Quais são os alimentos que aceleram o metabolismo? Pode parecer que não, mas alguns alimentos e/ou ingredientes ajudam a estimular o metabolismo e, consequentemente, a promover o emagrecimento, sendo um ótimo aliado para as pessoas que fazem dieta

Alimentos que aceleram o metabolismo
Você sabe quais alimentos aceleram o metabolismo? Continue a leitura!

Antes de explicarmos quais são esses alimentos que aceleram o metabolismo, é preciso entender:

  • O que é metabolismo?
  • Qual a influência do metabolismo no emagrecimento?
  • Quais alimentos ajudam a acelerar o metabolismo?

O que é metabolismo?

homem na esteira
Já ouviu falar em anabolismo e catabolismo? Saiba mais!

De modo geral, o metabolismo é caracterizado pelo conjunto de todas as reações que acontecem dentro do nosso organismo. Ele é responsável por controlar os recursos materiais e energéticos em prol das necessidades e da manutenção do corpo.

Além disso, ele é responsável por transformar em energia todos os alimentos que consumimos com bastante calorias. Por outro lado, para que isso aconteça, é preciso entender que o metabolismo é formado por dois conjuntos de reações: anabolismo e catabolismo. 

Anabolismo 

O anabolismo, também conhecido como reações de síntese, tem como objetivo produzir novas matérias orgânicas. Ele é responsável pelo crescimento e manutenção do organismo, ou seja, se o seu objetivo é ganhar massa muscular, o anabolismo beneficia na hipertrofia. 

Geralmente, esse processo pode ser estimulado por meio da prática de atividade física e por uma alimentação repleta de proteínas. Quando estimulados, alguns hormônios são liberados, como a testosterona e o hormônio do crescimento.  

Catabolismo

Enquanto o anabolismo atua em moléculas complexas, o catabolismo quebra elas para torná-las mais simples, liberando mais energia para o corpo. Ou seja, enquanto uma promove a hipertrofia muscular, a outra auxilia na perda de massa muscular. 

Por isso, quando uma pessoa está no processo de emagrecimento por meio de uma alimentação regrada ou dieta nutricional, o organismo passa pelo processo de catabolismo. No entanto, é importante ter atenção: em quantidade descontrolada, ele pode ter malefícios à saúde e não apenas limitar o seu processo de hipertrofia muscular.

Se o seu objetivo for o emagrecimento, é importante se consultar com um nutricionista para entender como tornar este processo saudável e benéfico à saúde.

Qual a influência do metabolismo no emagrecimento?

No que diz respeito à perda de peso, o metabolismo pode ser um grande facilitador para quem deseja emagrecer. Isso acontece porque o metabolismo acelerado tende a consumir mais rápido as calorias, ou seja, a energia presente dentro do corpo.

Portanto, quanto mais se gastar energia, maior será o processo de perda de gordura corporal. Por outro lado, para as pessoas com o metabolismo mais lento, por exemplo, a tendência é que o organismo acumule energia, contribuindo para o acúmulo de gordura.

Vale lembrar que vários fatores estão relacionados ao desempenho do metabolismo, como sexo, idade, peso, altura e hábitos saudáveis da própria rotina. Sendo assim, se o seu objetivo é emagrecer de maneira saudável, é importante adotar um novo estilo de vida por meio de uma alimentação equilibrada e da prática regular de atividade física. Sempre com acompanhamento médico, claro.

Quais alimentos ajudam a acelerar o metabolismo?

Se o seu objetivo é acelerar o metabolismo em prol do emagrecimento, é preciso se atentar às refeições importantes, como o café da manhã, o almoço e o jantar. Geralmente, devido à correria da rotina, algumas pessoas acabam pulando uma refeição ou outra – mas isso não pode acontecer, combinado?

Pensando nisso, se o seu objetivo é emagrecer, nós separamos algumas opções de alimentos que aceleram o metabolismo e atuam no processo de desintoxicação do organismo. Segue a lista:

1 – Abacate 

abacate
Sabia que o abacate ajuda a estimular o metabolismo? Confira!

O abacate é um alimento excelente para quem pratica atividade física, tanto para o ganho de massa muscular quanto para a perda de peso. 

“Mas essa fruta não engorda?”, a resposta é: depende. Embora seja uma fruta rica em gorduras, ela também possui a gordura monoinsaturada (conhecida como gordura boa), essencial para quem deseja estimular o metabolismo e, consequentemente, queimar gorduras, visto que diminui a velocidade de como os alimentos são digeridos pelo corpo.

Sem contar que é um alimento rico em fibras alimentares, ou seja, promove ao organismo a sensação de saciedade. 

2 – Proteínas magras

Se o seu objetivo é perder peso, o peixe e o frango são ótimas opções de proteínas magras para quem deseja promover o emagrecimento saudável. Por se tratar de um macronutriente, ele ajuda a promover a sensação de saciedade, na construção muscular e na queima calórica mais acentuada. 

3 – Arroz integral 

arroz integral
Ao contrário do arroz branco, o arroz integral prolonga a energia e traz a sensação de saciedade

Se o seu objetivo é emagrecer com saúde, o arroz integral é uma ótima opção de alimento para incluir no cardápio de suas refeições. Por se tratar de um grão, ele possui bastante fibras alimentares e, consequentemente, fazendo com que a sua digestão seja mais lenta. 

Vale lembrar que por ter bastante fibra, o arroz integral traz a sensação de saciedade, ou seja, você comerá menos. Além disso, ele é ótimo para quem deseja regular o funcionamento do intestino.

4 – Legumes

Você tem o hábito de comer legumes nas refeições? Seja abobrinha, brócolis, batata-doce e/ou mandioquinha, estes alimentos são ótimas opções para quem deseja ter uma alimentação saudável em prol do emagrecimento. 

Por se tratar de alimentos com poucas calorias e gorduras, isso acaba impedindo o ganho de peso. Além disso, eles têm muitas fibras alimentares, indicadas para regular a fome que pode aparecer ao longo do dia. 

Além de prolongar a saciedade, esses alimentos possuem ferro, vitaminas e muitos outros nutrientes que ajudam a prevenir problemas de saúde. 

5 – Farelo de aveia  

Farelo de aveia
Quer promover o emagrecimento saudável? O farelo de aveia é uma boa escolha!

Você tem o hábito de comer farelo de aveia nas refeições? Por ser um alimento rico em fibras alimentares, este cereal ajuda a promover a saciedade, ideal para quem está iniciando uma dieta em prol do emagrecimento. 

Fora isso, por se tratar de um alimento que causa digestão lenta, a fome demora mais tempo para chegar, diminuindo problemas relacionados à compulsão alimentar e obesidade

Além dessas cinco opções, existem muitos outros alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo. Por isso, consulte-se com um nutricionista e entenda quais podem ser colocados nas suas refeições.