Além do vale-transporte e do vale-alimentação, qual outro benefício corporativo você (ou a sua empresa) oferece para os seus colaboradores? Atualmente, ser uma boa empresa para trabalhar vai muito além do salário, o plano academia é uma ótima oportunidade para fortalecer a cultura organizacional e, consequentemente, para reter e atrair novos talentos para a organização.

plano academia
Quer melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores? O plano de academia pode ser uma opção!

Pensando nisso, para te ajudar a escolher o melhor plano de academia para seus colaboradores, explicaremos a sua importância, os seus benefícios e como fazer para aderir ao serviço em prol da saúde e do bem-estar de todos por meio do incentivo à prática da atividade física. 

Vamos lá?!

Plano academia: o que é?

mulher na academia
O plano de academia promove saúde e bem-estar por meio da atividade física. Saiba mais!

Muito se falando sobre o cuidado com a saúde e o bem-estar dos colaboradores, tendo em vista que eles passam muitas horas do dia trabalhando, né?

Com isso, para proporcionar mais qualidade de vida para todos os colaboradores, o plano de academia se tornou um benefício importante para combater inúmeros problemas de saúde devido ao sedentarismo, afinal, a prática do exercício, independente da modalidade, faz com que o corpo e a mente fiquem em movimento.

Mas, afinal, o que é um plano de academia? É uma solução que incentiva novos hábitos saudáveis por meio da atividade física entre todos os funcionários. Além disso, para poder oferecê-lo, é preciso fechar um contrato de parceria com alguma academia ou benefício que dá acesso a diversas unidades fitness por meio de uma assinatura, podendo ser mensal ou não e por um valor mais acessível.

Segundo uma pesquisa feita pelo Great Place to Work®, um dos benefícios corporativos mais investidos pelas empresas têm sido academia, yoga e massagem em prol da qualidade de vida

Por isso, se você deseja destacar a sua empresa em relação à concorrência, saiba que promover saúde e bem-estar por meio de aulas coletivas, como alongamento e/ou corrida, ou planos em academias de musculação podem ser algumas das muitas opções.

Quais os benefícios do plano de academia para os colaboradores?

Fora os benefícios físicos que são muitos, a prática regular de atividade física promove a melhora do humor, da produtividade e da habilidade de pensar rápido em relação às situações que podem surgir ao longo de alguma demanda. Sem contar outros pontos considerados essenciais para promover a melhora da carreira de qualquer profissional e, consequentemente, da própria organização.

Mulher olhando para o notebook enquanto escreve
O plano de academia promove mais saúde, diminui a sensação de estresse e muito mais!

A seguir, trouxemos alguns dos principais benefícios:

1 – Promove mais saúde e bem-estar

Seja antes do expediente, na hora do almoço ou após o trabalho, o aumento da disposição pós-treino é certo na maioria das vezes. Sem contar que essa prática inclui hábitos mais saudáveis, diminuindo os problemas de saúde, atrasos e até mesmo o sedentarismo, trazendo mais energia para a rotina da empresa, o que impacta positivamente nos resultados. 

2 – Diminui a sensação de estresse

Devido à correria da rotina, é muito normal que os colaboradores se sintam estressados, principalmente quando surgem muitas tarefas/demandas ao longo do dia. No entanto, com a prática da atividade física, é possível diminuir esse problema relacionado à saúde mental por meio da liberação de alguns hormônios, como o cortisol e a endorfina

Portanto, a atividade física pode ser um ótimo aliado dos colaboradores, uma maneira de liberar o estresse e, consequentemente, promover qualidade de vida. 

3 – Ajuda na atração e retenção de talentos

Ao procurar um emprego, o candidato pesquisa por empresas que oferecem benefícios compatíveis com o mercado e promovam qualidade de vida, o que pode acontecer com aqueles que já fazem parte de uma organização. Isso acontece porque, cada vez mais, as pessoas estão em busca de lugares empáticos, tanto fora quanto no próprio ambiente de trabalho, que proporcionem ações voltadas para a saúde e bem-estar de todos. 

4 – Reduz as faltas por motivos de doença

Uma rotina estressante e agitada pode acabar gerando alguns problemas de saúde, como, por exemplo, a Síndrome de Burnout, devido à exaustão extrema, ansiedade, preocupação excessiva, entre outras causas. Por meio da atividade física, é possível cuidar da saúde, tanto física quanto mental, reduzindo idas ao hospital e afastamentos causados por doenças.

Como fazer para aderir ao plano de academia? 

Embora algumas empresas optem por fechar parceria com uma academia próxima à empresa, é preciso pensar fora da caixa na hora de oferecer um benefício corporativo tão importante em prol da saúde e do bem-estar dos colaboradores. Mas, afinal, como fazer isso?

Independente dos seus colaboradores trabalharem presencial, híbrido ou home office, é preciso fechar parceria com uma rede de academias que atenda todos os perfis da sua organização, né? Isso significa permitir que todos da sua equipe possam treinar onde e quando quiserem.

Com a TotalPass, os seus colaboradores têm acesso a milhares de academias espalhadas por todo o Brasil, incluindo as redes Smart Fit e Bio Ritmo. Além disso, conta com mais de 250 opções de modalidades, como musculação, beach tennis, natação, dança e muito mais! 

Para promover mais bem-estar mental, seus colaboradores poderão ter acesso ao Total Mind, uma solução que disponibiliza mais de cinco mil psicólogos on-line pela Psicologia Viva e mais de 400 áudios de meditação pelo Zen App.

Gostou e quer oferecer para os seus colaboradores? O Total Mind só poderá ser usado após sua contratação. Após a inclusão deste benefício no contrato, seus funcionários terão acesso ao benefício.

A sua empresa não tem um plano de academia? Clique abaixo para conversar com um de nossos consultores e conheça mais sobre o nosso benefício corporativo focado na saúde e bem-estar por meio da atividade física!