O mercado fitness está a todo vapor, né? Por isso, mais do que nunca, é importante entender como são os diferentes tipos de perfil dos donos de academia, tanto para se inspirar quanto para incluir novas habilidades. 

perfil dos donos de academia-habilidades
Quer melhorar a sua gestão como dono de academia? Continue a leitura!

Tudo isso em prol de uma gestão cada vez mais assertiva para que seja possível atender às necessidades de todos os alunos e manter os colaboradores engajados. 

Pensando nisso, se você deseja melhorar ainda mais a sua gestão como dono de academia, aumentar o lucro e, consequentemente, atrair mais alunos, é preciso adotar algumas habilidades e/ou características para se reinventar como gestor.

Qual é o perfil dos donos de academia?

mulher dona de academia
Será que é preciso de formação para montar uma academia? Entenda as principais exigências!

Embora muitas pessoas pensem que o perfil dos donos de academia têm como formação a graduação de educação física, no entanto, saiba que isso não é um ponto fundamental ao abrir uma unidade. 

No entanto, saiba que além do valor em capital para abrir uma academia de musculação ou qualquer outro tipo de unidade fitness, é preciso ter acesso a diversos requisitos, visto que será um espaço para cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas por meio da atividade física

Sem ter, pelo menos, uma pessoa capacitada para garantir a segurança e as orientações necessárias, desde as melhores séries até os exercícios mais indicados, para todos os alunos, dificilmente o espaço será liberado para funcionamento, visto que é preciso ter alguém devidamente registrado em seu Conselho Profissional.

Além disso, os perfis dos donos de academia estão relacionados às ideias, tendências e tudo o que há de atual no mercado para impulsionar o negócio, ou seja, a parte mais estratégica. Geralmente, são gestores focados no planejamento, com olhar para tudo o que já foi feito, visando o que pode ser melhorado ou substituído. 

No que diz respeito às metas, os gestores de academia são responsáveis por traçar todos os objetivos das áreas e, a partir disso, por fazer todo o monitoramento contínuo para melhorar o desempenho e para trazer novas soluções, tanto para o espaço quanto para os alunos.  

4 habilidades que um dono de academia precisa ter

Duas pessoas na academia
Ter empatia na gestão de pessoas é uma das principais habilidades que um dono de academia precisa ter. Confira algumas outras!

Como explicamos anteriormente, os diferentes perfis dos donos de academia são mais estratégicos, visando sempre a melhor entrega e os melhores resultados. No entanto, além dessa habilidade, é preciso incluir algumas outras que são consideradas necessárias para que o negócio tenha sucesso. 

1 – Saber liderar

Quando o assunto é gestão de uma academia, saber liderar é um ponto-chave para o sucesso do negócio. E, por isso, nós temos uma pergunta para te fazer: você se considera um chefe ou um líder? Sabe qual é a diferença de um para o outro?

No que diz respeito aos perfis de donos de academias que se consideram chefes, é possível identificar algumas características, como, um profissional mais autoritário, temido pelos colaboradores, distante da equipe, entre outros pontos. 

Já em relação ao líder, diferente de ser um chefe, é um profissional que está lá para engajar e motivar a sua equipe na busca pelos melhores resultados. Além disso, as tomadas de decisões são feitas em equipe, dando espaço para que todos opinem e proponham melhorias. 

Além das qualidades citadas acima, o líder também é um profissional que está próximo da equipe e, quando as coisas saem do controle, assume os erros junto a todos. Portanto, se o seu objetivo é ser um dono de academia de sucesso, opte por ser um líder. 

2 – Ter boa resolução de conflitos

Seja pequena, média ou grande academia, independente da quantidade de unidades, é preciso ter uma boa resolução de conflitos, visto que isso pode acontecer em qualquer empresa e quando menos esperar. 

Quando o assunto é trabalhar em equipe, é preciso saber lidar com pessoas. Às vezes, devido às divergências da própria rotina ou aos ruídos na comunicação, alguns atritos podem acontecer na academia, tanto entre os colaboradores quanto entre os próprios alunos. Sendo assim, é importante ter uma comunicação clara e focada sempre na resolução do problema.

Tente sempre ouvir os dois lados e, consequentemente, encontrar uma solução para o problema. Geralmente, a primeira tomada de decisão está em encontrar um culpado, mas isso pode levar tempo e trazer apenas dores de cabeça. Portanto, tente analisar a situação e procure uma conciliação e mediação amigável.

3 – Empatia na gestão de pessoas 

A sua gestão de academia é pautada na empatia? Se colocar no lugar do outro, entender os seus desafios e identificar como pode ajudar é algo que precisa ser feito para todos que fazem parte da sua academia, tanto colaboradores quanto clientes. 

Em relação aos colaboradores, é importante ter em mente que nenhum dia será igual ao outro, logo, o desempenho de hoje não será igual ao de ontem e não será o mesmo de amanhã. Lembre-se que assim como aquele profissional tem a sua vida na empresa, ele também tem fora de lá e, consequentemente, alguns conflitos podem acontecer. 

Esteja sempre à disposição para ouvir,  compreender o que está acontecendo e se possível, coloque-se à disposição para ajudar. O mesmo vale para os alunos, combinado? 

Ao fazer isso, a sua academia terá mais sucesso, visto que colaboradores felizes são mais leais e oferecem o melhor serviço para a empresa onde trabalham. No que diz respeito aos alunos, quando estão satisfeitos, mais alunos são atraídos para a sua unidade, melhorando o fluxo de clientes e o lucro da academia.

4 – Comunicação eficaz e frequente

A comunicação pode ficar de fora das habilidades que todo dono de academia precisa ter, né? Por isso, antes de falar, lembre-se de escutar o que as pessoas têm a dizer – isso vale tanto para os colaboradores quanto para os alunos, combinado?

No que diz respeito à equipe, a comunicação interna é importante para corrigir vários problemas referentes à comunicação, como, por exemplo, diminuir erros durante as tarefas, melhorar o relacionamento entre todas as pessoas e, consequentemente, promover a motivação do time. 

Já a comunicação dos alunos, esteja aberto a escutar todas as pessoas matriculadas na sua unidade. Sabe quando algum problema surge e o aluno chama o responsável para reclamar ou sugerir melhorias? Geralmente, muitas unidades fitness acabam ouvindo e não fazendo nada a respeito. Seja diferente, escute e coloque em prática as mudanças.

Embora sejam distintas, as habilidades do perfil dos donos de academia apresentadas se complementam, né? Se você quer garantir o sucesso da sua academia, coloque-as em prática e estimule a construção de uma boa experiência do cliente