O mercado de trabalho está mudando a todo momento e, consequentemente, a maneira como as pessoas trabalham. Com isso, a busca por profissionais cada vez mais qualificados está em alta, visto a carência que muitas empresas vêm sentindo na hora de contratar. Sendo assim, gestores estão olhando cada vez mais para algumas características, também conhecidas como habilidades do futuro, já ouviu falar?

habilidades do futuro
Já conhece as habilidades do futuro? Saiba mais!

Antes de falarmos sobre as habilidades do futuro, é preciso entender um pouco melhor sobre o assunto, né? Pensando nisso, nós responderemos os seguintes tópicos:

Vamos lá?

O que é habilidade do futuro?

mulher trabalhando
As habilidades do futuro são comportamentos sociais. Confira!

Ao ouvir falar em “habilidades do futuro”, o que vem à mente? Geralmente, as pessoas pensam em aptidões profissionais para o mercado de trabalho, o que é verdade. 

No ano de 2020, o Fórum Econômico Mundial definiu algumas características consideradas importantes para os profissionais, principalmente para aqueles que estão iniciando a jornada profissional, ou seja, as novas gerações. 

No passado, a gestão olhava para as hard skills (aptidões relativas ao âmbito técnico), visando o crescimento da organização. No entanto, o mercado de trabalho mudou e, consequentemente, a maneira como os profissionais pensam, sendo preciso olhar para além das habilidades técnicas.

Sendo assim, as habilidades dos futuros, também conhecidas como soft skills, representam novas perspectivas de vida pessoal e profissional para o mercado de trabalho. Ou seja, não tem nada a ver com as habilidades técnicas, formações ou qualquer outra questão voltada às atividades em si, pelo contrário, é a maneira como cada profissional se comporta com as relações interpessoais na empresa, tornando o ambiente de trabalho único e melhor.  

Qual é a importância das habilidades do futuro para as empresas?

Ao olhar para as habilidades técnicas, muitas empresas perdem a oportunidade de atrair e reter profissionais com habilidades sociais, sendo essenciais para a estratégia de qualquer negócio, uma vez que fazem parte da comunicação, do relacionamento interpessoal, das soluções de problemas e, sobretudo, da produtividade e do desempenho de todos os colaboradores. 

Além disso, é uma maneira da gestão conseguir promover um ambiente de trabalho saudável entre todos os colaboradores, deixando de lado competições, intrigas e fofocas, melhorando a harmonia e o convívio, fator responsável por melhorar a produtividade e o desempenho.

A partir disso, os profissionais conseguem trabalhar sem medo de serem como são, aumentando o foco, a motivação e pensamento de crescer com a organização a curto, médio e longo prazo. Demais, né?

Quais são os benefícios das habilidades do futuro?

mulher com turbante e líder
As habilidades do futuro contribuem para o pensamento analítico e inovação

Mas, afinal, quais são as habilidades do futuro? Visto que estão relacionadas às questões de comportamento social, é possível pensar em tantas aptidões, no entanto, conforme o relatório da Fórum Econômico Mundial de 2020, as 10 principais são:

  1. Pensamento analítico e inovação;
  2. Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem;
  3. Resolução de problemas complexos;
  4. Pensamento crítico e análise;
  5. Criatividade, originalidade e iniciativa;
  6. Liderança e influência social;
  7. Uso, monitoramento e controle de tecnologia;
  8. Design e programação de tecnologia;
  9. Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade;
  10. Raciocínio, resolução de problemas e ideação.

Além disso, o Fórum Econômico Mundial classificou cada uma delas com um tipo de habilidade, podendo ser: solução de problemas, autogerenciamento, trabalhando com pessoas e, por último, uso e desenvolvimento de tecnologia. Partindo disso, é possível ir atrás de outras habilidades do futuro na hora de contratar profissionais. 

Quais os benefícios de contratar profissionais com habilidades do futuro?

Ao contratar profissionais com habilidades do futuro, visando as aptidões comportamentais e sociais, é possível entender como cada colaborador se sente em relação ao temperamento, ou seja, o modo de ser ou agir. 

