Já se perguntou como ter um envelhecimento saudável? Seja hoje ou amanhã, os cuidados com a saúde precisam começar desde muito cedo. No que diz respeito às pessoas da melhor idade (idosos), incluir hábitos saudáveis é imprescindível. Sendo assim, que tal uma lista de exercício para terceira idade?

Exercício para terceira idade
Fazer ou não fazer exercícios na terceira idade? Saiba mais!

Antes de explicarmos quais exercícios são os mais indicados para a terceira idade, nós responderemos as seguintes dúvidas ao longo deste artigo: 

  • A atividade física ajuda a ter um envelhecimento saudável?
  • Por que é importante manter a prática de exercício na terceira idade?
  • Quais são os benefícios da atividade física para os idosos?
  • Quais cuidados um idoso precisa ter ao seu exercitar?
  • 5 exercícios para terceira idade.

A atividade física ajuda a ter um envelhecimento saudável?

Mulher mais velha fazendo yoga ao ar livre
Adotar bons hábitos na rotina, como a prática regular da atividade física, pode ajudar a promover um envelhecimento saudável

Quando o assunto é a saúde e o bem-estar na melhor idade, a prática regular de atividade física é importante desde muito cedo. No entanto, para que isso seja possível, é fundamental adotar e manter bons hábitos ao longo da vida, como, por exemplo, ter uma alimentação saudável, exercitar-se regularmente, ter boas noites de sono e muito mais. 

Mas, afinal, qual a relação dos bons hábitos com o envelhecimento do corpo? Enquanto criança, adolescente ou adulto, as células ainda funcionam com mais facilidade e rapidez. Por outro lado, com a chegada da terceira idade, o organismo começa a sofrer com a degeneração das células, trabalhando mais devagar do que o normal.

Sendo assim, o corpo começa a sentir algumas mudanças, como, por exemplo, a perda de massa muscular e o desgaste no osso, prejudicando tanto a força da estrutura corporal quanto a mobilidade das articulações. Além disso, problemas posturais acabam vindo à tona, visto que as regiões das costas e da coluna ficam mais retraídas. 

Em relação ao equilíbrio, ele também acaba sendo comprometido, aumentando os casos de quedas entre idosos. Ou seja, se os cuidados com a saúde não forem colocados em prática desde muito cedo, pode-se ter uma perda funcional de alguns órgãos e sistemas.

Portanto, adotar hábitos saudáveis e se exercitar diariamente na terceira idade ajuda a prevenir problemas relacionados à saúde em prol da longevidade. 

Por que é importante manter a prática de exercício na terceira idade?

Como explicamos anteriormente, com a degeneração das células, o corpo acaba sofrendo a regressão das capacidades físicas. Sem contar os problemas relacionados à saúde, como doenças crônicas cardiovasculares:

  • Arritmia cardíaca;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Ataque cardíaco (infarto);
  • Pressão alta (hipertensão);
  • Aneurisma da aorta abdominal;
  • E muito mais! 

Em relação às tarefas simples do dia a dia, como caminhar, ir às compras e/ou limpar a casa, elas acabam sendo comprometidas. Além disso, devido ao desequilíbrio que acaba ocorrendo no organismo, uma pessoa idosa pode ter a sua expectativa de vida menor comparada à pessoa da mesma idade que se cuida regularmente.

Com os bons hábitos inseridos na rotina, é possível melhorar a qualidade de vida do idoso, deixando de lado o “apenas envelhecer” em prol do envelhecimento saudável. 

Quais são os benefícios da atividade física para os idosos?

Várias pessoas idosas conversando
A sociabilização é um dos inúmeros benefícios da atividade física para os idosos. Confira alguns outros!

Se o seu desejo é ter acesso à fonte da juventude, infelizmente isso não será possível por enquanto. No entanto, saiba que a prática da atividade física possui inúmeros benefícios à saúde, podendo até mesmo retardar o envelhecimento precoce, sabia? 

Além de manter as pessoas de idade mais ativas, também é um ótimo aliado no que diz respeito à saúde mental e emocional, visto que ajuda a prevenir os sintomas de preocupação excessiva, estresse, ansiedade e/ou depressão

Por meio dos hormônios da felicidade que são liberados, como a endorfina e a serotonina, a atividade física ajuda a promover a sensação de bem-estar, humor e autoestima. Além disso, quando praticada em grupo, seja com amigos ou familiares, é possível promover a sociabilização, trazendo mais qualidade de vida ao convívio social.

Além desses benefícios, existem muitos outros. Pensando nisso, separamos uma lista com os principais: 

  • Reduz a gordura corporal;
  • Ajuda a manter a memória ativa;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Fortalece músculos e articulações;
  • Auxilia no controle da diabetes e artrites;
  • Ajuda na manutenção da densidade óssea;
  • Previne e diminui os problemas cardiovasculares;
  • E muito mais!

