Mudar de hábito pode parecer complicado, principalmente devido à correria da rotina, onde as coisas acontecem muito rápido e a todo momento. No entanto, se você deseja adotar práticas mais saudáveis em relação à qualidade de vida, nós trouxemos uma dinâmica para te ajudar neste processo: o desafio 21 dias.    

desafio 21 dias
Já conhece o desafio 21 dias? Saiba mais!

Antes de explicar o que é e como funciona o desafio, é preciso entender porque é importante praticar a mudança de hábitos. Vamos lá?! 

Qual a importância da mudança de hábitos?

menino se exercitando em casa
Que tal mudar alguns hábitos ruins? Entenda a importância.

A mudança de hábitos é muito importante na vida de qualquer pessoa, pois tem como objetivo promover uma vida longa e saudável. Geralmente, com a correria da rotina, seja em casa ou no trabalho, alguns costumes ruins vêm à tona, como a ausência da prática da atividade física, a má alimentação e até mesmo os momentos de lazer que são deixados de lado. 

Além disso, ao promover novos hábitos, focando sempre naquilo que vai te trazer benefícios à saúde, é possível zelar pelo bem-estar físico, mental e emocional. E, consequentemente, diminuir a aparição de doenças ou qualquer outro tipo de problema. 

Mas, afinal, todos os hábitos precisam ser mudados? A resposta é: depende! Em relação aos costumes que podem ser considerados negativos à saúde, é importante transformá-los para algo positivo. No que diz respeito às práticas inofensivas, tente entender se são úteis ou se podem ser melhoradas em prol da sua qualidade de vida.

Como mudar um hábito em 21 dias?

Como explicamos anteriormente, mudar um costume pode nem sempre ser uma tarefa fácil, né? No entanto, conforme uma teoria elaborada pelo psicólogo e cirurgião plástico Maxwell Maltz, cada pessoa precisa de pelo menos 21 dias para criar hábitos.

Ou seja, 21 dias seria o tempo necessário para que o seu sistema cerebral entenda o que está sendo aplicado de novo no dia a dia para se adaptar às novas mudanças. 

Por exemplo: para uma criança aprender a escrever, ela precisa praticar, né? Se não tivesse tentado uma vez ou desistido logo em seguida, não saberia escrever hoje. Ou seja, a prática ajuda a promover novos hábitos.

Como funciona o desafio 21 dias?

Durante três semanas (21 dias), você terá alguns desafios que precisam ser cumpridos. Desafios que te ajudarão a implementar um novo hábito na rotina, seja alimentação, prática de atividade física, autocuidado e/ou lazer, sempre respeitando os seus limites. 

No final do desafio, você perceberá que os novos hábitos começarão a fazer parte da sua rotina, visto que sentirá a necessidade de fazê-los novamente em prol do bem-estar.

Passo a passo do desafio 21 dias

Homem preparando uma bebida saudável
Confira o nosso desafio de 21 dias para você incluir novos hábitos em prol da saúde e do bem-estar

Agora que você já sabe o que é e como funciona, confira o desafio 21 dias para incluir na sua rotina nas próximas semanas:

1ª semana

  • Desligue-se das telas 30 minutos antes de dormir;
  • Vá à academia 2 vezes na semana (terça e quinta-feira);
  • Acorde 30 minutos antes do que está habituado para se alongar;
  • Beba de 1L a 1.5L de líquido, pode ser água ou chás sem açúcar;
  • Diminua o consumo de alimentos processados e/ou ultraprocessados;
  • Faça atividades de lazer, pode ser assistir filme/série, ler um livro e/ou qualquer outra coisa que te faça bem e feliz.

2ª semana

  • Beba de 1.5L a 2L de água por dia;
  • Inclua frutas e vegetais na alimentação;
  • Desligue-se das telas uma hora antes de dormir;
  • Acorde 30 minutos antes do que está habituado para se alongar;
  • Tire 30 minutos da sua rotina de trabalho para dar uma pausa ou ler um livro;
  • Vá à academia três vezes na semana (segunda, quarta e sexta-feira).

3ª semana

  • Beba de 2L a 2.5L de água por dia;
  • Desligue-se das telas uma hora e meia antes de dormir;
  • Tire 30 minutos da sua rotina de trabalho para dar uma pausa ou ler um livro;
  • Acorde uma hora antes do horário que está habituado para se alongar;
  • Vá à academia quatro vezes na semana (segunda, quarta, sexta-feira e um final de semana de sua preferência).
  • Prepare refeições saudáveis, com hortaliças (legumes e verduras), grãos, sementes e frutas.

Obs: lembre-se de procurar um nutricionista e um profissional de educação física para garantir que tudo seja feito de acordo com o que o seu organismo precisa, combinado?

Está preparado para o nosso desafio? Comece hoje mesmo e mude os seus hábitos antigos por novos em prol da qualidade de vida!