Além disso, é possível entender quais são os pontos fortes e fracos, evoluindo o que pode ser melhorado e corrigindo aquilo que não está saindo como a empresa espera. No que diz respeito ao controle das emoções, é possível evitar que transtornos mentais venham à tona, como ansiedade, estresse ou depressão, partindo do ponto de vista dos desafios colocados pela gestão. 

Não podemos deixar de lado o controle e gerenciamento de tempo, né? Afinal, como controlar o tempo gasto de cada colaborador em uma atividade? Ao entender quais tarefas podem ser desempenhadas de forma rápida, eficaz e assertiva por cada profissional, considerando as habilidades, torna-se mais fácil demandar ou priorizar as demandas.

Para fechar com chave de ouro, não podemos deixar de fora o mais importante: diversidade e inclusão. Atualmente, muitas empresas visam trabalhar esses dois pilares, mas acabam tendo dificuldade na hora de contratar profissionais que estejam envolvidos e respeitem pautas sociais

Sendo assim, os profissionais com as habilidades do futuro são empáticos, respeitosos e promovem um ambiente mais diverso, fatores de grande importantes para diminuir qualquer tipo de preconceito e discriminação nas organizações.

3 habilidades do futuro para buscar nos profissionais

dois jovens trabalhando
Criatividade, inteligência emocional e pensamento critico são as habilidades esperadas pelas empresas

Além das habilidades do futuro do Fórum Econômico Mundial, muitas outras podem ser encontradas nos profissionais e nos candidatos às vagas disponíveis. Pensando nisso, nós selecionamos algumas outras opções para você olhar para dentro da empresa e, consequentemente, nas futuras contratações. Vamos lá?

Criatividade

Do que adianta ter formação e habilidades técnicas, mas, ao mesmo tempo, faltar a criatividade? Em alguns casos, tê-la é muito mais importante do que as hard skills, visto que contribui para que o negócio se desenvolva e cresça com mais rapidez.

Além disso, é uma característica de extrema importância na resolução de conflitos e problemas. No que diz respeito ao desenvolvimento do negócio, profissionais criativos ajudam a encontrar soluções inovadoras e diferentes de tudo o que já foi visto antes, uma vez que são pessoas que não têm medo de se arriscar. 

Profissionais criativos conseguem se adaptar às diversas realidades, principalmente daquelas que acontecem de forma inesperada, sabe? Ou seja, são pessoas capazes de improvisar e traçar novas estratégias mediante a falta de recursos ou tempo. 

Inteligência emocional

A inteligência emocional é uma habilidade indispensável para qualquer profissional, independente do segmento da empresa ou da área de atuação, sabia?

A correria da rotina, a alta cobrança e as metas podem afetar a saúde física, mental e emocional, fator que aumenta o número de pedidos de demissão e afastamentos por doenças ocupacionais, por exemplo. Com a inteligência emocional em dia, é possível avaliar, filtrar e lidar de maneira assertiva com as ocorrências do dia a dia, visto que muitas situações podem sair do controle.

Além disso, profissionais com essa habilidade compreendem e geram as próprias emoções, deixando de lado tudo aquilo que tira o foco, a concentração e a produtividade. Sem contar que conseguem se colocar no lugar do outro, entendendo como se sentem, buscando solução para equilibrar as emoções.

Pensamento crítico 

Por último, mas não menos importante, não podemos deixar de fora o pensamento crítico. Será que os colaboradores da sua empresa têm? Geralmente, são profissionais que conseguem enxergar o trabalho fora da caixa, tornando-as proativas. 

São profissionais que conseguem formular perguntas claras e precisas, antes de mesmo de serem questionados. Além disso, conseguem interpretar dados, avaliar argumentos e formar conclusões a partir de evidências. 

Agora nós te perguntamos: os profissionais da sua empresa se encaixam em alguma dessas habilidades do futuro? Caso a resposta seja não ou talvez, saiba que é possível desenvolver algumas delas no dia a dia. Por isso, converse com os profissionais, dê feedbacks e deixe claro quais são as intenções da empresa. 

Caso queira contratar profissionais com essas habilidades, busque profissionais fora da caixa. Às vezes, mesmo com tanta qualificação, o profissional ideal pode estar nos detalhes, como, por exemplo, comportamentos sociais, geralmente, detalhes que fogem daquilo que a empresa acredita ser importante.