Os benefícios corporativos como estratégia são vantagens concedidas pelas empresas a seus colaboradores, com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida e bem-estar, além de aumentar sua motivação e engajamento no trabalho. Será que o RH da sua empresa oferece bons benefícios?

benefícios corporativos como estrategia
Não sabe como usar os benefícios corporativos na estratégia da sua empresa? Continua a leitura!

De acordo com um estudo realizado pela Robert Half Talent Solutions e publicado pela Flash, 79% dos profissionais entrevistados acreditam que as empresas que oferecem benefícios se importam mais com os colaboradores.

Somado a isso, os benefícios são tão importantes que 54% dos entrevistados dizem preferir receber benefícios melhores a aumento de salários! Interessante, não é mesmo?

Bons benefícios fazem parte da estratégia

As pesquisas sobre a relação das equipes de gestão de pessoas e a influência das suas ações na cultura dos funcionários são muitas. 

De acordo com o estudo de tendências para RH de 2023 publicado pela Gupy, um RH com foco no valor do negócio deve otimizar processos e decisões, auxiliar no crescimento e na rentabilidade da empresa, reter talentos e criar um employer branding – que diz respeito ao modo como sua marca se apresenta às pessoas.

De acordo com eles, o RH estratégico tem como missão “desenvolver políticas, processos e ferramentas com foco em gestão de pessoas, liderança e desenvolvimento das habilidades dos colaboradores”.

Além disso, o estudo também indica que o RH deve “promover um clima organizacional compatível com a criação e manutenção de uma equipe engajada, motivada e produtiva”. Aqui entram os benefícios! Vamos falar sobre as vantagens deles no dia a dia corporativo? Continue lendo! 

Vantagens dos benefícios corporativos como estratégia

colaboradores produtivos
Ao oferecer benefícios corporativos, os colaboradores se sentem mais motivados e engajados

Atualmente, existem muitas opções de benefícios corporativos voltados para os colaboradores no mercado. Confira os 10 convênios e descontos mais oferecidos:

  1. Plano de saúde/assistência médica;
  2. Vale-refeição;
  3. Notebook; 
  4. Assistência odontológica; 
  5. Vale-alimentação;
  6. Vale-transporte; 
  7. Celular + chip; 
  8. Estacionamento; 
  9. Auxílio-combustível; 
  10. Apoio psicológico.

Além de serem muito vantajosos para colaboradores e empresas, fortalecem e tornam o ambiente de trabalho cada vez mais agradável e chamativo. Saiba mais sobre as vantagens de ter bons benefícios para o seu time!

Atração e retenção de talentos

Ao oferecer benefícios corporativos como estratégia, é possível atrair os melhores talentos do mercado e reter os colaboradores já existentes na empresa, porque essa prática demonstra cuidado e empatia. 

Pensando financeiramente na empresa, isso ainda pode ajudar a reduzir os custos de recrutamento e treinamento, além de ser super positivo para a imagem da instituição no mercado de trabalho.

Melhora da produtividade

Colaboradores que se sentem valorizados e cuidados pela empresa tendem a ser mais motivados e engajados no trabalho, além de se sentirem mais felizes e à vontade com suas equipes. Isso pode levar a um aumento da produtividade e qualidade das tarefas.

Diminuição do turnover (rotatividade)

A rotatividade é a taxa de entrada e saída de funcionários de uma empresa. Há muitas vantagens ao diminuir esse índice, uma vez que funcionários que permanecem em uma empresa por mais tempo geralmente têm um melhor desempenho. 

Ao reduzir a rotatividade, a empresa pode manter uma equipe estável e experiente, com uma cultura organizacional consolidada, o que pode levar a um trabalho de maior qualidade.

Oferecer bons benefícios ajudam a diminuir o turnover, já que ajuda a reter talentos e traz qualidade de vida para dentro e fora do ambiente de trabalho.

Melhora da saúde e bem-estar

Funcionários que possuem benefícios corporativos voltados para a saúde tendem a faltar menos no trabalho. Esses benefícios também ajudam a reduzir o número de afastamentos por doenças e melhorar o clima organizacional.

Flexibilização: o futuro dos benefícios corporativos

A flexibilidade no trabalho é um dos pontos mais solicitados pelos colaboradores. A Gupy também divulgou que “a flexibilidade quanto ao local de trabalho está se tornando um critério balizador nas decisões de carreira dos trabalhadores, podendo ser um fator que leve a um aceite a uma nova oportunidade de emprego ou um dos motivos para se trocar de empresa”.

