Conhecido como o hormônio do estresse, o cortisol nem sempre é o vilão, podendo também trazer inúmeros benefícios para a saúde e para o bom funcionamento do organismo. Pensando nisso, é preciso entender quais papéis são desempenhados por ele e o que traz à tona os problemas relacionados à saúde mental.

cortisol estresse
Conhece o hormônio do estresse? Saiba tudo sobre o cortisol!

Para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, responderemos as seguintes dúvidas ao longo deste artigo:

  • O que é cortisol?
  • Como ele é produzido?
  • Quais os benefícios do cortisol para a saúde?
  • Como tratar o cortisol alto?
  • 3 dicas para controlar a produção excessiva de cortisol.

O que é cortisol?

Homem pensando
Será que o cortisol é o grande vilão? Explicamos tudo abaixo!

O cortisol, também conhecido como o hormônio do estresse, é produzido por meio da parte superior das glândulas suprarrenais ou adrenais, localizadas na parte superior dos rins. À medida que o indivíduo percebe alguma situação de perigo, essa substância é liberada por meio da corrente sanguínea, ou seja, é uma maneira encontrada pelo organismo para reagir às situações de grande impacto ou tensão. 

“Ué! Mas as pessoas falam que o cortisol é um grande vilão, ele é?”, a resposta é: depende. O excesso de cortisol pode desencadear inúmeros problemas relacionados à saúde, tendo em vista que ele pode elevar os níveis de estresse em determinadas situações, tanto em casa quanto no trabalho.

De maneira natural, o organismo já libera o cortisol desde o momento em que acordamos após uma longa e reparadora noite de descanso até durante a prática de algum exercício ao ar livre. No entanto, o excesso acontece quando este hormônio começa a ser produzido em grande quantidade, principalmente devido aos acontecimentos da rotina.

Como ele é produzido?

Mulher trabalhando
A rotina agitada pode desencadear o cortisol e, consequentemente, provocar o estresse. Saiba mais!

Por meio do hipotálamo, que atua entre os sistemas endócrino e nervoso, localizado na parte central do nosso cérebro, são sentidos os hormônios presentes e, quando os níveis deles estão baixos, uma notificação é enviada para a cabeça para ajustar a produção do cortisol por meio da glândula suprarrenal.

Geralmente, o cortisol é produzido mediante à situações que podem nos fazer sentir algum tipo de perigo, ou seja, desde o medo de altura até um assalto. Existem vários gatilhos que podem estar associados ao estresse, sendo importante identificá-los.

No entanto, outros fatores podem acabar desencadeando a produção em excesso do cortisol, como as situações que já estamos habituados a fazer ao longo da rotina, desde interação social até tarefas casuais. 

Devido à correria do dia a dia, as pessoas estão cada vez mais irritadas, e isso não quer dizer somente no âmbito profissional, ok? Está relacionado às ações do cotidiano que demanda tempo e esforço, podendo ser estressante. 

Embora o cortisol alto seja um problema, tendo em vista que aumenta a sensação de estresse, a falta deste hormônio pode trazer à tona inúmeros problemas relacionados à saúde, sabia? Entre os sintomas, podemos listar o mal-estar, a náusea, as dores abdominais, a redução dos níveis de açúcar no sangue, entre outros.

Portanto, assim como o excesso de cortisol é ruim, a falta dele também pode trazer problemas para o organismo, sendo importante buscar o equilíbrio, ou seja, deixá-lo estabilizado. 

Quais os benefícios do cortisol para a saúde?

O excesso pode fazer mal à saúde, mas a falta dele não faz bem também! Sendo assim, quando o cortisol está normal, ele proporciona inúmeros benefícios para o organismo. Pensando nisso, separamos uma lista com alguns deles:

  • Regula o humor;
  • Fornece mais energia; 
  • Melhora a pressão arterial;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Fortalece a musculatura do coração;
  • Proporciona mais disposição e motivação;
  • Estimula e regula o açúcar presente no sangue;
  • Realiza o controle de carboidratos, gorduras e proteínas no organismo;
  • E muito mais!

Como tratar o cortisol alto?

Além desses problemas relacionados ao aumento de cortisol, outras causas podem estar atreladas à presença dele no organismo, sendo necessário buscar orientações médicas para um diagnóstico preciso, tendo em vista que pode existir a desregularidade deste hormônio. 

Por meio de um endocrinologista, responsável por identificar e oferecer os melhores tratamentos ligados aos hormônios a partir de prescritos e outras orientações de mudanças de hábitos

3 dicas para controlar a produção excessiva de cortisol

Família almoçando
O consumo de alguns alimentos saudáveis ajuda a regular o cortisol, sabia? Confira!

Tirando os acontecimentos que não temos como prever (como um susto, por exemplo), como você reage às situações que te colocam sob pressão? Geralmente, as pessoas ficam tensas e, em alguns casos, aquela tensão vira uma preocupação excessiva e/ou ansiedade. Fora isso, as vivências traumáticas também podem provocar o aumento do cortisol.

Mas, afinal, o que fazer para controlar a produção excessiva de cortisol? Algumas mudanças de hábito podem ajudar a regularizar a produção deste hormônio. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você colocar em prática na sua rotina. 

1 – Tenha uma rotina de treinos 

Quando o assunto é mudança de hábitos, dificilmente a prática regular de atividade física ficará de fora, afinal, movimentar o corpo é saúde e bem-estar

Embora o exercício ajude a promover o aumento do cortisol, saiba que o organismo se torna menos reativo ao estresse, ajudando a diminuir as tensões e todos os problemas relacionados à saúde mental. Além disso, ao movimentar o corpo, outros hormônios são liberados, como a endorfina e a serotonina, responsáveis por trazer a sensação de felicidade e bem-estar. 

2 – Tenha hábitos alimentares saudáveis 

Além da prática da atividade física, é preciso cuidar da alimentação também. Por meio de uma refeição saudável, é possível regular o cortisol em prol do bem-estar, diminuindo o estresse. 

Em casos em que o cortisol está alto, é importante diminuir o consumo de alimentos ricos em potássio (banana, kiwi, água de coco, entre outros) e cafeína (café, refrigerante a base de cola, chocolate, chá-mate, entre outros). Portanto, tente se alimentar daqueles que contêm vitamina B5, triptofano e fenilalanina.

Lembre-se: consulte-se sempre com um nutricionista, pois o consumo excessivo de alguns alimentos podem fazer o efeito reverso, descontrolando a produção do cortisol.

3 – Identifique os agentes estressores

As causas podem ser diversas, desde o vizinho até o colega de trabalho, bem como situações da própria rotina. Por isso, tente identificar as causas e, a partir disso, faça uma análise e anote todos os pontos que te incomodam naquela determinada situação. 

Ao fazer essa análise, é possível desenvolver algumas estratégias para contornar esses problemas e, consequentemente, proporcionar a sensação de bem-estar. Além disso, lembre-se de procurar a ajuda de um psicólogo, afinal, administrar o estresse e causas atreladas pode ser um pouco difícil no início. 
Por último, mas não menos importante, procure focar em alguma atividade que te ajude a despertar o prazer. Fora as obrigações da rotina, use o tempo livre para fazer que te faz se sentir feliz, sendo uma dica essencial para regular o cortisol.