Você sabe o que é qualidade de vida e como classificar a sua? Muitas pessoas ouvem e reproduzem essa expressão sem entender completamente o que ela significa. Sendo assim, antes de mais nada, é importante entender que o termo é algo subjetivo, mas podemos resumi-lo às condições em que vive uma determinada pessoa, como social, profissional, mental, econômica e/ou religiosa. 

Qualidade de vida
Você sabe o que significa ter qualidade de vida? Saiba mais!

Além disso, vale ressaltar que a qualidade de vida reflete diretamente na autoestima e no bem-estar de cada pessoa, e quando classificada como “baixa”, ela pode até mesmo ser a causa de doenças físicas e psicológicas, como o estresse, ansiedade e/ou depressão

Não podemos confundir qualidade de vida com “padrão de vida”, pois o padrão se refere somente à condição socioeconômica de uma pessoa, que define quais bens e serviços ela pode adquirir, enquanto a “qualidade” aborda questões em geral do cotidiano dela.

Portanto, a qualidade de vida é uma questão importante para todos, e a busca por melhores condições físicas, mentais e emocionais precisa ser constante. A ciência e a tecnologia desempenham papéis fundamentais nesse aspecto, oferecendo soluções e tratamentos cada vez mais avançados. 

Pensando nisso, para aumentar a qualidade de vida, é importante seguir algumas dicas e práticas saudáveis. Explicaremos sobre cada uma delas abaixo.

5 dicas para melhorar a qualidade de vida

Agora que você já sabe qual é a importância de melhorar a qualidade de vida, confira algumas dicas para incluir na sua rotina:

1 – Pratique atividade física regularmente

pessoas fazendo crossfit
Quer ter mais saúde e bem-estar? A atividade física é uma ótima opção!

A atividade física é fundamental tanto para manter a boa saúde física quanto para a saúde mental. Ao fazer exercícios regulares, é possível ajudar a aliviar o estresse, aumentar a energia e melhorar o humor. Isso se deve à liberação de endorfina e serotonina, que são conhecidos como hormônios da felicidade, justamente pelo fato de melhorarem seu humor. 

Estes hormônios têm tanta importância para os seres humanos que foram desenvolvidos medicamentos, os antidepressivos, que agem em sua recaptação, como o oxalato de escitalopram

Sendo assim, não perca tempo e escolha uma atividade que você goste, como caminhada, corrida, dança, natação e/ou yoga. Após escolher, inclua na sua rotina.

2 – Mantenha uma alimentação equilibrada 

homem cozinhando
Você tem o hábito de comer saudável? Saiba mais!

A alimentação é um fator crucial para a nossa saúde e bem-estar. Por isso, evite alimentos gordurosos, açúcares refinados e processados/ultraprocessados. Se possível, inclua uma variedade de frutas, verduras, proteínas magras e grãos integrais em sua dieta é de extrema importância. 

No entanto, quando falamos de dieta, a palavra-chave é equilíbrio. O exagero de certos nutrientes pode prejudicar muito sua saúde, assim como a falta de alguns deles. 

Vale a pena investir em um nutricionista de qualidade, que faça follow-up com seus pacientes, pois quando entramos numa dieta que não gostamos e não nos é prazerosa, tendemos a desistir com mais facilidade. Porém, com o auxílio de um profissional orientando é mais fácil fazer da dieta algo satisfatório.

3 – Durma o suficiente

mulher dormindo
Ao ter uma boa noite de sono, você estará melhorando a sua qualidade de vida

O sono é uma parte fundamental da vida de todas as pessoas, né? Sua importância vai muito além da simples recuperação de energia. Ele afeta a nossa memória e habilidade de aprendizado, tornando-nos mais eficientes na resolução de problemas e tomadas de decisões. 

Mas, afinal, por que isso acontece? Durante o sono ocorre o “onboarding” do cérebro, parecido com o onboarding nas empresas, processo que permite ao nosso organismo processar e armazenar as informações adquiridas durante o dia.

Por isso, procure dormir entre 7 e 9 horas por noite e estabeleça uma rotina de sono consistente, incluindo uma hora de relaxamento antes de dormir. Ao dormir o suficiente, é possível regular os níveis de humor e ajudar a controlar os níveis de estresse.

4 – Busque apoio psicológico para gerenciar o estresse

Mulher fazendo terapia
O apoio psicológico é fundamental para quem deseja ter mais saúde e bem-estar

O estresse é uma parte inevitável da vida, que pode ser causado por diversas situações, como um ambiente de trabalho exigente, problemas financeiros ou questões pessoais, e ainda afetar negativamente a nossa saúde e bem-estar. Ao aprender técnicas de gerenciamento de estresse, é possível aliviá-lo e melhorar a qualidade de vida. 

Essas técnicas não precisam necessariamente ser algo como meditação, respiração profunda, yoga ou terapia. Apesar de ajudarem com essa questão, você pode também dedicar tempo a algo que te traga prazer, como tocar instrumento, ler, sair com amigos e familiares. Há ainda outra opção de relaxamento, que seria fazer o uso de algumas ervas, como camomila e erva-doce, por meio de um vaporizador de ervas

Lembre-se: gerenciar o estresse é uma jornada contínua e pode levar tempo e prática. Encontrar o que funciona melhor para você pode ser um processo de experimentação e erro.

5 – Conecte-se com as pessoas 

duas pessoas conversando
Crie conexões em prol do bem-estar para viver bem e feliz

A conexão social é importante para o nosso bem-estar emocional e mental. Por isso, é importante manter contato com amigos e familiares, participando de atividades juntos ou simplesmente conversando regularmente. Além disso, procure novas oportunidades de fazer conexões, como se juntar a um clube ou grupo de interesses semelhantes.

O contato social nos permite compartilhar nossos pensamentos, sentimentos e experiências com outras pessoas. Isso pode ajudar a reduzir o estresse, a aumentar a autoestima e a promover a autoconfiança, fornecendo suporte emocional quando precisamos. Além disso, ter relações sociais positivas pode ajudar a prevenir a solidão e a depressão, e aumentar a nossa satisfação com a vida.

Mantenha sua vida social ativa, assim como sua vida sexual, já que a relação entre duas pessoas pode melhorar o funcionamento do cérebro e até mesmo da condição cardiorrespiratória. Faça também muitas viagens, com boas companhias que ofereçam suporte ao cliente e aproveite demais!