O ano acabou de começar, mas temos uma pergunta para te fazer: quais são as metas da sua academia para 2023?

academia 2023
Que tal planejar as estratégias da sua academia? Saiba mais

Talvez você não tenha começado a pensar nisso, né? Se pensou, algumas dúvidas podem ter aparecido e, por isso, vamos te ajudar com algumas ideias, tendências e eventos para alavancar o seu negócio. Afinal, essa é uma ótima estratégia para aumentar o lucro, atrair mais alunos e se destacar em relação à concorrência. 

Vamos lá?!

Como elaborar um planejamento para 2023?

Homem trabalhando
Não sabe como montar um planejamento para a sua academia? Confira algumas dicas!

Quando o assunto é planejamento para atingir as metas, saiba que você não está sozinho(a) nessa (literalmente). Atualmente, existem inúmeras academias espalhadas por todo o Brasil, ou seja, são concorrentes que estão de olho na sua unidade e em outras que estão próximas.

Muitas unidades têm investido cada vez mais em aulas diferenciadas, preços atrativos e profissionais especializados para atender a todos os alunos e, consequentemente, atrair novos clientes para se sobressair em relação à concorrência. 

Por isso, é preciso entender qual é o espaço da sua unidade no mercado fitness, sendo academia low-cost, academia convencional barata (de bairro) ou academia premium. Identificou qual é o perfil da sua? Agora é preciso definir as metas.

Olhe para tudo o que já foi feito 

Ao olhar para trás, é possível identificar tudo o que foi feito no ano anterior, ou seja, os principais acertos, erros e/ou pontos a serem melhorados (caso sejam aplicados no ano seguinte).

Nesse primeiro momento, tente não olhar somente para os acertos, combinado? Para traçar as suas metas, é preciso entender tudo o que deu errado e refazê-lo. 

Defina as metas de todas as áreas

Se você nunca definiu metas para a sua academia, lembre-se de começar com cautela e sem objetivos muito complicados. Além disso, ao definir desafios mais simples no primeiro semestre, como, por exemplo, “aumentar o número de professores” ou “crescer o número de alunos em XX%” é possível alcançar bons resultados e, a partir disso, desafiar-se mais nos próximos meses.

Caso a sua unidade tenha o foco em diversas áreas (recepção, escritório administrativo, profissionais de educação física, professores de dança, entre outros), tente traçar metas de pequeno a longo prazo, considerando sempre a estrutura do local. 

Faça monitoramento contínuo 

Após traçar todas as metas, lembre-se de fazer o acompanhamento das áreas da sua unidade. É importante entender se todos estão conseguindo trabalhar, quanto falta para atingir o objetivo e/ou se precisam de ajuda em algum ponto para melhorar o desempenho. 

Uma academia, assim como qualquer outra empresa, é construída a quatro mãos, né? Por isso, é importante estar sempre acompanhando para promover a cultura de aprendizagem e trazer soluções para ajudar a todos.

Inclua estratégias de marketing

Muitas academias ainda apostam na publicidade “boca a boca”, seja por recomendações de aluno ou de professores, isso pode até funcionar no começo, mas depois é preciso marcar presença nas redes sociais (Instagram, TikTok e/ou YouTube), ter um site de confiança e até anúncios bem otimizados nas plataformas digitais e até off-line.

Afinal, se a sua vontade é ter resultados expressivos em 2023, não dá para continuar o seu negócio sem estratégias de marketing. Por meio delas, é possível conectar a sua academia com todos os seus alunos já matriculados e, consequentemente, os futuros clientes. 

Confira algumas sugestões para colocar em prática na sua unidade:

  • Ofereça pacotes promocionais;
  • Compartilhe vídeos ensinando exercícios;
  • Ensine receitas e dê dicas de alimentação;
  • Divulgue todas as modalidades da academia;
  • Traga para o público depoimentos de alunos;
  • Divulgue datas comemorativas do segmento fitness;
  • E muito mais!

Você também pode gostar de: marketing para academia: o que postar nas redes sociais?

Quanto maior for a presença on-line da sua marca (academia), maior será a visibilidade dela em relação aos demais concorrentes. Ah! Lembre-se de estar atento às principais tendências e eventos que acontecerão ao longo do ano, hein?! Falaremos mais sobre isso abaixo.

Academias 2023: tendência para o setor fitness

Pessoas treinando na academia
A flexibilização de planos é uma das tendências para o setor fitness. Saiba mais!

Agora que você já sabe como traçar as metas da sua academia, é importante acompanhar as principais tendências do mercado fitness, não é mesmo? 

Muitas mudanças aconteceram no setor fitness nos últimos anos devido à Covid-19. Em 2023 e nos próximos anos, isso não poderia ser diferente, né? Com o passar do tempo, os alunos (ou clientes) estão cada vez mais exigentes, sendo preciso aperfeiçoar cada vez mais a sua academia para promover qualidade em todos os serviços.  

A seguir, trouxemos um checklist com as principais tendências do mercado fitness:

  • Exercícios ao ar livre;
  • Flexibilização dos planos;
  • Aulas presenciais e on-line;
  • Aplicativos com conteúdos on-line;
  • Coaching de saúde e estilo de vida;
  • Adaptação dos treinos e/ou serviços;
  • Consultoria on-line sobre corpo e mente.

Eventos do mercado fitness para 2023

pessoas marcando algo na agenda
Chegou a hora de salvar alguns eventos do mercado fitness na agenda. Saiba mais!

Que tal descobrir as principais tendências do setor fitness? Anualmente, acontecem diversos eventos voltados para as pessoas que gostam de atividade física e para os donos de academias que não dispensam as melhores ideias para se destacar em relação à concorrência. Separamos três eventos que acontecerão ao longo do ano:

1 – Arnold South America 

O Arnold South America é um dos maiores eventos multiesportivo da América do Sul, perfeito para quem deseja conhecer os melhores produtos e serviços, desde alimentação saudável até moda fitness, equipamentos e/ou acessórios

Para quem gosta de competição, serão três dias de atrações com mais de 40 esportes. 

O evento acontecerá do dia 14 a 16 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. 

2 – IHRSA Fitness Brasil 

Considerado um dos maiores eventos fitness, esporte, saúde e bem-estar da América Latina, o Fitness Brasil é uma ótima oportunidade para acompanhar as principais novidades do setor e, consequentemente, estar por dentro dos assuntos relacionados à gestão de academia, marketing e tudo aquilo que diz respeito à atividade física

O evento acontecerá do dia 16 a 19 de agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Saiba mais!

3 – Brasil Trading Fitness Fair

O Brasil Trading Fitness Fair é um evento focado nos seguintes segmentos: fitness, bem-estar e saúde. Serão quatro dias de exposição, negócios, networking, conhecimentos e atrações especiais para melhorar ainda mais o desempenho da sua academia em prol do estilo de vida mais saudável.

O evento acontecerá do dia 26 a 29 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Saiba mais

Que tal colocar todas essas nossas ideias em prática ao longo do ano? Às vezes, é preciso dar o primeiro passo para alcançar o sucesso do seu negócio no mercado fitness. 

Caso a sua academia ainda não seja uma parceira da TotalPass, clique abaixo para saber como fazer parte em prol da saúde e do bem-estar por meio da atividade física: