Já requebrou o esqueleto hoje? Perfeita para quem deseja perder alguns quilinhos e manter a boa qualidade de vida, a aula de zumba é uma atividade física que traz muitos benefícios à saúde, tanto físicos quanto mentais e emocionais. Pensando nisso, que tal conhecer um pouco mais sobre essa modalidade?

Zumba
Já dançou hoje? Conheça tudo sobre a dança zumba!

Ao longo deste artigo, nós explicaremos as principais dúvidas sobre essa modalidade que já faz parte do dia a dia de muitas pessoas nas academias e estúdios espalhados por todo o Brasil: 

  • O que é zumba?
  • Como são feitas as aulas de zumba?
  • Todas as pessoas podem praticar? 
  • 8 benefícios da aula de zumba. 

O que é zumba?

Pessoas dançando
Sabia que a zumba reúne diversos estilos de músicas latinas? Confira!

Se a gente contar que a modalidade zumba foi criada sem querer, você acredita? Na década de 90, o coreógrafo e dançarino colombiano Beto Pérez acabou esquecendo a fita cassete que usava para tocar as músicas de suas aulas – que eram compostas por sons como os de Madonna, Michael Jackson, entre outros grandes nomes da música pop.  

No entanto, como não tinha como voltar para sua casa para pegar a fita certa, precisou improvisar e colocar uma gravação que ele mesmo tinha feito com algumas músicas latinas, como salsa, merengue e reggaeton. Ao colocar o som, começou a improvisar alguns movimentos de dança e ginástica.

Qual foi o resultado da aula? Um sucesso entre todos os alunos! Foi quando começou a aperfeiçoar as técnicas aos sons e ritmos latinos. 

Como são feitas as aulas de zumba?

pessoas fazendo aula de zumba
A zumba é ótima para quem deseja melhorar o condicionamento físico

Além de ser dinâmica e divertida, a zumba é uma modalidade que pode ser praticada em estúdios de danças ou em academias de musculação, visto que algumas unidades oferecem outras opções de atividades físicas para os seus alunos, cujo objetivo é promover a melhora do condicionamento físico.

A zumba reúne um mix de movimentos, desde baixa até alta intensidade, além de misturar diferentes estilos e ritmos, perfeito para quem deseja combater o sedentarismo em prol da qualidade de vida por meio do movimento do corpo.

Além disso, é uma aula que não requer o uso de aparelhos, ou seja, é uma modalidade fácil de ser praticada. Antes de iniciar a aula, o professor passará um aquecimento e, em seguida, alguns exercícios aeróbicos, que serão aplicados à coreografia. 

Todas as pessoas podem praticar?  

As aulas de zumba são indicadas para todas as pessoas, independente do sexo e da idade. É uma modalidade que possui movimentos simples e repetitivos. Geralmente, o professor de dança prepara a coreografia que será aplicada em aula e ensina passo a passo para que todos os alunos aprendam.

No entanto, vale ressaltar que há restrições em casos de pessoas que possuem algum tipo de lesão. Sendo assim, o mais indicado é se recuperar antes de praticar as aulas, combinado?

Além disso, assim como qualquer outra atividade física, é muito importante fazer um check-up para entender quais são as suas condições em relação à prática da aula de zumba ou de qualquer outra modalidade.

8 benefícios da aula de zumba

passos de zumba
A aula de zumba promove a melhora da consciência corporal. Confira alguns outros benefícios!

Agora que você já sabe o que é zumba, como praticá-la e quais são as suas recomendações antes de praticar, que tal descobrir os seus benefícios para a saúde? 

Se o seu objetivo é promover o emagrecimento saudável, a aula de zumba é uma ótima opção. Ao fazer uma aula de 45 a 60 minutos, é possível gastar até mil calorias, sabia? Se esse for o seu intuito, é recomendado praticar três vezes por semana. E, é claro, unir sempre a modalidade com hábitos saudáveis, como boa noite de sono e alimentos ricos em nutrientes. 

Além do emagrecimento, a aula de zumba possui muitos outros benefícios. Confira a nossa lista: 

  1. Fortalece o coração;
  2. Aumenta a autoestima;
  3. Melhora a socialização;
  4. Trabalha a coordenação motora;
  5. Amplia a consciência corporal;
  6. Promove a tonificação muscular;
  7. Melhora a condição cardiovascular;
  8. Alivia os sintomas de estresse, ansiedade e/ou depressão.

Gostou dos benefícios e quer começar a praticar aula de zumba? Com a TotalPass, você tem acesso à aula de zumba e mais de 250 modalidades para treinar quando e onde quiser. Sem contar as milhares opções de academias e estúdios espalhados por todo o Brasil, né? Vamos totalizar!