

Mas, afinal, todos os hábitos precisam ser mudados? A resposta é: depende! Em relação aos costumes que podem ser considerados negativos à saúde, é importante transformá-los para algo positivo. No que diz respeito às práticas inofensivas, tente entender se são úteis ou se podem ser melhoradas em prol da sua qualidade de vida.

O que é desafio 21 dias?

Como explicamos anteriormente, mudar um costume pode nem sempre ser uma tarefa fácil, né? No entanto, conforme uma teoria elaborada pelo psicólogo e cirurgião plástico Maxwell Maltz, cada pessoa precisa de pelo menos 21 dias para criar hábitos.

Ou seja, 21 dias seria o tempo necessário para que o seu sistema cerebral entenda o que está sendo aplicado de novo no dia a dia para se adaptar às novas mudanças. 

Por exemplo: para uma criança aprender a escrever, ela precisa praticar, né? Se não tivesse tentado uma vez ou desistido logo em seguida, não saberia escrever hoje. Ou seja, a prática ajuda a promover novos hábitos.

Como funciona o desafio 21 dias?

Durante três semanas (21 dias), você terá alguns desafios que precisam ser cumpridos. Desafios que te ajudarão a implementar um novo hábito na rotina, seja alimentação, prática de atividade física, autocuidado e/ou lazer, sempre respeitando os seus limites. 

No final do desafio, você perceberá que os novos hábitos começarão a fazer parte da sua rotina, visto que sentirá a necessidade de fazê-los novamente em prol do bem-estar.

Passo a passo do desafio 21 dias

Homem preparando uma bebida saudável
Confira o nosso desafio de 21 dias para você incluir novos hábitos em prol da saúde e do bem-estar

Agora que você já sabe o que é e como funciona, confira o desafio 21 dias para incluir na sua rotina nas próximas semanas:

1ª semana

  • Desligue-se das telas 30 minutos antes de dormir;
  • Vá à academia 2 vezes na semana (terça e quinta-feira);
  • Acorde 30 minutos antes do que está habituado para se alongar;
  • Beba de 1L a 1.5L de líquido, pode ser água ou chás sem açúcar;
  • Diminua o consumo de alimentos processados e/ou ultraprocessados;
  • Faça atividades de lazer, pode ser assistir filme/série, ler um livro e/ou qualquer outra coisa que te faça bem e feliz.

2ª semana

  • Beba de 1.5L a 2L de água por dia;
  • Inclua frutas e vegetais na alimentação;
  • Desligue-se das telas uma hora antes de dormir;
  • Acorde 30 minutos antes do que está habituado para se alongar;
  • Tire 30 minutos da sua rotina de trabalho para dar uma pausa ou ler um livro;
  • Vá à academia três vezes na semana (segunda, quarta e sexta-feira).

3ª semana

  • Beba de 2L a 2.5L de água por dia;
  • Desligue-se das telas uma hora e meia antes de dormir;
  • Tire 30 minutos da sua rotina de trabalho para dar uma pausa ou ler um livro;
  • Acorde uma hora antes do horário que está habituado para se alongar;
  • Vá à academia quatro vezes na semana (segunda, quarta, sexta-feira e um final de semana de sua preferência).
  • Prepare refeições saudáveis, com hortaliças (legumes e verduras), grãos, sementes e frutas.

Obs: lembre-se de procurar um nutricionista e um profissional de educação física para garantir que tudo seja feito de acordo com o que o seu organismo precisa, combinado?

Está preparado para o nosso desafio? Comece hoje mesmo e mude os seus hábitos antigos por novos em prol da qualidade de vida!