O que a sua academia tem feito de diferente para manter a experiência dos alunos? Atualmente, com os avanços do mercado fitness, é muito importante estar atento à experiência do cliente dentro das academias

experiência do cliente
Já ouviu falar em experiência do cliente para academias? Confira mais abaixo!

Mas, afinal, como fazer isso na prática? Além de marcar presença nas redes sociais, é preciso estar aliado às tecnologias e às novidades do setor fitness, sendo uma ótima opção para simplificar os processos e melhorar os relacionamentos entre academia e alunos. 

Pensando nisso, para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, confira os pontos que abordaremos ao longo deste texto:

  • O que é experiência do cliente?
  • Como a experiência do cliente pode ser trabalhada na academia?
  • 4 dicas para melhorar a experiência do cliente na academia.

O que é experiência do cliente?

Duas pessoas conversando na academia
A experiência do cliente pode ser trabalhada nas academias em prol de todos os alunos. Saiba mais!

A experiência do cliente, também conhecida como Customer Experience (CX), visa definir e avaliar os diferentes tipos de interações entre cliente e empresa a partir do momento que estão em contato.

Esse contato pode estar ligado desde a primeira interação, que é quando o cliente ainda precisa conhecer sobre o serviço e/ou produto, até o momento que ele já se encontra fazendo parte do negócio, que é quando os serviços já estão sendo utilizados por ele.

Desse modo, a experiência do cliente diz respeito à jornada dele, desde a venda até a consolidação. No entanto, o CX tem também como finalidade promover interação com o cliente, de modo a satisfazê-lo com seus serviços. Ao deixá-lo satisfeito, as chances dele indicar o seu negócio, tanto para amigos quanto para familiares, é muito maior.

Por isso, se você é dono de academia, saiba que o primeiro passo para melhorar a experiência do cliente é o deixando feliz. Quando a sua unidade oferece serviços, aulas e/ou pacotes de qualidade, aumentam-se as chances de satisfazê-lo e, consequentemente, de outras pessoas serem atraídas para o seu negócio, aumentando o número de alunos e o lucro.

Portanto, antes de começar a pensar em melhorar a experiência dos seus alunos, é importante focar no cliente interno, ou seja, em todos os departamentos da sua unidade (caso tenha) e/ou na rotina dos seus colaboradores. Afinal, para que os alunos se sintam felizes, é preciso que todos que fazem parte da sua equipe também se sintam assim.

Em relação ao tempo para enxergar os resultados dessas mudanças, é importante entender que se trata de um “trabalho de formiguinha”, onde todos trabalham juntos — com muito esforço e dedicação — em prol da empresa e, consequentemente, dos clientes. Além disso, os resultados podem variar, já que quanto antes o seu negócio começar, mais rápido serão os efeitos positivos.

Após entender quais erros e soluções podem ser aplicadas no processo interno, fica ainda mais fácil estabelecer uma cultura interna focada na construção de conexões entre os alunos e a academia, visando sempre a melhor experiência para todos.

Como a experiência do cliente pode ser trabalhada na academia?

Personal trainer conversando com aluno
Não sabe como trabalhar a experiência dos alunos da academia? Saiba mais!

Antes de apresentarmos algumas dicas para tornar os alunos da sua academia mais engajados e ativos, é importante entender alguns pontos fundamentais da experiência do cliente para colocar em prática na sua gestão de academia. Vamos lá?!

Estabeleça uma cultura na empresa

A cultura da sua academia está voltada para a experiência do cliente? Se o objetivo do seu negócio é prosperar, saiba que é importante que todos os departamentos da empresa, bem como seus colaboradores, estejam a favor do mesmo propósito: zelar pela satisfação de todos os alunos. 

Por isso, caso a sua empresa esteja desalinhada em relação à cultura organizacional, ofereça treinamentos para que todos caminhem lado a lado ao mesmo objetivo. Ao mostrar para a sua equipe a importância do cliente para a empresa, os resultados tendem a melhorar.

