Eis a questão: quais ações colocar para atrair novos alunos na sua unidade fitness na Black Friday? Assim como em qualquer outro negócio, a Black Friday academia é uma ótima oportunidade para divulgar os serviços, atrair novos clientes e, sobretudo, aumentar o rendimento. 

black friday academia
Quer alavancar a sua academia na Black Friday? Saiba mais!

Para que isso seja possível, é preciso traçar algumas estratégias com antecedência para que todos da sua unidade estejam preparados para bombar na última sexta-feira de novembro. 

A seguir, nós abordaremos os seguintes tópicos: 

Ficou curioso(a), dono(a) de academia? Continue a leitura para não perder nada!

Investir ou não investir em Black Friday academia?

mulher no telefone
A Black Friday é uma ótima oportunidade para aumentar as vendas da sua academia

Comemorada na última sexta-feira do mês de novembro, a Black Friday é um evento conhecido pelas pessoas por ser um dia com muitas promoções e descontos em produtos e serviços. Por outro lado, pela visão das empresas, é uma oportunidade de fidelizar novos clientes e, sobretudo, aumentar os lucros.

No que diz respeito ao mercado fitness, este setor não fica de fora, sabia? Afinal, este é o momento que muitas academias têm para trocar os planos antigos, renovar as matrículas e até mesmo incluir novos produtos e serviços nos contratos dos alunos. 

Para as unidades fitness que desejam atrair novos alunos, a Black Friday é uma ótima oportunidade, visto que ajuda a despertar o interesse daquelas pessoas que não praticam atividade física, sendo uma boa ocasião para abordar assuntos voltados à saúde e ao bem-estar

Afinal, sabemos que existem meses em que as academias estão mais cheias e em outras mais vazias, sendo assim, esta é a hora de prospectar novos clientes e, consequentemente, fechar muitas vendas a partir de todos os serviços ofertados. Ainda mais com a chegada dos meses mais quentes. 

Quais são os benefícios da Black Friday para o negócio?

alunos conversando na academia
A Black Friday ajuda a aumentar o fluxo de alunos na sua unidade. Confira outros benefícios!

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre investir ou não investir na Black Friday na sua academia, nós selecionamos alguns benefícios para o seu negócio ao participar desta ação. Confira: 

  • Fidelizar os alunos à marca;
  • Impulsionar a marca nas mídias sociais;
  • Anunciar novas modalidades e pacotes especiais;
  • Incluir upgrades de serviços ou produtos nos planos;
  • Divulgar os diferenciais da empresa em relação à concorrência;
  • Fechar novos contratos e realizar renovações dos contratos antigos;
  • E muito mais!

Embora a Black Friday aconteça na sexta-feira, as academias podem aproveitar desta ação para colocar em prática as suas ofertas e novidades ao longo da semana, ou seja, não apenas no dia que acontece, justamente para preparar o público.  

4 dicas para organizar a Black Friday na sua academia

menina na recepção da academia
Confira algumas dicas para organizar as suas ações de Black Friday

Quer bombar a sua academia ou estúdio fitness na Black Friday? Para te ajudar, nós separamos algumas ideias para o seu negócio vender muito mais. Antes de qualquer coisa, é preciso se atentar aos seguintes pontos:

  • Senso de urgência: acelerar as negociações, uma vez que a pessoa terá pouco tempo para conseguir os descontos, por exemplo;
  • Senso de escassez: estimular o desejo de adesão ao serviço para que o cliente não pense tanto ou arrisque ficar sem;
  • Senso de exclusividade: ofereça serviços e produtos exclusivos para os novos alunos e para as rematrículas.

Após se atentar aos pontos acima, confira algumas dicas e ações para a Black Friday academia da sua unidade se destacar em relação à concorrência: 

1 – Prepare a sua equipe 

Antes de qualquer coisa, é preciso que a recepção da sua academia esteja preparada para receber os novos clientes ou para atendê-los via telefone, caso a sua unidade ofereça este serviço. 

Por isso, ofereça treinamentos para que todos tenham um atendimento de qualidade. Acima de tudo, certifique-se de que todos os funcionários estão sabendo das promoções e serviços ofertados na Black Friday, combinado? Dessa forma, é possível contornar qualquer tipo de objeção ou constrangimento com o cliente. 

2 – Divulgue as promoções com antecedência 

Nada de deixar para a última hora, viu? O sucesso do negócio está em instigar os clientes. Ao saberem com antecedência os serviços ofertados e, consequentemente, as promoções da sua academia, isso vai despertar o senso de escassez e exclusividade, fazendo com que fiquem atentos e não percam a data. 

Mas, afinal, onde divulgar? A divulgação pode ser feita de dois modos: presencial e on-line. Enquanto a primeira terá banners e panfletos espalhados pela unidade, a segunda é onde você comunicará todas as pessoas, sejam alunas ou não, em suas mídias sociais. É muito importante que a comunicação seja clara e objetiva, justamente para não haver qualquer tipo de ruído.  

3 – Invista em parceria 

Embora o objetivo seja divulgar a sua academia, como planos, modalidades e serviços disponíveis, é possível fazer parceria com outras empresas do segmento fitness, como, por exemplo, lojas de suplementos ou marcas de roupas esportivas — caso não sejam ofertadas no seu espaço, é claro. 

Desse modo, é possível oferecer brindes ou até mesmo kits promocionais para os seus alunos que renovarem o contrato ou para aqueles que aderiram aos serviços da sua academia. Ou usar algo como: “ganhe 50 desconto na marca X ao fechar um plano trimestral com a gente”. 

4 – Não minta nos descontos 

Quantos casos você já ouviu falar de empresas que colocaram algum desconto nos produtos, sendo que, na verdade, tratava-se de um produto que subiu o valor apenas para mostrar que foi dado o desconto? Acredite ou não, mas isso é mais comum do que muitas pessoas imaginam.

Por isso, nada de enganar o consumidor, ofereça descontos reais nos seus serviços e, acima de tudo, preços atrativos e que sejam competitivos com a sua concorrência. Além de chamar a atenção dos seus alunos e daqueles que ainda se matricularão, é uma maneira de mostrar que a sua unidade tem credibilidade. 

Se preferir, compartilhe uma pesquisa entre os alunos para saber quais descontos são interessantes. A partir disso, é possível promover ações mais assertivas.  

Agora que você já sabe como se planejar na Black Friday, confira algumas ideias de promoções para chamar a atenção do seu público:

  • Desconto no 1º mês;
  • Experimente 30 dias com 50% de desconto;
  • Feche o plano anual e ganhe dois meses grátis;
  • Faça upgrade de plano e ganhe 50% de desconto;
  • Matricule-se com um amigo ou familiar e ganhe o 1º mês grátis;
  • Renove a matrícula e ganhe uma modalidade grátis por três meses;
  • Feche um semestre e ganhe uma modalidade de sua preferência pelo tempo contratado.

Estas são apenas algumas ideias. O mais importante é usar a criatividade e oferecer promoções atrativas para agradar todos os públicos e, sobretudo, aumentar a visibilidade e o lucro da sua academia