Quais cuidados um idoso precisa ter ao se exercitar?

Embora a prática da atividade física seja mais que recomendada, é importante que uma pessoa mais velha siga alguns cuidados e recomendações antes, durante e após os exercícios. 

O primeiro ponto importante é a hidratação, visto que pessoas idosas não sentem vontade de beber água. Sendo assim, manter a hidratação em dia é muito importante, principalmente ao praticar alguma modalidade esportiva. A falta de água no organismo pode levar à desidratação e outras complicações, como insuficiência renal e trombose venosa.

Além disso, antes de começar uma atividade física, é importante fazer um check-up. Em casos de dores ou desconfortos, é importante procurar o médico para realizar exames em prol da saúde. Após a avaliação, se tudo estiver certo, é só voltar a se exercitar.

Outro ponto importante: independente do esporte e/ou modalidade escolhida, jamais pratique sem a supervisão de um professor de educação física. A partir deste profissional, será possível entender qual é a intensidade indicada e, consequentemente, prevenir qualquer tipo de lesão ou desgastes desnecessários.

Conversar com o seu médico também é fundamental para entender quais modalidades é possível praticar, quais as mais indicadas, etc. 

5 exercícios para terceira idade

Senhora na hidroginástica
Existem muitas opções de modalidades que podem ser praticadas na melhor idade. Confira!

Agora que você já sabe qual é a importância da atividade física na melhor idade, todos os seus benefícios à saúde e quais cuidados ter ao se exercitar, que tal descobrir algumas opções de exercícios para terceira idade?

Vale lembrar que as atividades físicas mais indicadas para os idosos são aquelas que causam pouco impacto, justamente para prevenir lesões. No geral, será possível escolher entre atividades feitas no solo e na água. Confira algumas opções:

1 – Natação 

Modalidade aquática, a natação é uma ótima opção de atividade física para todas as idades, principalmente para os idosos. Ao praticá-la regularmente, é possível ter inúmeros benefícios à saúde, como melhora da frequência cardíaca, função respiratória e, consequentemente, aumento da mobilidade corporal. Sem contar que o contato com a água ajuda a relaxar.

2 – Hidroginástica

Não sabe nadar, mas quer uma opção de modalidade na água? A hidroginástica é uma ótima opção! Assim como na natação, ela também ajuda a promover o fortalecimento dos músculos e das articulações, prevenindo os riscos de lesões. Além disso, também promove a melhora do sistema cardiorrespiratório e da coordenação motora. 

Para os idosos com artrose e/ou osteoporose, a hidroginástica pode ser uma grande aliada para o tratamento, visto que ajuda no fortalecimento ósseo. 

3 – Caminhada

Não se sente confortável na água? Sem problema! Praticada no solo, a caminhada pode ser feita tanto no parque quanto no bairro onde mora. Além disso, é uma modalidade que ajuda a promover o aumento da sensação de bem-estar e de disposição para a rotina. 

Para quem deseja fugir do clima externo, é possível fazer caminhada na academia. Por meio de uma esteira e sob orientação de um instrutor, pode-se ter alguns benefícios, como melhora da circulação, fortalecimento dos pulmões, prevenção da osteoporose, combate às doenças cardiovasculares, aumento da resistência física e muito mais!

4 – Pilates

Recomendado para a terceira idade, o pilates é uma atividade física que causa pouco impacto no corpo e pode ser ajustado conforme o próprio limite. 

Além disso, é ótimo para quem deseja melhorar o equilíbrio, a força, a coordenação motora e o reflexo. Sem contar que está ligado diretamente no combate às doenças que acometem as pessoas da melhor idade, como, por exemplo, a artrite, a osteoporose e algumas doenças degenerativas, como Parkinson e Esclerose Múltipla.

5 – Musculação 

A musculação também é lugar para a terceira idade, sabia? Com a chegada da melhor idade, muitas pessoas acabam passando muito tempo em casa, o que pode ser prejudicial à saúde e, consequentemente, trazer à tona o sedentarismo.

Ao optar pela musculação, é possível tornar o corpo cada vez mais ativo, além de deixar os músculos cada vez mais fortes, permitindo que o idoso tenha mais autonomia na sua rotina. 

No que diz respeito ao enfraquecimento dos músculos, essa prática permite melhorar alguns movimentos simples do dia a dia, como caminhar, carregar as coisas e até mesmo subir as escadas, sem prejudicar o equilíbrio, melhorando a consciência corporal.

Mas quem disse que só tem essas modalidades? Existem inúmeras opções de exercícios para a terceira idade. O mais importante é encontrar uma opção de atividade física que te faça bem e feliz. 

Com a TotalPass, você tem acesso a milhares de academias, com mais de 250 opções de modalidades (dança, yoga, treinamento funcional, alongamento e muito mais!), para fazer quando e onde quiser.