Escute o que o cliente tem a dizer

Para qualquer negócio dar certo, é preciso que o cliente esteja satisfeito com os serviços prestados. No que diz respeito às academias ou qualquer área do setor fitness, isso não seria diferente. Por isso, antes de colocar algumas ações de mudanças em prática, tente escutar o que os seus clientes têm a dizer sobre a sua unidade.

Entre um feedback construtivo e uma reclamação, qual é a melhor opção? A resposta é simples: feedback. Sendo assim, permita conhecer os seus clientes, ouça o que eles têm a dizer e personalize o atendimento. A partir disso, será muito mais fácil corrigir qualquer tipo de problema em prol do seu negócio. 

Demonstre responsabilidade e compromisso

Antes de qualquer coisa, nós temos uma pergunta a fazer: você já foi ou conhece alguém que foi tratado mal em algum lugar, seja restaurante, loja e/ou qualquer negócio de atendimento ao cliente? Pode parecer que não, mas o mau atendimento está mais presente na rotina das pessoas do que muitos imaginam. 

Isso acontece porque muitos negócios não valorizam a experiência do cliente. Quando esse fator importante não é considerado, alguns erros começam a ficar em evidência, como a falta de responsabilidade e de compromisso com o consumidor. Em relação às academias, isso também acontece nos planos, pacotes e/ou serviços oferecidos. 

Por isso, para que todos os seus alunos se sintam respeitados, proporcione uma relação de segurança, confiança e sinceridade. Desse modo, será mais fácil atender às expectativas dele e, consequentemente, garantir que a sua unidade se sobressaia em relação à concorrência, sendo um diferencial competitivo.

Seja criativo aos demais negócios do setor fitness

A experiência do cliente está ligada ao momento e aos serviços proporcionados pelo seu negócio. Por isso, busque estar em constante atualização e traga novidades do setor fitness.

Atualmente, os alunos estão cada vez mais atualizados em relação às tendências do mercado e, por isso, estão atrás de lugares que proporcionem saúde, bem-estar e lazer por meio da atividade física

Portanto, fuja do tradicional, ofereça opções de aulas e dinâmicas que sejam o grande diferencial para o seu negócio.

Proporcione uma boa experiência pós-venda

Muitas empresas acabam deixando o cliente de lado após fechar o negócio. No entanto, assim como o contato inicial, é importante manter a boa experiência no pós-venda.

No processo inicial, onde ainda está sendo coletado as informações sobre o aluno, ofereça um formulário para que ele responda suas preferências de treinos, modalidades e tudo o que for relevante para você ir trabalhando ao longo dos meses. Desse modo, ele se sentirá acolhido e lembrado.  

5 dicas para melhorar a experiência do cliente na academia

Antigamente, as academias eram vistas apenas como lugares para quem está a fim de focar na questão estética. De alguns anos para cá, os espaços fitness têm se tornado para além do físico, tendo em vista que as pessoas estão buscando cada vez mais locais que proporcionem saúde e bem-estar em prol da qualidade de vida. 

Por isso, se o seu objetivo é atrair novos alunos, lembre-se de apostar em recursos e/ou tendências para melhorar a experiência de todos os clientes. Mas, afinal, como fazer isso na prática? O que fazer de novo para atrair a atenção de todos?

Pessoa limpando os equipamentos da academia
Melhorar a experiência dos alunos da academia pode ser mais fácil do que você imagina. Confira algumas dicas!

Para te ajudar, nós separamos algumas dicas para você agradar a todos e se sobressair em relação à concorrência. Vamos lá?!

1 – Playlist musical

A sua unidade tem som ambiente para os alunos? Embora muitos já utilizem fones de ouvido, sempre tem aqueles que acabam esquecendo na hora do treino ou que simplesmente não gostam de treinar com acessório no ouvido. Por isso, que tal colocar uma rádio na sua academia

É possível contratar empresas credenciadas e ter acesso a diversas listas de músicas prontas (e sempre atualizadas com o que há de mais recente no universo da música). Além disso, caso algum aluno esteja desanimado na hora do treino, saiba que a música pode promover mais energia, tendo em vista que ajuda a dar mais ritmo aos movimentos na hora de fazer os exercícios

Ao ter uma rádio personalizada na academia, é possível dar comunicados, divulgar promoções, fazer campanhas e qualquer tipo de ação em prol dos clientes.

