Celebrado no dia 10 de outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental é uma data de extrema importância para a população, principalmente para as empresas que se preocupam com o bem-estar de todos os colaboradores. Afinal, em decorrência de muitos problemas mentais e emocionais, muitos profissionais têm se afastado para cuidar da saúde. 

Dia Mundial da Saúde Mental
Entenda a importância de cuidar da saúde mental dos colaboradores

Pensando nisso, para ajudar você, RH ou líder, a promover um espaço de cuidado no dia a dia dos colaboradores, nós abordaremos os seguintes tópicos ao longo deste artigo sobre o assunto: 

O que é o Dia Mundial da Saúde Mental?

A sua empresa tem dado a devida atenção à saúde mental dos colaboradores? Visando esse olhar de cuidado, o Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado anualmente no dia 10 de outubro, traz como reflexão e conscientização a importância de cuidar da mente em todos os momentos da vida. 

Segundo o site do Ministério da Saúde, a data foi implantada no ano de 1992 por meio da Federação Mundial de Saúde Mental, cujo intuito é quebrar os tabus existentes sobre o tema e, consequentemente, alertar a sociedade sobre os cuidados em prol da qualidade de vida

Conforme alguns dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil lidera o ranking entre os países da América Latina com mais casos de ansiedade e depressão, totalizando 19 milhões de pessoas que enfrentam transtornos mentais. 

Vale lembrar que, em muitos casos, estão atrelados às condições de trabalho, uma vez que a população passa maior parte do tempo trabalhando.

Quais são os benefícios de cuidar da saúde mental dos colaboradores?

mulher tranquila no trabalho
Ao cuidar da saúde mental e emocional, é possível obter muitos benefícios para a sua empresa

Não é novidade para nenhuma empresa: colaboradores felizes e saudáveis tendem a ser mais produtivos, melhorando a qualidade do trabalho. No entanto, quando a empresa se preocupa com a saúde mental, é possível perceber muitos outros benefícios no dia a dia. Confira: 

  • Melhora a motivação do time;
  • Promove o clima e a cultura da empresa;
  • Reduz a taxa de turnover e absenteísmo;
  • Aumenta a atração e retenção de talentos;
  • Estreita o relacionamento entre os colaboradores;
  • E muito mais!

Mas para que a sua empresa consiga ter estes e muitos outros benefícios, é preciso traçar algumas estratégias em parceria com o time de Recursos Humanos. A pergunta é: o que a empresa tem feito para melhorar a saúde mental dos colaboradores? 

Quais ações o RH pode tomar para cuidar dos colaboradores? 

colaborador e psicóloga
Confira algumas ações para cuidar da saúde mental dos colaboradores

Quando o assunto é os cuidados com a saúde mental dos colaboradores, muitas ideias vêm à mente, né? No entanto, o primeiro passo é entender quais são as necessidades das pessoas que fazem parte do seu time e, a partir disso, colocar em prática algumas ações. 

Para isso acontecer, é importante manter uma relação próxima com os colaboradores. Depois, seja no feedback ou durante as reuniões, pergunte a todos quais iniciativas voltadas à saúde mental cada um considera importante para melhorar o dia a dia na organização. Após ter todas essas informações, é possível traçar estratégias assertivas. 

A seguir, nós selecionamos um checklist com algumas ideias de ações para você colocar em prática na sua gestão:

  1. Crie um canal de acolhimento; 
  2. Inclua aulas de ginástica laboral;
  3. Incentive o tempo de pausa no trabalho;
  4. Incentive a prática regular de atividade física;
  5. Organize palestras e workshops com especialistas;
  6. Ofereça benefícios corporativos de saúde integrada;
  7. Realize o cumprimento de todas as normas de medicina e segurança do trabalho;
  8. Promova rodas de conversas com profissionais da área da saúde, como psicólogos.

Os benefícios da TotalPass para a sua empresa

Quer levar mais saúde e bem-estar para a rotina de todos os seus colaboradores? A TotalPass é um benefício corporativo de saúde integrada que não pode faltar na sua empresa!

Com o Total Fit, você e todos os seus colaboradores têm acesso a milhares de academias e estúdios fitness espalhados por todo o Brasil. Além disso, é possível encontrar mais de 250 opções de modalidades para experimentar, como musculação, yoga, pilates, beach tennis, natação e muito mais!

Além dos cuidados com a saúde física, nós contamos com o Total Mind, um serviço de saúde mental com mais de cinco mil psicólogos pela Psicologia Viva e mais de 400 áudios de meditação guiada pelo Zen App para cuidar do bem-estar da sua equipe. Sem contar muitos outros serviços on-line para usar quando e onde quiser! 

Gostou e quer aderir ao benefício TotalPass na sua empresa? Indique agora mesmo: