Não só para aqueles que estão iniciando, mas também para as pessoas que já frequentam há bastante tempo a academia, muita gente fica na dúvida sobre os aparelhos de musculação e para que servem. Afinal, existem equipamentos para membros superiores e inferiores, como não ficar confuso(a), né?

aparelhos de musculação
Saberia nos dizer quais aparelhos de musculação não podem faltar na academia? Saiba mais!

Pensando nisso, para esclarecer de uma vez por todas para que servem os aparelhos de musculação, nós responderemos as seguintes dúvidas: 

  • Qual a importância dos aparelhos de musculação no treino?
  • Quais são os principais aparelhos de musculação?

Qual a importância dos aparelhos de musculação no treino?

Mulher treinando as costas
Os aparelhos de musculação não são apenas para as pessoas iniciantes. Confira!

Independente de qual seja o seu objetivo na academia, como, por exemplo, ganho de massa muscular, emagrecimento ou novos hábitos saudáveis, a prática de exercícios físicos não pode faltar na sua rotina. 

Sendo assim, muitas pessoas vão à academia e algumas dúvidas acabam surgindo, como para que servem e qual a importância dos aparelhos de musculação?

Embora muitos exercícios possam ser feitos com os pesos livres, os aparelhos de musculação são itens indispensáveis em qualquer academia. Afinal, eles visam promover mais estabilidade durante o treino das pessoas que não tinham o hábito de se exercitar e também para melhorar a execução dos movimentos, inclusive para quem já frequenta a academia há bastante tempo.

No que diz respeito à progressão de carga, os equipamentos de musculação são excelentes opções, visto que os pesos livres podem causar instabilidade na hora de fazer o número indicado de repetições. Ou seja, é essencial para quem busca evoluir nos treinos.

Quais são os principais aparelhos de musculação?

Os principais aparelhos de musculação que não podem faltar na academia são aqueles voltados para os membros superiores e inferiores, visto que trabalham boa parte dos músculos presentes no corpo. 

No entanto, embora existam muitos equipamentos para esses grupos específicos, existem aqueles que são considerados os principais. Confira-os:

Cadeira flexora

Cadeira flexora pessoas treinando
Quer exercitar os músculos da perna? A cadeira flexora não pode faltar!

Assim como a cadeira extensora, a flexora é um aparelho de musculação que não pode faltar no treino de perna, pois trabalhar todo o bíceps femoral, presentes na parte posterior da coxa, ajuda a dar ainda mais estabilidade nos movimentos que estamos acostumados a fazer no dia a dia, como andar, correr ou até mesmo pedalar. 

Sem contar outros benefícios, como desenvolvimento de coxas e bumbum, melhora da assimetria dos músculos da perna e ajuda a dar mais força e velocidade para outros esportes, como natação, corrida e/ou ciclismo.

Cadeira extensora

Popular e bastante usada pelas pessoas nos treinos de membros inferiores, ela ajuda a trabalhar a região completa de quadríceps, responsável pela parte anterior das coxas. Além de fortalecer as pernas, melhora a hipertrofia, desenvolve as coxas, reabilita possíveis lesões e fortalece toda a musculatura.

Leg press

mulher fazendo leg press
Já treinou leg press hoje? Saiba mais sobre esse aparelho de musculação!

Seja iniciante ou avançado, o leg press é um equipamento multiarticular (exercício que atua em mais de uma articulação ao mesmo tempo) que é indispensável no treino de perna, visto que trabalha e fortalece a maioria dos músculos inferiores, principalmente o quadril, joelho, tornozelo, coxas, panturrilhas e bumbum

Puxada alta

Indicada para o treino de dorsais, a puxada alta trabalha todos os músculos grandes e menores das costas, responsáveis pela estabilidade do corpo. Embora seja um equipamento só, é possível fazer vários exercícios para variar as diferentes partes dessa região.

Supino reto 

homem fazendo supino reto
O supino de barra reta é um aparelho indispensável no treino de peito

O supino reto é um aparelho indicado para as pessoas que querem trabalhar o músculo do peito. Para além da estética, ele possui muitos benefícios, como, por exemplo, ganho de massa muscular, melhora da performance em outros exercícios e aumento da força muscular. Sem falar em outros músculos que são trabalhados, como ombros e tríceps.

Desenvolvimento de ombros

Perfeito para quem deseja melhorar a hipertrofia e aumentar a resistência muscular, o desenvolvimento de ombro é um equipamento que trabalha os músculos das costas, ombros e peito. Além disso, é um aparelho de musculação também indicado para as pessoas que precisam fazer reabilitação funcional devido algum tipo de lesão na coluna, por exemplo.

Além desses aparelhos de musculação, existem muitos outros que não podem faltar na academia e na sua rotina de treinos. Confira a nossa lista:

Gostou dessas dicas sobre aparelhos e os seus benefícios para o corpo na hora do treino? Lembre-se: independente do membro que será treinado, procure sempre a ajuda de um profissional de educação física para tirar as dúvidas ou até mesmo para corrigir a execução do exercício, combinado?