Inclusive, você sabia que os brasileiros gostam mais de trabalho 100% remoto que a média global? Por aqui, 30% dos funcionários preferem trabalhar todos os dias úteis de forma remota, enquanto a média global está em 25%.   

O mesmo ocorre com a flexibilização dos benefícios corporativos como estratégia. Essa é a mudança mais desejada entre os profissionais, uma vez que 76% dos entrevistados da Flash disseram não poder escolher os benefícios que melhor se adaptam a sua realidade, e 67% afirmaram que gostariam de poder escolher os benefícios de acordo com suas necessidades. 

Portanto, é fato que o futuro dos benefícios corporativos passará pela flexibilização, uma vez que eles são tão importantes quanto o salário para a atração e retenção dos melhores talentos. E é claro que, para serem atraentes, os benefícios devem se adequar ao que os profissionais procuram, não é mesmo?

Benefícios corporativos para se diferenciar

pessoas tendo apoio psicológico
Benefícios de saúde mental, como apoio psicológico em grupo ou individual, são uma ótima opção. Confira alguns outros!

Nós citamos os dez benefícios que mais são oferecidos pelas empresas, mas quais serão os benefícios que podem diferenciar uma empresa no mercado? Falamos sobre alguns deles e como eles podem fazer a diferença na rotina das pessoas na lista abaixo. Confira!

Vale-cultura

Ao disponibilizar um vale-cultura, os funcionários têm a oportunidade de escolher entre diversas opções culturais e artísticas, como ingressos para teatro, cinema, museus, livros, entre outras atividades. Isso pode estimular a criatividade e o desenvolvimento cultural dos colaboradores.

O vale pode ser oferecido como um valor mensal em cartão, descontos na compra ou a disponibilização de ingressos pela própria empresa. 

Estudos e conhecimento

Investir em um benefício que facilita os estudos do time é uma ótima opção. Ele pode ajudar os colaboradores a aprimorarem suas habilidades e conhecimentos em áreas relevantes para suas funções e para a empresa em geral, contribuindo para seu desenvolvimento profissional.

Além disso, o benefício de estudos pode ajudar os colaboradores a desenvolverem novas habilidades e conhecimentos em áreas relacionadas ou não à sua função atual, o que pode contribuir para sua formação e crescimento pessoal e profissional.

Essa prática ainda promove uma cultura de aprendizado e desenvolvimento contínuo, incentivando os colaboradores a buscarem novos conhecimentos e habilidades e a se manterem atualizados em relação às tendências do mercado.

Academias e atividades físicas

Com um benefício de academias, e tendo a possibilidade de praticar exercícios físicos regularmente, os funcionários podem melhorar sua saúde física e mental, reduzindo o estresse e aumentando sua disposição e produtividade no trabalho.

Dessa forma, colaboradores saudáveis tendem a faltar menos ao trabalho e ter menos problemas de saúde, reduzindo custos com faltas e licenças médicas.

Saúde mental

Benefícios de saúde mental podem ser oferecidos de diversas formas, desde apps de meditação até plataformas de psicologia para consultas on-line. 

Esse apoio psicológico pode ajudar a prevenir e tratar problemas como ansiedade, depressão, estresse e burnout, comuns no ambiente de trabalho. Isso pode levar a um aumento da satisfação e qualidade de vida.

Colaboradores que cuidam da saúde mental podem, juntos, melhorar a cultura organizacional, aumentar a motivação e engajamento, e reduzir conflitos e fofocas, já que sentem o cuidado da empresa com eles.

Pacote de benefícios

As empresas ainda têm a opção de contratar um pacote de benefícios para oferecer para seus funcionários, conseguindo abranger cuidados em diversos âmbitos.

Esse é o objetivo da TotalPass! Aumentar a prática de atividades físicas e incentivar o cuidado com a saúde mental, podendo trazer saúde para a rotina dos colaboradores, de acordo com as possibilidades de cada pessoa. Fazemos isso focando muito mais na qualidade do que na quantidade. 

Por meio deste benefício corporativo como estratégia, os colaboradores têm acesso a milhares de academias e estúdios espalhados por todo o Brasil. E quem disse que só tem musculação? Com a TotalPass, é possível treinar uma modalidade diferente por dia, visto que possui mais de 250 modalidades para escolher, experimentar e treinar. 

Para a saúde mental, a TotalPass tem parcerias incríveis: o Zen App, com mais de 400 áudios de meditação para fazer em qualquer lugar, e o Psicologia Viva, que conta com mais de 5.000 psicólogos em todo o Brasil disponíveis para consultas on-line. Incrível né?

Ainda não tem TotalPass na sua empresa? Clique aqui e indique o seu RH para nós entrarmos em contato.