O “subsistema de RH” foi criado pelo professor e escritor Idalberto Chiavenato, um importante consultor administrativo brasileiro. Este termo é relacionado às diferentes funções exercidas pelos profissionais de RH nas empresas. 

subsistema de rh
Conhece o subsistema de RH? Explicamos tudo ao longo do texto para te ajudar a melhorar as divisões de tarefas do setor

Essas segmentações são importantes para auxiliar o time em suas estratégias, desde o processo de recrutamento e seleção até a mensuração de metas e produtividade dos colaboradores.

Essas etapas são importantes para direcionar o crescimento da empresa e as contribuições que cada pessoa pode dar nesse caminho. Interessante, né?

Qual o objetivo de um subsistema de RH?

Como comentamos, segundo o professor Chiavenato, todas as ações do setor de recursos humanos devem ser pensadas estrategicamente visando a evolução da organização. 

Elas servem para auxiliar na organização e no desempenho da equipe, de acordo com as metas e objetivos estabelecidos. 

Cada um dos subsistemas é pensado nas etapas do colaborador na empresa. Visto que cada pessoa entra em momentos e cargos diferentes, é necessário adaptar essas ações à experiência dos funcionários, respeitando suas jornadas e necessidades. 

Qual a importância de cada subsistema de RH?

entrevista de emprego
O setor de recrutamento e seleção faz parte dos subsistemas de RH, sabia? Entenda com mais detalhes!

Os subsistemas de RH são divididos em cinco bases fundamentais. Cada uma delas funciona em momentos diferentes dos colaboradores na empresa e tem formas estratégicas de aplicação. Saiba mais sobre cada uma delas na lista abaixo!

1. Provisão de recursos humanos

A equipe de recursos humanos é responsável pelo recrutamento de profissionais que tenham o perfil da empresa e as habilidades necessárias para cumprir os cargos oferecidos. Esse subsistema é chamado de provisão.  

Para encontrar o candidato mais capacitado, o time de recrutamento deve preparar o processo seletivo de forma estratégica. 

Existem algumas perguntas que podem ser feitas nesta etapa, seja para descobrir qual o melhor método de avaliação e/ou para entender qual é o perfil ideal do profissional que será contratado. 

  • Quais habilidades técnicas o candidato deve atender?
  • Dentro da empresa há alguém que possa ocupar o cargo que está sendo oferecido ou os talentos devem ser buscados externamente?
  • Quanto custará este novo cargo?
  • Qual é o formato ideal para o processo? Entrevista on-line? Dinâmica em grupo ou individual? Terá um teste inicial?
  • O que a futura equipe do candidato espera do processo?

Por ser a primeira etapa, é importante que a provisão seja muito bem realizada. Aqui, os profissionais terão o primeiro contato com a empresa e têm muitas expectativas sobre os novos desafios. Por isso, é fundamental passar uma boa primeira impressão, né?

2. Aplicação de pessoas

Após o processo de seleção, vem a aplicação de pessoas. Esta é a etapa em que o profissional é inserido na empresa, após sua admissão, e começa a se integrar na rotina da nova equipe. 

No início, é muito importante que o RH deixe claro para ele quais são suas atribuições e responsabilidades, qual será a sua equipe de trabalho, horários a cumprir, salário e benefícios, entre outros detalhes. 

Neste momento, acontece também a integração com os outros colaboradores. Você se lembra quando nós dissemos que a provisão deve ser feita da forma correta? Se isso acontecer, na aplicação os novos colaboradores já vão entrar super engajados para iniciar o trabalho e familiarizados com o clima organizacional

Aqui, também é interessante manter um contato mais próximo com quem está chegando, de modo a entender se a pessoa está se adaptando bem ou precisa de alguma ajuda. 

3. Manutenção de pessoas

A manutenção de pessoas é um subsistema de RH utilizado como estratégia de retenção de talentos. Afinal, as empresas querem manter os melhores profissionais do mercado com elas, certo? 

Para que isso aconteça, a empresa deve ser atrativa para o colaborador, oferecendo oportunidades de crescimento, benefícios além dos mais comuns, bonificações, prêmios de reconhecimento, bolsas de estudo para aprimoramento profissional, entre outras estratégias. 

Além disso, a empresa também deve se mostrar competitiva no mercado. Se o profissional entender que seu local de trabalho está perdendo destaque e sua estabilidade está em risco, provavelmente irá procurar outras oportunidades.

4. Desenvolvimento de pessoas

A área de recursos humanos ainda é responsável pelo subsistema de desenvolvimento de pessoas. 

Nesta fase, a equipe será pautada por dados de produtividade e satisfação dos colaboradores, além de avaliações de desempenho que serão aplicadas para entender quais as qualificações necessárias para que a empresa continue crescendo. 

O setor de RH pode investir em Upskilling, ou seja, no aprimoramento das habilidades para que o colaborador atinja níveis maiores de senioridade e seja capaz até mesmo de ocupar cargos de liderança no futuro.

O Upskilling também pode ser considerado manutenção de pessoas, já que um colaborador que vê futuro e possibilidade de crescimento na empresa está muito mais apto a ficar nela.

5. Monitoramento de pessoas

O monitoramento de pessoas (também chamado de “controle”) é uma forma da empresa saber exatamente quem são os colaboradores que trabalham ali e como eles se comportam. 

Além do trabalho feito, são reunidos ainda dados pessoais, currículos, controle de ponto, banco de horas, documentação, treinamentos, entre outros. Com essas informações, o perfil dos profissionais fica muito mais claro para o departamento de recursos humanos. 

Atualmente, com o avanço da tecnologia, cada vez mais as equipes de gestão de pessoas estão utilizando ferramentas e recursos diferenciados, além de Inteligência Artificial e People Analytics. Essas são, inclusive, tendências fortes para o RH nos próximos anos

A empresa pode tomar decisões a partir desse monitoramento, como novas admissões, demissões, promoções e reorganizações de equipes.

Existem mais subsistemas de RH?

Por enquanto, ainda não existem outros subsistemas além dos cinco principais, mas algumas empresas consideram “recrutamento e seleção” como o sexto subsistema de RH, separando esta etapa da provisão de recursos humanos. 

Com essas divisões, entendemos que a gestão de pessoas é fundamental para o pleno funcionamento da empresa, uma vez que esse time é super importante para garantir a produtividade dos funcionários, o posicionamento da instituição no mercado e o crescimento profissional de quem faz parte da equipe.