2 – Treinamento para recepção

Ao montar uma academia, várias preocupações vem à cabeça, como a compra de equipamentos e os serviços que serão oferecidos. No entanto, em algumas academias, o serviço de recepção acaba sendo negligenciado.

Assim como é importante ter uma equipe treinada de profissionais de educação física, é preciso oferecer alguns treinamentos focados na recepção. Por isso, ofereça capacitações voltadas para o atendimento acolhedor e personalizado. Afinal, o recepcionista é a primeira pessoa em contato com os alunos e o último após o treino.

Por meio do atendimento personalizado, é possível adaptar a maneira como esse profissional vai atender as pessoas, considerando que ninguém é igual ao outro. Além disso, para melhorar a comunicação, ofereça pequenos treinos de oratória para aperfeiçoar a maneira como cada pessoa se expressa.

3 – Disposição dos aparelhos 

Ninguém gosta de treinar onde os equipamentos estão bagunçados ou com a arrumação inacessível, né? Por isso, se você quer melhorar a experiência de todos os alunos na prática dos exercícios, saiba que é preciso arrumar a disposição de todos os aparelhos.

Quais equipamentos manter organizados na academia? Halteres, anilhas, colchonetes, barra, produtos de limpeza (pano e álcool), entre outros. Geralmente, os acessórios pequenos são os que têm mais saída e, consequentemente, são os que acabam ficando fora de ordem ou espalhados pela unidade.

Pensando nisso, tenha uma equipe preparada para ajudar na organização. Além disso, coloque comunicados orientando a colaboração de todos os alunos, tendo em vista que outras pessoas também vão usar os equipamentos.

Em relação aos equipamentos maiores e fixados na academia, tente colocá-los em lugares de fácil acesso e em grande quantidade. Desse modo, os treinos acontecem de forma mais fluida, sem que haja longas filas à espera deles.

Último ponto importante sobre a organização: tente organizar os equipamentos a partir do grupo muscular que é trabalhado por eles, facilitando o acesso de um tipo de treino para o outro.

4 – Ajuste a temperatura da unidade 

Geralmente, as pessoas também optam por treinar na academia devido ao clima. Diferente do treino outdoor, em que as pessoas ficam expostas às estações, como inverno e verão, as atividades físicas indoor são feitas em locais onde o clima pode ser ajustado.

Por isso, para manter o conforto de todos os alunos, tanto no verão quanto no inverno, é importante adequar a temperatura das salas ou de todo o espaço da sua unidade. Ao regular o clima, evite deixar alto ou baixo, mantendo a temperatura no meio-termo.

Ao deixar a temperatura muito alta, os alunos poderão sofrer alterações na frequência cardíaca. Em relação ao clima mais baixo, podem ser prejudiciais ao desempenho, visto que o corpo começa a produzir maior gasto energético para se manter quente.

Portanto, ajuste a temperatura ideal, tanto no frio quanto no calor, visto que seus alunos só terão ganhos no que diz respeito aos resultados desejados. Além disso, é um ótimo indicativo que a academia se preocupa com o bem-estar de todos.

5 – Alie-se às tecnologias e às redes sociais 

Por último, mas não menos importante, quando o assunto é o mundo fitness e as tendências, saiba que a tecnologia e as redes sociais são essenciais, tanto para diminuir os processos operacionais burocráticos quanto para melhorar a interação entre os alunos e a academia. 

Por isso, busque ferramentas que exemplifiquem o atendimento, tornando-o eficaz antes e após o fechamento do contrato. Além disso, use as redes sociais, como Instagram, TikTok e/ou YouTube, para trazer conteúdos educativos em relação aos treinos, eventos e/ou ações promocionais para estreitar ainda mais o relacionamento de todos os alunos com a sua academia. 

Gostou das dicas? Coloque-as em prática na sua academia para tornar a experiência do cliente única, personalizada e próxima.