Será que você sabe qual é a relação entre sedentarismo e atividade física? Enquanto um significa a falta de exercícios físicos na rotina, o outro significa a prática regular de alguma modalidade, com o objetivo de trazer inúmeros benefícios à saúde, tanto físicos quanto mentais, em prol da qualidade de vida.  

sedentarismo e atividade física
O sedentarismo pode provocar tensão muscular e outros malefícios

Pensando nisso, para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, nós responderemos as seguintes dúvidas: 

  • Qual a relação entre sedentarismo e atividade física?
  • Quais são os riscos causados pelo sedentarismo?
  • Qual a importância das mudanças de hábitos?
  • Como deixar de ser uma pessoa sedentária?

Qual a relação entre sedentarismo e atividade física?

mulher cansada
O sedentarismo traz à tona alguns sintomas, como, por exemplo, o cansaço excessivo. Saiba mais!

Muito se fala sobre sedentarismo, mas será que você realmente sabe o que significa essa palavra? Uma pessoa sedentária é aquela que não pratica nenhum tipo de exercício físico. Do outro lado, nós temos a atividade física, sendo uma válvula de escape para quem deseja conseguir mudar os hábitos ruins.

No entanto, é importante ressaltar que além da falta de atividade física na rotina, o sedentarismo também pode estar ligado às pessoas que gastam poucas calorias ao longo da semana. Portanto, é importante se atentar em relação aos dois pontos. 

Além disso, o sedentarismo influencia de forma negativa no bem-estar de todas as pessoas, podendo trazer à tona os sintomas de estresse, preocupação excessiva, ansiedade e/ou depressão. Confira alguns outros possíveis sintomas:

  • Falta de ânimo para se exercitar regularmente;
  • Cansaço excessivo após ficar muito tempo sentado;
  • Indisposições para as tarefas do dia a dia, como limpar a casa, ir ao mercado e/ou trabalhar.

Quais são os riscos causados pelo sedentarismo?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo pode ser um grande problema e pode chegar a adoecer 500 milhões de pessoas até 2030, visto que a falta da prática regular da atividade física pode acarretar muitos problemas de saúde, como doenças cardíacas, diabetes, elevação dos níveis do colesterol, problemas nas articulações, obesidade e muito mais. 

Além disso, uma pessoa com a vida sedentária pode aumentar os riscos de ter um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e/ou infarto, tendo em vista que o corpo não está recebendo estímulos para funcionar corretamente.

Sendo assim, o sedentarismo não pode ser tratado como algo “natural”. É importante lembrar que ele é de grande risco à saúde das pessoas e precisa ser levado a sério, combinado? 

Portanto, o primeiro passo é procurar ajuda médica e fazer check-ups regulares para identificar se existe a predisposição a doenças e quais atividades físicas são as mais indicadas.

Qual a importância das mudanças de hábitos?

pessoas se exercitando
A mudança de hábito precisa acontecer em todas as idades

A mudança de hábitos não é só importante para combater o sedentarismo, sabia? No que diz respeito à saúde e ao bem-estar, incluir uma alimentação saudável, rica em micro e macronutrientes, e a prática regular da atividade, como musculação, dança, pilates e/ou natação, é apenas o primeiro ponto de partida para garantir a manutenção do corpo em todas as fases da vida.

Por isso, é importante buscar a ajuda de profissionais, como profissional de educação física, nutricionista e médico. A partir deste acompanhamento de perto, é possível incluir pequenas mudanças de hábitos em prol da saúde física e mental. 

Sabemos que, devido à correria da rotina, algumas pessoas acabam ficando com pouco tempo para fazer outras atividades voltadas para o lazer. No entanto, é importante tirar alguns minutos do dia para se alongar, comer certinho ou para fazer alguma atividade em prol do autocuidado

O tempo apertou e não deu para ir até a academia? Você pode trocar alguns hábitos na sua rotina que já vão te ajudar a sair de uma vida sedentária. Optar pela escada ao invés do elevador, ir até o trabalho de bicicleta, caminhar com o pet, ir buscar a sua comida ao invés de pedir no aplicativo e assim por diante.

Como deixar de ser uma pessoa sedentária?

homem se alongando
Quer se exercitar, mas não sabe como começar? Confira algumas dicas!

Ao longo deste artigo, nós explicamos algumas dicas que podem ajudar a combater o sedentarismo em prol da qualidade de vida. Pensando nisso, separamos uma lista para te ajudar a ajustar a sua rotina para viver de maneira mais ativa. 

  1. Escolha uma atividade física que te faça se sentir bem;
  2. Não tenha pressa para perceber os resultados;
  3. Alie a prática regular de exercícios a boa alimentação;
  4. Tenha momentos livre para descansar;
  5. Identifique qual é o melhor horário para o seu corpo se exercitar; 
  6. Preocupe-se menos com a intensidade e mais com a frequência;
  7. Comece com poucos minutos de treino ao longo das primeiras semanas;
  8. Seja a sua própria motivação.

Lembre-se: a mudança não precisa ser repentina, né? Troque um hábito ruim por um hábito bom, sempre aos poucos e respeitando o seu limite.