Será que você sabe como prevenir doenças cardiovasculares? Conhecidas como doenças do coração e dos vasos sanguíneos, as DCVs apresentam inúmeros problemas que, quando não tratadas e/ou prevenidas, podem trazer qualquer pessoa a óbito. Entre os principais problemas: infartos e derrames são os mais comuns.

como prevenir doenças cardiovasculares
Não sabe como prevenir as doenças cardiovasculares? Confira algumas dicas ao longo deste artigo!

Pensando nisso, se você deseja saber como prevenir doenças cardiovasculares, entenda melhor sobre o assunto em prol do combate às doenças do coração a partir das seguintes dúvidas:

  • As causas mais comuns das doenças cardiovasculares.
  • Qual é a importância do acompanhamento médico?
  • Por que a atividade física pode ser um método preventivo?
  • Quanto tempo de atividade física por dia?
  • 10 modalidades que podem ajudar a prevenir.

As causas mais comuns das doenças cardiovasculares

Alimentos ultraprocessados
O consumo de alimentos ultraprocessados pode ser uma das causas relacionadas às doenças cardiovasculares. Saiba mais!

Atualmente, os problemas relacionados às doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no mundo, segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Embora o índice seja maior entre os homens em comparação as mulheres, é importante lembrar que todos estão sujeitos a doença, independente do sexo e da idade, principalmente quando se vive uma vida sedentária, ou seja, sem qualquer tipo de hábito saudável em prol da saúde. 

Para entender melhor quais são os possíveis fatores de risco, separamos uma lista:

Vencer alguns vícios, como o cigarro e o consumo de bebidas alcoólicas pode ser difícil. Por outro lado, é importante ter em mente que o excesso faz mal à saúde. Por isso, o primeiro passo para adotar uma rotina saudável está em aderir uma prática esportiva, independente da modalidade escolhida e, consequentemente, apostar em uma alimentação saudável

Qual é a importância do acompanhamento médico?

Para identificar, prevenir e ter o melhor tratamento, é preciso manter um acompanhamento médico periódico. Mas, afinal, qual profissional procurar no que diz respeito às doenças cardiovasculares? 

Por meio de um profissional cardiologista, é possível realizar inúmeras consultas e exames relacionados às condições do coração, bem como os níveis de pressão arterial, a taxa de colesterol ruim (LDL), entre outros fatores atrelados à saúde cardiovascular.

Caso ocorra qualquer tipo de alteração nos exames, o médico poderá indicar o tratamento mais adequado para a situação. Em alguns casos, é indicado o tratamento precoce, cujo objetivo é diminuir o progresso da doença, evitando internações e óbitos. 

Entre os inúmeros tratamentos, o profissional poderá indicar algumas mudanças de hábitos, principalmente para aquelas pessoas que não vivem uma vida mais ativa, para cuidar da saúde do coração, como, por exemplo, alimentação saudável e balanceada, prática regular de atividade física, controle da pressão arterial e, por último, exames de rotina.

Por que a atividade física pode ser um método preventivo?

duas pessoas praticando atividade física
Ao manter o corpo ativo por meio da atividade física, é possível melhorar os problemas cardiovasculares. Confira!

Será que a atividade física e as doenças cardiovasculares combinam? A resposta é: sempre! Afinal, quando o assunto é a saúde do coração e do corpo, é preciso lembrar que a falta dela pode trazer inúmeros problemas de saúde. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo é um dos problemas que mais trazem à tona as doenças crônicas não-transmissíveis, como, por exemplo, os problemas cardiovasculares (hipertensão arterial, doença coronariana, doença cerebrovascular, cardiopatia congênita, entre outras).

Com isso, entende-se que o corpo precisa estar em movimento, principalmente quando não estamos realizando atividades da rotina, tanto em casa quanto no trabalho, podendo ser uma ótima maneira de lazer em prol da qualidade de vida. 

Além disso, em relação às pessoas com problemas cardiovasculares, a prática da atividade física regular atua como um método de tratamento, melhorando os sintomas presentes e, consequentemente, diminuindo alguns riscos de infarto e óbito.  

Quanto tempo de atividade física por dia?

O tempo pode variar de pessoa para pessoa, tendo em vista que o mais importante é manter o corpo e o coração ativos. Ou seja, quanto mais você treinar, melhor. No entanto, sabemos que devido à correria do dia a dia, praticar regularmente pode ser um obstáculo, sendo necessário encontrar pelo menos três dias da sua semana para treinar, a partir de 30 minutos.

Lembre-se: não tenha pressa. É importante respeitar o seu limite neste primeiro momento. Com o passar do tempo, o seu corpo sentirá a necessidade de incluir mais dias e minutos de treino. 

10 modalidades que podem ajudar a prevenir

pessoas dançando
Não sabe qual modalidade escolher para prevenir as doenças cardiovasculares? Confira algumas opções!

Agora que você já sabe da importância da atividade física no combate e prevenção às doenças cardiovasculares, que tal descobrir quais são as modalidades mais indicadas? Vamos lá?!

  1. Dança;
  2. Natação;
  3. Pedalada;
  4. Alongamento;
  5. Corda de pular;
  6. Treino funcional;
  7. Jump na cama elástica;
  8. Caminhada ou corrida ao ar livre;
  9. Treino de resistência ou força (musculação);
  10. E muito mais!

Agora que você já como prevenir doenças cardiovasculares, lembre-se de procurar um médico para entender qual atividade física pode ser benéfica e, a partir disso, procure um profissional de educação física ou personal trainer para mais instruções.