Você tem o hábito de fazer exercícios para trapézio? Se em algum momento já sentiu dores nas costas ou percebeu que a postura está incorreta, saiba que é muito importante incluir um treino para exercitar este par de músculos presentes na parte posterior do pescoço e tórax. 

exercícios para trapézio
Você tem o hábito de treinar o trapézio? Saiba mais!

Para tirar as principais dúvidas relacionadas ao trapézio, confira tópicos você encontrará ao longo deste artigo:

Continue a leitura com a gente para não perder nada! 

Por que é importante treinar o trapézio?

mulher fazendo remada alta
Quer melhorar a postura e prevenir as dores nas costas? Confira!

Geralmente, as pessoas treinam o trapézio em busca da estética, uma vez que é possível deixá-lo mais forte e bonito. No entanto, treiná-lo vai além da beleza, é uma maneira de fortalecer este músculo importante para a manutenção postural, sendo essencial para as demais funções do corpo.

Segundo o profissional de educação física Jessé Ramos, formado pela Universidade Paulista (Unip), o trapézio é tão importante quanto qualquer outro músculo, sendo preciso incluir exercícios focados nele, uma vez que ele tem função na estabilização da cintura escapular. “Ele é importantíssimo para execução de exercícios dos membros superiores, principalmente para costas e ombros”, explica. 

Mas, afinal, o que é cintura escapular? É o nome dado para alguns músculos e articulações, como, por exemplo, o trapézio. Tem como função ajudar na transferência de força para a coluna vertebral, permitindo que os membros superiores tenham mais amplitudes dos movimentos feitos no dia a dia.  

Além disso, o trapézio ajuda a manter a coluna e a cabeça ereta, reduzindo os problemas relacionados à coluna corcunda e prevenindo a hérnia de disco cervical. Por isso, nada de pular os exercícios focados neste músculo, combinado?

Quais são os benefícios dos exercícios de trapézio?

Todos os músculos do corpo podem ser exercitados, sendo benéfico para a saúde do corpo. Isso não seria diferente no que diz respeito ao trapézio, né? Uma vez que um dos seus principais benefícios é a correção da postura, por exemplo. 

“O trapézio é um músculo grande localizado na parte posterior do pescoço e torácica (costas), fortalecendo essa região seu tronco terá melhor sustentação melhorando o que chamamos de ombro protuso (ombro caído e curvado)”, comenta Ramos.

Além disso, o profissional de educação física explica que além da postura, os exercícios de trapézio ajudam a melhorar a estabilização dos movimentos, como, por exemplo, o controle motor e a locomoção reflexa. “Possibilita melhor estabilidade na região escapulotorácica devido à sua inserção na escápula, clavícula e acrômio, evitando dores e lesões na região do ombro”, complementa.

Fora a melhora da estabilidade e correção dos problemas posturais, o treino de trapézio contribui para quem deseja ter mais força, sabia? Com este benefício em dia, é possível melhorar o desempenho em outros exercícios, inclusive alguns para os membros inferiores.

Quais cuidados é preciso ter na hora de treinar o trapézio?

halteres
Ao treinar o trapézio, lembre-se: excesso de peso não significa resultado

Mesmo não sendo um dos músculos mais exercitados pelas pessoas, é importante se atentar aos erros mais comuns para corrigi-los, né? Afinal, além de ser prejudicial à saúde, uma vez que pode causar lesões, você não conseguirá os resultados estéticos. 

“O trapézio tem participação fundamental em exercícios para ombros e costas, manter uma boa postura durante a execução, controlar a carga e evitar os excessos de estímulos, respeitando o descanso muscular, farão os seus resultados aumentarem significativamente”, orienta.

A seguir, nós selecionamos alguns outros erros bastante comuns entre as pessoas que treinam o trapézio para você evitar na hora do treino: 

  • Falta de dedicação;
  • Excesso de carga na hora da execução;
  • Não treinar os outros grupos musculares;
  • Pouca variação de exercícios no plano de treino;
  • Girar os ombros durante o exercício de encolhimento;
  • Não pedir orientação de um profissional de educação física.

3 exercícios de trapézio para incluir na rotina de treino

homem mais velho treinando o trapézio
Quer melhorar os seus resultados no treino de trapézio? Confira alguns exercícios!

Agora que você já sabe a importância, nada melhor do que aprender alguns movimentos para incluir no seu plano de treino, né? Para te ajudar, Ramos separou os melhores exercícios para trapézio para fortalecer este músculo no seu corpo.

1 – Encolhimento de ombros (com barras ou halteres)

  • Primeiro, escolha entre barra ou halter para este exercício;
  • Em seguida, fique de pé e segure o equipamento com os braços esticados para baixo. Lembre-se de mantê-los juntos ao corpo;
  • Depois, encolha os ombros em direção a cabeça, como se estivesse puxando para cima;
  • Retorne à posição inicial e repita o movimento.

2 – Crucifixo inverso livre com halteres 

  • Primeiro, escolha os pesos dos halteres. Nem tão leve e tampouco pesado;
  • Em seguida, deite-se em um banco, apoiando o abdômen e o tórax. Lembre-se de deixá-lo em uma altura em que seus braços consigam se movimentar sem encostar no chão;
  • Segure um halter em cada mão e deixe os seus braços semiflexionados;
  • Depois, eleve os braços na lateral do corpo até a linha do tronco;
  • Volte à posição inicial e repita o movimento. 

3 – Remada alta com barra

  • Após escolher pegar a barra e colocar o peso, fique de pé e segure o equipamento com as palmas das mãos voltadas para o corpo;
  • Puxe a barra para cima até a altura dos ombros;
  • Lembre-se de não elevar muito os cotovelos e desça a barra de maneira controlada até a posição inicial;
  • Repita o movimento novamente. 

Gostou dessas sugestões de exercícios para trapézio? Ao executar, procure pelo profissional de educação física da sua academia para mais orientações, bem como para a quantidade de séries e repetições.