A falta de foco no ambiente de trabalho é muito mais comum do que muitos gestores imaginam, principalmente quando a rotina dos colaboradores se torna cansativa, reduzindo a produtividade e a concentração, impactando nas entregas e nos resultados. 

falta de foco
Descubra como aumentar o foco do time

Sendo assim, manter o foco do time pode ser um grande desafio, uma vez que as tarefas deixam de ser bem executadas, aumentando os erros no dia a dia. Pensando nisso, para te ajudar com a gestão de pessoas, deixando-as mais motivadas, nós abordaremos os seguintes tópicos:

Quer tornar o dia a dia dos seus colaboradores mais leves? Continue a leitura com a gente e entenda como melhorar o foco da sua equipe. 

Por que é importante se atentar à falta de foco do time?

Homem sem foco no trabalho
Os transtornos mentais podem estar relacionados à falta de foco, sabia? Saiba mais!

Segundo alguns números da pesquisa Talkspace’s Employee Stress Check, divulgado pelo portal Estado de Minas, a cada dois colaboradores, um se sente cansado e esgotado de suas obrigações, além de se sentir estressado no trabalho. 

Outro dado desta pesquisa apontou que um em cada três trabalhadores acredita que a sua felicidade acabou sendo afetada pelo estresse do dia a dia, podendo ser considerada a pressão e quantidade de demandas, por exemplo, diminuindo o foco, a produtividade e o comprometimento. Além disso, 40% pensam em pedir demissão nos próximos meses e anos, visando o bem-estar e qualidade de vida

Com dados tão alarmantes, é importante que os gestores olhem cada vez mais para os colaboradores, de modo a entender como estão se sentindo e, a partir disso, promover ações para que se sintam mais motivados. Afinal, a rotina pode desencadear alguns transtornos mentais, como a ansiedade, a depressão e a Síndrome de Burnout

Além dos transtornos mentais, não podemos esquecer das doenças ocupacionais, causadas pelas condições do local de trabalho, trazendo à tona complicações à saúde física devido aos movimentos repetitivos, sobrecarga de trabalho e muito mais.

Quando esses problemas aparecem, aumenta-se os pedidos de afastamento, gerando aumento na taxa de absentismo e os pedidos de demissão, ou seja, o temido turnover, impactando nos processos internos da empresa. 

Quais situações diminuem o foco no trabalho?

colaborador com muito trabalho
Atenção ao excesso de trabalho, viu? Esse é um dos fatores que diminui o foco dos colaboradores

Embora não seja possível manter 100% o foco dos colaboradores, existem alguns fatores que podem fazer com que eles percam o foco no trabalho. A pesquisa desenvolvida pela consultoria de saúde mental nos Estados Unido listou algumas delas, visto que são problemas que não acontecem apenas lá, mas mundialmente: 

  • Salário baixo (51%);
  • Esgotamento emocional (51%);
  • Falta de flexibilidade no trabalho (45%);
  • Excesso de trabalho ou horas extras (44%).

Além disso, a falta de oportunidade para crescer na carreira é outro fator que pode diminuir o foco dos colaboradores, justamente por não enxergarem a possibilidade de desenvolver os seus conhecimentos e, consequentemente, subir um degrau na área para qual atuam. 

Quando a empresa não investe no desenvolvimento profissional do time, os funcionários tendem a ficar desmotivados e estagnados em suas obrigações, sendo prejudicial para os negócios, uma vez que os resultados são impactados. Sem contar que acabam desenvolvendo a falta de motivação pela ausência de incentivo, reduzindo o foco. 

Não podemos nos esquecer de líderes autoritários, né? Atualmente, os colaboradores desejam e querem fazer parte do poder de decisão, mesmo que aquela opinião seja levada adiante. Quando a gestão é autoritária, não existe espaço para o time participar e decidir novas melhorias em prol de todos.

Ou seja, muitas situações podem levar o time a perder o foco em suas atividades. Por isso, é importante sentar com cada colaborador, perguntar como se sentem e, a partir disso, propor melhorias para uma gestão cada vez mais humanizada. 

Quais estratégias a gestão pode fazer para contornar a falta de foco dos colaboradores?

Além de medir esforços para todas as situações mencionadas anteriormente, é possível incluir algumas medidas para tornar a gestão mais eficaz e, consequentemente, aumentar o foco dos colaboradores. 

Para te ajudar, nós selecionamos algumas dicas para você aplicar no dia a dia da sua empresa. Vamos lá?

1 – Diminua o excesso de demanda

Como está a esteira de tarefas dos seus colaboradores? Geralmente, alguns gestores têm o hábito de pedir muitas demandas ao mesmo tempo (ao longo da semana), sendo que, na verdade, é possível listar o que é prioridade para as menos importantes. 

Se o seu objetivo é aumentar o foco do time, é preciso se atentar ao excesso de demandas. Quando a gestão não consegue priorizar o que é realmente importante, os colaboradores se sentem sobrecarregados, diminuindo o foco e a produtividade. Em outros casos, as entregas podem até acontecer, mas a qualidade e os resultados podem diminuir, visto a falta de tempo hábil. 

2 – Promova um ambiente de trabalho adequado 

Um dos maiores vilões da falta de foco é o barulho e as distrações. Sendo assim, pensar no espaço onde os colaboradores estão inseridos para exercer as suas funções é muito importante para serem mais produtivos. Isso vale para aqueles que trabalham de forma remota, ok?

Para aqueles que trabalham presencial, é importante investir numa estrutura ou salas fechadas para trabalharem com tranquilidade quando quiserem. Em casa, embora não seja possível pensar na infraestrutura do local, é possível fornecer todos os equipamentos necessários para terem o conforto necessário. 

3 – Inclua benefícios corporativos 

A sua empresa oferece benefícios corporativos atrativos? Além do vale-transporte e do vale-alimentação/refeição, os colaboradores desejam benefícios voltados à saúde e ao bem-estar, como, por exemplo, o auxílio-academia, terapia on-line, programas de desenvolvimento e muito mais!

Ao oferecer benefícios focados na qualidade de vida dentro e fora da empresa, os profissionais tendem a se sentir mais motivados, uma vez que a empresa se preocupa com o bem-estar. Ao fazer isso, é possível melhorar a produtividade, aumentar a atração e retenção de talentos, reduzir a taxa de turnover e, acima de tudo, impactar de forma positiva na saúde de todos do time. 

Com a TotalPass, você e os seus colaboradores têm acesso a milhares de academias e estúdios fitness, incluindo as redes Smart Fit e Bio Ritmo, e mais de 250 modalidades para experimentar. Gostou e quer saber mais? Indique agora mesmo a sua empresa: