Você já ouviu falar sobre higiene mental? É um conceito que se refere aos cuidados com a mente para promover o bem-estar e a saúde mental. 

Da mesma forma que cuidamos de nossa higiene pessoal para manter o corpo limpo e saudável, a higiene mental envolve cuidados para manter o bem-estar mental. Funciona como uma limpeza na nossa mente, ajudando a reduzir o estresse, a ansiedade e outros problemas emocionais. 

A importância da higiene mental

higiene mental
A higiene mental ajuda a reduzir o estresse e promove o equilíbrio emocional

Cuidar da nossa saúde mental é tão importante quanto cuidar da nossa saúde física, pois só assim alcançaremos o bem-estar completo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 26,8% das pessoas possuem diagnóstico de transtorno de ansiedade no Brasil.

Manter uma rotina de higiene mental ajuda a prevenir problemas de saúde, como depressão e ansiedade. Ela surge como amiga nesse processo para enfrentar os problemas emocionais que afetam a qualidade de vida. 

Investir na nossa saúde mental é como investir em nosso bem-estar, portanto a higiene mental é algo que devemos incorporar em nossas rotinas. Aqui estão alguns benefícios:

Redução do estresse

É normal que com a correria do dia a dia os sintomas de estresse apareçam. A prática de hábitos saudáveis para a mente, como o yoga e a meditação, pode ajudar a reduzir esses sintomas. 

Quando cuidamos das emoções e fortalecemos nossa mente, ela fica mais resistente ao estresse e às pressões da vida.

Promoção do equilíbrio emocional

A higiene mental pode ajudar a regular as emoções e prevenir problemas de saúde que podem ser causados pelo desequilíbrio emocional. 

É uma importante forma de autocuidado que envolve a prática de atividades que proporcionam bem-estar, como descobrir novos hobbies, se exercitar, optar por uma alimentação saudável e fazer o descanso adequado. O autocuidado ajuda a recarregar as energias e manter o equilíbrio emocional.

Mudar e adotar novos hábitos pode ser uma tarefa difícil para certas pessoas, portanto, seja gentil consigo mesmo e lembre-se de ser paciente.

Melhora da autoconsciência

A higiene mental envolve a prática da autoconsciência. Isso permite que você se conheça melhor, entenda suas emoções, pensamentos e comportamentos.

Quando você está ciente de suas emoções, pode identificar e abordar problemas emocionais antes que eles se agravem.

Tomada de decisões

Quando a mente está limpa e equilibrada, você fica melhor mentalmente para tomar decisões. A clareza mental é importante para avaliar as situações de forma adequada e fazer escolhas que levem a resultados positivos.

Muitas vezes, envolvemos nossas emoções em decisões importantes da nossa vida. Uma boa higiene mental nos ajuda a entender e controlar essas emoções, evitando que elas influenciem as escolhas.

Como funciona a higiene mental

homem lendo livro
Momentos de lazer ajudam a promover a higiene mental. Saiba mais!

Segundo uma pesquisa recente feita pela Global Health Service Monityor, a preocupação com transtornos mentais cresceu quase três vezes em apenas quatro anos. Em 2018, 18% dos brasileiros se preocupavam com tópicos como a depressão e a ansiedade. Em 2022, esse número saltou para 49%.

Visando contornar os dados alarmantes sobre transtornos mentais, a higiene mental é um conjunto de práticas que promovem a saúde e o bem-estar emocional. Ela funciona por meio de hábitos e cuidados que ajudam a manter o equilíbrio. Assim como a higiene física, que nos ajuda a manter o corpo limpo, a higiene mental nos ajuda a manter a mente saudável.

Ao praticar a higiene mental, você consegue entender e gerenciar melhor suas emoções, além de reduzir o estresse e manter a clareza mental. Todo esse pacote de benefícios permite que você tome decisões assertivas ao longo da vida. 

Autocuidado

Reserve um tempo para praticar atividades que lhe tragam diversão e relaxamento, seja praticando um hobby, lendo um livro, fazendo uma caminhada ou simplesmente descansando. É fundamental dedicar um tempo para você.

O autocuidado é uma ferramenta para melhorar sua autoestima e a qualidade de vida. Quando nos sentimos bem com nós mesmos, somos mais resilientes aos desafios.

Pratique atividade física

homem na esteira
A prática de atividade física ajuda a liberar os hormônios da felicidade e do bem-estar

Cuide do seu corpo, pois a saúde física está ligada à saúde mental. É recomendável manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios regularmente, o que pode melhorar seu humor e diminuir o estresse proporcionado pela correria do dia a dia. 

A prática regular de exercícios também pode melhorar a qualidade do sono, o que é essencial para a higiene mental. Um sono adequado ajuda na regulação emocional e na recuperação do bem-estar mental.

Com o programa Total Fit da TotalPass, você tem acesso a milhares academias espalhadas pelo Brasil. Além disso, pode aproveitar treinos on-line para se exercitar quando e onde quiser.

Ajuda profissional

Não hesite em procurar ajuda profissional, como terapia, quando necessário. Os profissionais de saúde podem fazer uma avaliação individual e oferecer tratamentos adequados.

Um psicólogo pode fornecer aconselhamento e apoio emocional, ajudando as pessoas a compreender e a gerenciar seus sentimentos. Dessa forma, fica mais leve lidar com os desafios emocionais, além de promover o desenvolvimento pessoal de cada pessoa. 

Meditação e mindfulness

A meditação e o mindfulness são práticas que têm ganhado destaque como ferramentas para promover a higiene mental e o bem-estar emocional. Existem várias formas de meditação, mas todas compartilham o objetivo de acalmar a mente e reduzir o fluxo de pensamentos. 

Meditar permite que você se conecte consigo mesmo. Isso promove o autoconhecimento, ajudando você a entender melhor suas emoções e pensamentos. 

Total Mind

Já imaginou ter acesso a serviços exclusivos que contemplam meditação e psicologia on-line, em uma única mensalidade? Com o Total Mind da TotalPass, você pode isso e muito mais. 

São mais de cinco mil psicólogos disponíveis para consulta de acordo com o tema do seu interesse. Além disso, é possível aliviar a ansiedade e o estresse por meio da meditação guiada com o Zen App. 

Sua empresa ainda não oferece o benefício da TotalPass? Indique-a para nós. Com o nosso benefício, você tem a possibilidade de cuidar do seu bem-estar físico e mental em sua totalidade. Comece agora mesmo.