Será que a sua empresa coloca em prática ações de endomarketing? Se a resposta foi “não”, “mais ou menos” ou “não muito”, saiba que esta é uma ótima estratégia para quem deseja manter os colaboradores motivados e engajados. Mas, afinal, como fazer isso? 

ações de endomarketing
A sua empresa tem ações de endomarketing? Saiba mais!

Para te ajudar, nós explicaremos as seguintes dúvidas ao longo deste artigo:

  • O que é endomarketing?
  • Qual a importância do endomarketing nas empresas?
  • Quais são os benefícios das estratégias de endomarketing para as empresas?
  • Como engajar as diferentes gerações dentro da empresa?

O que é endomarketing?

Pessoas colocando post it
Quer melhorar a motivação e o engajamento dos seus colaboradores? Entenda o que é endomarketing.

No Brasil, as estratégias de endomarketing foram usadas pela primeira vez em 1975 por Saul Bekin, especialista e pioneiro em estratégias de endomarketing.

Na época, enquanto gerente da empresa Johnson & Johnson, Beck identificou que algo estava errado com a sua equipe, sendo preciso analisar tudo à sua volta e, a partir disso, desenvolver ações em prol da integração de todos os seus funcionários. 

Embora muitas pessoas pensem que o endomarketing serve apenas para melhorar a comunicação, saiba que é um conjunto de ações para tornar o ambiente de trabalho cada vez melhor para se trabalhar. Afinal, as pessoas tendem a passar mais tempo nas empresas do que nas próprias casas, né? 

Com isso, o endomarketing pode ser usado pelas empresas, seja de pequeno, médio ou grande porte, que desejam desenvolver ações de melhorias em relação à integração e ao engajamento de todos os colaboradores que compõem a equipe.

No entanto, para que as estratégias de endomarketing sejam eficazes, é preciso que o local de trabalho seja cada vez mais humanizado e que respeite a individualidade de cada colaborador.

Qual a importância do endomarketing nas empresas?

Se a sua empresa deseja melhorar os resultados, saiba que as ações de endomarketing são muito importantes neste processo. Afinal, elas estão relacionadas ao engajamento e motivação de todas as pessoas que fazem parte da rotina da organização e, consequentemente, de todos os processos que são feitos. 

Ao promover ações de endomarketing, é possível transformar o olhar do colaborador para a empresa, visto que é um ambiente de trabalho que se preocupa com o profissional. Desse modo, as equipes se sentem mais valorizadas e engajadas em suas funções, diminuindo o número de pedidos de demissão. 

Além disso, é uma ótima maneira para atrair novos talentos, tendo em vista que é um ótimo lugar para se trabalhar. Afinal, quem não quer fazer parte de uma empresa que valoriza os funcionários, propõe benefícios e desenvolve ações em prol do crescimento profissional?

Quais são os benefícios das estratégias de endomarketing para as empresas?

pessoas comemorando
Confira os benefícios das ações de endomarketing, tanto para os colaboradores quanto para a empresa

Como vimos anteriormente, o endomarketing é importante para as empresas porque ajuda na retenção e na atração de novos talentos. No entanto, além deste benefício, esta estratégia possui inúmeras outras vantagens. Confira as principais:

  • Estimula a produtividade;
  • Melhora o clima organizacional;
  • Diminui as taxas de absenteísmo;
  • Aumenta a satisfação com o trabalho;
  • Aumenta a motivação e o engajamento;
  • Valoriza o nome da empresa no mercado;
  • Maior comprometimento dos colaboradores com a organização;
  • E muito mais!

Como engajar as diferentes gerações dentro da empresa?

Diversas gerações trabalhando
Descubra como engajar e motivar as diferentes gerações com estratégias de endomarketing

Hoje, mais do que nunca, é importante que as empresas promovam estratégias de endomarketing focadas a partir dos diferentes tipos de geração: X (nascidos entre 1965 e 1980), Y ou Millennials (nascidos entre 1981 e 1996) e, por último, a Z (nascidos entre 1997 e 2010). Mas, afinal, quais ações são as mais indicadas para cada uma delas?

