Você sabia que um prato de alimento colorido é rico em macronutrientes e micronutrientes? Essenciais para a saúde e bom funcionamento do nosso organismo, ambos representam papéis fundamentais para a vida de qualquer ser humano. Pensando nisso, para te ajudar a entender sobre esses nutrientes, nada melhor do que conhecer cada um por meio de suas especificações, né?

Legumes, frutas, carnes e grãos
Seja micronutrientes, seja macronutrientes, ambos são importantes para o bom funcionamento do organismo. Saiba mais!

Confira quais pontos abordaremos ao longo deste artigo sobre o assunto:

  • O que são macronutrientes?
  • O que são micronutrientes?
  • Micronutrientes e macronutrientes: como incluí-los na alimentação?

O que são macronutrientes?

Embora a palavra seja desconhecida por muitas pessoas, os macronutrientes estão presentes nos alimentos que consumimos diariamente, sabia? Isso porque podemos classificá-los como proteínas, carboidratos, fibras alimentares e gorduras, que estão presentes em inúmeras refeições. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quando nos referimos à alimentação saudável, os macronutrientes são importantes e precisam estar presentes no seu organismo em maior quantidade, pois ajudam a fornecer ainda mais energia para o corpo e contribuem para o bom funcionamento da nossa estrutura física. 

Confira a importância das proteínas, carboidratos, fibras alimentares e gorduras:

  • Carboidratos: responsáveis por fornecer energia por meio das células no trato respiratório, principalmente para aqueles que praticam atividades físicas, como, por exemplo, caminhada. Onde encontrar? Em pães, batatas e cereais;
  • Gorduras: assim como os carboidratos, elas são fontes de energia para o organismo. Além disso, ajudam a manter o equilíbrio em relação à temperatura corporal e no transporte de vitaminas essenciais para proteger os órgãos. Sobre as gorduras insaturadas, elas auxiliam no combate ao colesterol alto;
  • Proteínas: ajudam a produzir mais imunidade e anticorpos para o nosso organismo, bem como o fortalecimento muscular e ósseo;
  • Fibras alimentares: presentes em frutas, legumes, verduras e grãos, elas auxiliam no processo de digestão, reduzem os níveis de glicose e trazem a sensação de saciedade.  

O que são micronutrientes?

Assim como os macronutrientes são importantes, os micronutrientes não poderiam ficar de fora, né? Mesmo que em menores quantidades, eles são extremamente importantes para a saúde do nosso corpo.

Os micronutrientes contêm a presença das vitaminas e dos minerais, que são dois compostos indispensáveis para as funções do nosso organismo, como, por exemplo, funcionamento do metabolismo (aproveitamento de todos eles) e ganho de energia. Confira as características de cada um:

  • Vitaminas: existem dois tipos delas, sendo as hidrossolúveis (C e complexo B) e as lipossolúveis (A, D, E e K). Além disso, elas são importantes para o bom funcionamento do nosso sistema imunológico, nervoso e cardiovascular. Ajudam também a fortalecer a imunidade, os ossos e os músculos;
  • Minerais: no que diz respeito à saúde e à manutenção dos tecidos do nosso corpo, eles também são responsáveis por garantir ótima digestão, absorção e manutenção dos alimentos que consumimos por meio do organismo, conhecidos como ferro, potássio, magnésio, cálcio, entre outros. 

Micronutrientes e macronutrientes: como incluí-los na alimentação?

Família tomando café da manhã
É possível garantir todos os micro e macronutrientes desde o café da manhã. Saiba mais!

Agora que você já sabe a importância e as principais características da alimentação de macro e micronutrientes, descubra como consumi-los nas refeições do dia a dia, como café da manhã, almoço e jantar.

Devido à correria do dia a dia, deixamos de nos alimentar corretamente e, consequentemente, acabamos consumindo pouca variedade de alimentos ricos em micronutrientes e macronutrientes. Sendo assim, o primeiro passo consiste em investigar a quantidade correta de cada um para o seu organismo. Mas, afinal, como fazer isso, na prática?

Neste primeiro momento, é extremamente importante marcar uma consulta com um nutricionista para analisar os seus hábitos alimentares. Ao entender o seu caso e/ou de qualquer outro paciente, é possível propor uma dieta saudável, diversificada e equilibrada, atendendo todos os grupos de alimentos que não podem faltar no seu prato.

Em relação aos alimentos macronutrientes, é possível adotar uma reeducação alimentar com a inclusão de frutas, legumes, grãos e algumas fontes ricas em proteínas, como carnes brancas e/ou ovos. Já os micronutrientes, podem ser colocados na sua rotina alimentar por meio de legumes, peixes, carnes vermelhas, leite e derivados.

Ou seja, o segredo está na maneira como cada pessoa planeja as suas próprias refeições. Ao direcionar a sua atenção para o café da manhã — uma das alimentações mais importantes —, por exemplo, é possível se alimentar de maneira saudável, sem esquecer de nutrientes essenciais. A mesma atenção precisa acontecer em todas as outras refeições, combinado?

Com a ajuda de um profissional, é possível montar um planejamento alimentar e diversificar os alimentos que vêm sendo ingeridos e, consequentemente, promover mais saúde para o seu organismo por meio dos micronutrientes e macronutrientes.