Atualmente, um salário atrativo não é o que mais chama a atenção de candidatos no mercado, acredite ou não! Os benefícios das empresas também são diferenciais importantes na hora da candidatura, afinal, fazem parte da cultura da organização e são uma forma de valorizar o trabalho feito pelas equipes. 

benefícios para empresas
Não sabe qual benefício corporativo oferecer para os seus colaboradores? Saiba mais!

Isso acontece porque, hoje em dia, os profissionais buscam cada vez mais encontrar nas empresas seus propósitos e missões pessoais. Esse processo inclui a conquista de benefícios que fujam do comum e aumentem seu bem-estar e qualidade de vida fora do trabalho. 

Alguns benefícios são obrigatórios pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT): as férias remuneradas, o 13º salário, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o vale-transporte. Já outros, que vamos falar aqui, são opcionais, mas podem tornar a empresa ainda mais atrativa e competitiva, além de deixar seus funcionários mais realizados.

Por que os benefícios para empresas são importantes?

Cada vez mais, as empresas buscam adotar estratégias para se destacar no mercado e mostrar que são bons lugares para trabalhar. Os benefícios empresariais são parte disso. 

Afinal, a vida não é só trabalho, não é mesmo? E todas as pessoas procuram uma jornada que também possibilite momentos de lazer e cuidado consigo e com a família. Segundo a Pesquisa Robert Half sobre Benefícios e ICRH, 57% dos profissionais entrevistados consideram os benefícios na hora de aceitar um trabalho.

Pensando nisso, quais são as principais vantagens ao oferecer bons benefícios empresariais?

Atração e retenção de talentos

Os melhores talentos do mercado são exigentes, e esses profissionais procuram por empresas que os valorizem e apresentem bons diferenciais. 

Por isso, os benefícios são uma ótima forma de atrair e reter talentos, além de deixar os trabalhadores mais motivados e produtivos.

Melhora do clima organizacional

A valorização do trabalhador faz com que ele se sinta bem com a empresa e com os seus colegas, tornando o clima organizacional mais leve e agradável. 

Diminuição de atrasos e faltas

Ainda falando em motivação, ela é uma aliada da rotina, diminuindo atrasos e faltas. Colaboradores desmotivados faltam mais e têm mais atrasos, por isso os benefícios corporativos podem ser uma grande vantagem neste sentido. 

Quais são os melhores benefícios para empresas?

As equipes de gestão de pessoas pesquisam bastante para poder oferecer os melhores benefícios corporativos. Eles são escolhidos de acordo com a localização da empresa, o perfil e as necessidades dos funcionários, as tendências do mercado e muito mais. 

Para ajudar o seu time, nós separamos uma lista com 11 dos melhores benefícios do mercado, que são muito procurados pelas empresas e podem fazer toda a diferença no dia a dia dos funcionários. Confira a lista!

1 – Vale-alimentação e/ou vale-refeição

Mulher fazendo compras no mercado
O vale-alimentação é uma ótima opção de benefício para os colaboradores. Confira!

Na hora de calcular os gastos do mês, com certeza a alimentação ocupa uma das primeiras posições na organização financeira das famílias. Por isso, o vale-alimentação e/ou refeição é um dos principais benefícios oferecidos pelas empresas. 

Esse valor mensal pode ajudar na economia da casa e aumentar o poder de compra do trabalhador, além de contribuir para uma alimentação melhor e mais saudável. 

Mas é preciso ficar atento: o vale-alimentação é mensal e, geralmente, só pode ser utilizado em supermercados. Já o vale-refeição é baseado em um valor diário e também pode ser utilizado em restaurantes e outros estabelecimentos alimentícios. 

A empresa ainda pode oferecer os dois, no mesmo cartão ou em cartões separados. Legal, né?

2 – Plano de saúde

O plano de saúde é um dos benefícios mais procurados pelos profissionais e empresas. Afinal, a sua saúde e da sua família devem vir sempre em primeiro lugar, não é mesmo?

Ter um plano de saúde pode facilitar o agendamento de consultas de rotina, exames periódicos e até outros procedimentos mais complexos, quando necessário.

E ainda falando em saúde, o plano odontológico também pode ser oferecido como benefício, possibilitando o acesso a dentistas, além do convênio farmácia, que garante descontos em medicamentos e outros produtos.

Esses planos podem ser totalmente custeados pela empresa ou funcionarem de forma coparticipativa, ou seja, o colaborador paga uma porcentagem do que for utilizado. 

3 – Participação nos lucros e resultados (PLR)

O PLR é oferecido como um bônus no pagamento, calculado de acordo com os lucros e resultados que a empresa teve em determinado período. 

Geralmente, os números são baseados em metas a serem alcançadas pelos times ao longo de um ano ou semestre. Mais um motivo para dar o melhor de si no trabalho!

4 – Home office

Homem trabalhando em casa
O home office é uma ótima opção para quem deseja passar mais tempo com a família e fugir da correria do trânsito. Saiba mais!

A flexibilização do trabalho em formato remoto também pode ser um benefício atrativo no mercado. Com a pandemia, muitas pessoas se acostumaram a trabalhar em casa e não têm mais vontade de voltar ao presencial, procurando por vagas que atendam a esse requisito. 

Essa rotina em casa pode melhorar a qualidade de vida do trabalhador, aproximá-lo da família e dos pets e acabar com o tempo no transporte para o escritório. Tudo de bom!