1 – Geração X

A geração X é bastante conhecida pelo compromisso com a carreira profissional, visto que trabalhar e produzir tem como a sua filosofia de vida. Além disso, são pessoas acima dos 45 anos, sendo importante promover ações assertivas para mantê-los motivados e engajados. Confira algumas ideias:

Desenvolva melhorias na comunicação interna

Por se tratar de uma geração considerada mais velha, é importante adequar a comunicação para este público, né? 

Gírias e/ou falas atuais podem não ser recebidas da melhor maneira. Por isso, insira a comunicação inclusiva, eliminando qualquer barreira que possa existir na interação com as pessoas de diferentes idades.

Além disso, ofereça um espaço para que estes colaboradores possam ter voz ativa, seja para tirar as principais dúvidas e/ou para sugerir melhorias. Desse modo, fica ainda mais fácil motivar e engajar a geração X, melhorando também na tomada de decisões importantes.

Ofereça capacitações

A capacitação é importante para todos os colaboradores, independente da geração. No entanto, no que diz respeito à geração X, é importante mostrar que a empresa se preocupa com o seu crescimento profissional, visto que, em muitas empresas, os colaboradores mais velhos são excluídos. 

Ofereça cursos, workshops e treinamentos focados nas novidades do setor e do mercado de trabalho. Ao fazer isso, todos se sentirão pertencentes, valorizados e qualificados para promover melhorias dentro da empresa.

2 – Geração Y ou Millennials 

Considerados profissionais criativos, ágeis e determinados, a geração Y ou Millennials já nasceram em contato com os avanços tecnológicos desde muito cedo. Sendo assim, confira algumas ações de endomarketing para manter este público engajado:

Apoie projetos pessoais

No que diz respeito a geração Millennials, ideias não faltam em prol do setor e/ou área para qual trabalham na empresa. Sendo assim, apoie os projetos pessoais.

Ao dar autonomia para a geração Millennials, novas ideias e projetos poderão ser colocados em prática em prol da organização e, consequentemente, de todos os colaboradores, visando sempre melhorar os resultados. 

Promova o desenvolvimento de carreira

Diferente da geração X (que busca estabilidade no local de trabalho), os Millennials querem estar em empresas que promovem o desenvolvimento de carreira. Quando isso não acontece, muitos pedem demissão e vão em busca de oportunidades com crescimento profissional.

É importante oferecer desenvolvimento educacional e profissional, tanto da área de atuação quanto para outros setores de interesse. Ao fazer isso, estes colaboradores se sentirão acolhidos, mostrando que a empresa se preocupa com o seu crescimento, tanto profissional quanto pessoal. 

3 – Geração Z

Desapegados, hiper conectados e realistas com os seus desejos (e/ou sonhos), a geração Z é o futuro das empresas daqui para a frente. Sendo assim, o que fazer para engajar tais colaboradores? 

Ofereça benefícios corporativos

Além do vale-transporte e do vale-alimentação, a geração Z está em busca de empresas com benefícios corporativos focados na qualidade de vida, como, por exemplo, auxílio academia, vale-cultura, entre outras opções.

Ao oferecer vantagens aos colaboradores, você estará proporcionando melhor qualidade de vida, tanto no ambiente profissional quanto na vida pessoal, visto que essa geração valoriza os momentos de lazer. 

Por isso, seja pequena, média ou grande empresa, os benefícios corporativos estão sendo cada vez mais indispensáveis na rotina dos colaboradores, independente da geração. 

Forneça feedbacks recorrentes

A geração Z tende a ser um público mais ansioso, tendo em vista que nasceram em um período onde as coisas acontecem rapidamente. Por isso, os feedbacks são extremamente importantes para que esses colaboradores se sintam acolhidos e entendam o que pode ser melhorado em relação à rotina profissional.

Tente fazer com que o feedback seja um momento de aprendizado, sempre apontando os pontos a serem melhorados e os acertos, de modo a evitar qualquer tipo de advertência. Afinal, é o momento de troca entre o líder e o liderado, por isso, abra espaço para que o colaborador fale como está se sentindo e o que ele acredita ser importante para que os processos sejam melhorados. 

Independente da geração, todas as ações de endomarketing podem ser aplicadas no dia a dia de todos os seus colaboradores. Lembre-se apenas de adequar a linguagem na hora de se comunicar, respeitando os diferentes tipos de individualidade.