Como será que está o atendimento da sua academia? Além de oferecer pacotes atrativos e serviços de qualidade, é muito importante se atentar à recepção da academia. Afinal, o primeiro contato de qualquer cliente começa por lá, sendo um dos pontos mais importantes para quem deseja alavancar os resultados e, sobretudo, o sucesso do negócio.

recepção academia
Como está o serviço de recepção da sua academia? Saiba mais!

Pensando nisso, se a recepção da sua academia já ficou alguma vez em segundo plano, nós temos uma boa notícia para te dar: separamos alguns dados importantes referente ao atendimento ao cliente e algumas dicas para automatizar o cartão de visitas da sua unidade.

Ficou curioso(a)? Continue a leitura!

Investir ou não investir na recepção da academia?

recepcionista atendendo a aluna
Entenda a importância do atendimento ao cliente na recepção da academia

Sem mais delongas: sim, investir. Não é novidade para ninguém que a recepção é um dos espaços mais visitados pelos alunos, visto que ele é o cartão de visita. Além de trazer mais segurança, automatizá-la é uma maneira de descomplicar o atendimento e simplificar o dia a dia dos recepcionistas. 

Além de simplificar o dia a dia dos profissionais que trabalham com o atendimento ao público, é uma maneira de suprir uma falha que acontece em muitas empresas do segmento fitness ou de qualquer outro negócio.

Segundo uma pesquisa realizada pela Zendesk, muitas empresas estão buscando melhorar cada vez mais a experiência do cliente, afinal, 82% dos consumidores entrevistados responderam que a qualidade do atendimento interfere bastante na hora de fechar uma compra. 

Além disso, 89% das empresas concordam que existe uma relação entre atendimento e performance do negócio. No entanto, embora muitas organizações concordem sobre a importância do serviço realizado nas recepções, o atendimento ainda é algo que acaba ficando em segundo plano, conforme 43% dos consumidores brasileiros que responderam à pesquisa.

Portanto, se o seu objetivo é alavancar os resultados da sua academia e, consequentemente, atrair mais alunos, é importante automatizar a recepção da sua unidade, pois 61% dos consumidores responderam que o bom atendimento é mais atrativo do que o preço, por exemplo.  

5 dicas para melhorar o atendimento de recepção

Aluna na recepção da academia
Quer melhorar o atendimento de recepção da sua academia? Confira algumas dicas!

Além de simplificar o atendimento ao cliente, é uma maneira de trazer mais segurança para todos. Por isso, agora que você já sabe a importância de investir na recepção da sua academia, que tal colocar algumas dicas em prática? 

Para te ajudar, nós separamos algumas sugestões para tornar o atendimento cada vez mais rápido e eficiente:

1 – Invista na capacitação dos recepcionistas 

Fazer um bom atendimento é essencial para atrair novos clientes, né? Além disso, é um fator decisivo para aumentar a fidelização daqueles que já estão matriculados. 

Olhando do lado de fora, atuar na recepção pode parecer um trabalho fácil ou que não requer muito conhecimento, sendo que, na verdade, é uma das funções mais importantes dentro de qualquer empresa, principalmente das academias. 

Atualmente, existem muitos cursos preparatórios para quem trabalha com o público, sendo uma maneira de mantê-los atualizados sobre as tendências do mercado, além de melhorar o atendimento, a oratória, a organização das tarefas do dia a dia e a tomada de decisão com a chegada de um possível potencial cliente.

Por isso, você, como gestor(a) da academia, pode investir em cursos de capacitação da recepção para melhorar cada vez mais o atendimento. 

2 – Catracas na recepção

Colocar catracas na recepção é uma das maneiras de garantir a segurança de todos os alunos e, é claro, facilitar a rotina de trabalho das pessoas com atendimento. Afinal, a liberação por este mecanismo permite a entrada e a saída de todos que já estão matriculados, sem que o funcionário precise liberar manualmente.

Por exemplo: imagine só o transtorno que é precisar parar o atendimento ao cliente para fazer a liberação de algum aluno. Às vezes, você está para fechar algum pacote da sua academia, mas, por precisar liberar a entrada, o timing da venda é perdido, fazendo com que o consumidor queira pensar. 

Portanto, colocar catracas é uma excelente forma de garantir a autonomia dos alunos e facilitar a rotina daqueles que trabalham na recepção. 

3 – Controle de acesso por check-in

A sua academia já conta com o controle de acesso por meio do check-in? Além de ser uma maneira de controlar quem frequenta o espaço, é uma maneira de ter o controle da quantidade de pessoas que frequentam a sua unidade fitness. 

Afinal, o check-in visa trazer mais praticidade para os alunos, permitir que eles consigam reservar o horário da aula e possibilitar que a recepção da academia possa se dedicar a outras funções, como, por exemplo, atender futuros clientes ou trabalhar na pós-venda. 

Atualmente, existem muitos sistemas de check-in para academia. É importante fazer uma pesquisa, ver qual atende as necessidades do seu negócio e implementar o quanto antes. Confira alguns benefícios:

  • Gerenciar aulas abertas;
  • Gerenciar aulas realizadas;
  • Controlar aulas canceladas;
  • Monitorar aulas marcadas como faltas;
  • E muito mais!  

4- Bloqueio automático de matrícula

A inadimplência é um dos problemas recorrentes em muitas academias, sabia? Afinal, quando não se tem controle na recepção, muitos alunos em débito acabam frequentando a unidade. 

Sendo assim, ao implementar a catraca e integrar o sistema de bloqueio automático, o aluno inadimplente não conseguirá acessar as dependências da academia, visto que o sistema bloqueará o acesso nas dependências da unidade.

Vale lembrar que o bloqueio automático não tem o intuito de constranger o aluno, pelo contrário, é uma maneira de lembrá-lo sobre o atraso da mensalidade para que efetue o pagamento na recepção. Ou seja, é uma maneira de pular aquela etapa chata onde a recepção precisa cobrar.

5 – Pagamento automático e recorrente

A primeira impressão é a que fica, né? Com isso, cobrar os alunos pode ser uma ação que pode atrapalhar esse bom relacionamento com a recepção da academia. 

Sendo assim, o pagamento automático e recorrente pode ser uma ótima estratégia, pois tem como objetivo contribuir com a rotina dos funcionários que atuam com o atendimento ao cliente, trazendo mais praticidade na hora de gerenciar as mensalidades.

Sem contar que é uma ótima maneira de evitar atrasos no pagamento das mensalidades, né? Por isso, aposte em um sistema de cobrança automática. Por meio dele, será cadastrado o cartão de crédito dos alunos e, a partir do vencimento, a plataforma fará a cobrança sem que a recepção precise cobrar. 

Além dessas dicas, é muito importante se manter atualizado das novidades que estão acontecendo no mercado fitness, combinado? O Fitness Brasil, por exemplo, acontecerá entre os dias 16, 17, 18 e 19 de agosto no espaço Transamérica Expo Center, em São Paulo, e reunirá as principais tendências para você se destacar em relação à concorrência. 

Ah! Lembre-se de visitar o estande da TotalPass, combinado? Será um prazer te receber, bater um papo sobre as vantagens do nosso benefício para a sua academia e muito mais!