Dar mais opções de horários de entrada e saída são outra forma de flexibilizar a jornada de trabalho e garantir conforto.

5 – Vale-combustível

Quem continua precisando se deslocar para trabalhar no escritório e tem um veículo próprio, sabe que o valor do combustível pesa no bolso. 

Nesses casos, o vale-combustível pode ser disponibilizado em forma de cartão corporativo, ticket ou até mesmo reembolso, diante de condições e valores acordados previamente entre a empresa e o funcionário.

6 – Auxílio-creche

Auxílio-creche
A sua empresa oferece auxílio-creche? Saiba mais sobre este benefício!

Quem trabalha e tem filhos pequenos sabe o quão difícil é a rotina sem a creche ou a escolinha. 

Além de ajudar a criança a aprender, socializar e gastar energia, esse período permite que os pais trabalhem sem preocupações e possam se concentrar mais e serem mais produtivos em suas jornadas.

Por isso, esse benefício pode ajudar muitas famílias a terem uma rotina mais saudável, dedicada e confortável com suas crianças. 

7 – Vale-cultura

Quem não gosta de ir ao cinema, ao teatro ou a um bom show? O vale-cultura pode ser uma ótima opção de benefício! Além do entretenimento e do lazer, esses locais podem ser uma incrível fonte de conhecimento. 

O vale pode ser oferecido como um valor mensal em cartão, descontos na compra ou a disponibilização de ingressos na própria empresa. 

8 – Orientação financeira

Mulher tendo consultoria financeira
Que tal oferecer orientação financeira para os seus funcionários? Saiba mais!

O estresse financeiro é considerado uma doença, e é causado pela preocupação excessiva com as finanças. 

Ele pode ser muito prejudicial na vida pessoal e profissional de um colaborador. Por isso, oferecer ferramentas de orientação financeira pode ajudá-lo a gerenciar melhor suas contas, além de estabelecer metas e objetivos para a vida, e evitar que esse receio reflita na sua jornada de trabalho.

9 – Auxílio para estudos

Colaboradores que continuam estudando e aprimorando seus conhecimentos têm boas chances de crescer na empresa e, consequentemente, no mercado de trabalho. Ou seja, um benefício voltado para os estudos é vantajoso para todos os lados! 

Ele pode ser oferecido como porcentagem de desconto em cursos e universidades, reembolso de mensalidades, workshops, palestras, eventos, entre outros. 

10 – Apoio psicológico

Pessoa fazendo terapia
Cuidar da saúde mental e emocional dos colaboradores por meio do apoio psicológico é uma ótima opção. Confira!

Em 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a Síndrome de Burnout como uma doença ocupacional. Por esse e outros motivos, a empresa oferecer apoio psicológico para os seus colaboradores é uma forma de demonstrar cuidado com a saúde mental e valorizá-los enquanto indivíduos com necessidades, preocupações e dificuldades próprias. 

Esse apoio pode ser oferecido com sessões com psicólogos na própria empresa, parceria com plataformas de psicologia online ou até mesmo reembolso de consultas particulares.

Já conhece o Total Mind? Com esta solução da TotalPass, os seus colaboradores poderão ter acesso à terapia on-line com mais de cinco mil psicólogos pela Psicologia Viva e mais de 400 áudios de meditação pelo Zen App. Para aderir ao serviço, a sua empresa precisa contratar esta solução para o uso de seus colaboradores. Legal, né? Clique aqui para saber mais sobre este benefício!

11 – Acesso à academias 

Colaboradores saudáveis com acesso à academias gastam menos com planos de saúde, têm menor taxa de rotatividade e maior produtividade no trabalho. A TotalPass sabe disso melhor do que ninguém, afinal, somos um benefício corporativo de academias e confirmamos esses dados na prática.

Fazer atividades físicas regularmente é muito importante para a nossa saúde física e mental. Além disso, é um momento muito prazeroso de autocuidado, basta encontrar uma modalidade que você goste de praticar e reservar esse tempo para você.

Benefícios em empresas para diferentes gerações

Ao longo do texto, nós comentamos que o perfil dos funcionários é muito importante para definir quais benefícios serão mais atrativos. Gerações diferentes enxergam o trabalho com expectativas diferentes. 

Os chamados “baby boomers” (nascidos entre 1946 e 1964), por exemplo, valorizam mais o crescimento profissional, estabilidade e vínculos com a empresa. Já os “millennials” (nascidos entre as décadas de 1980 e 1990) valorizam mais a liberdade e o conforto, com estabilidade financeira e independência pessoal. 

No entanto, mesmo que esses dois grupos sejam bem diferentes em alguns aspectos, há benefícios que são multigeracionais e são bem-vindos na rotina de todos, de acordo com as necessidades individuais de cada um.

Plano de saúde, PLR e apoio psicológico são alguns exemplos de benefícios que fazem sentido para colaboradores de qualquer idade. No entanto, uma empresa em que a maioria das pessoas é jovem e sem filhos não vê muito sentido em oferecer o auxílio-creche, concorda?

Mas uma coisa é certa: pessoas de gerações diferentes trabalhando juntas podem trazer muitas perspectivas novas, serem mais criativas, compartilharem conhecimentos e realizarem um trabalho de excelência que eleva a empresa a outro patamar.