Já sentiu dor nas costas alguma vez? Embora muitas pessoas pensem que a principal causa seja o “mau jeito”, saiba que, na verdade, existem muitas causas e elas podem variar de pessoa para pessoa. Sendo assim, é muito importante conhecê-las e, a partir disso, procurar o tratamento correto. 

dor nas costas
Conheça as principais causas da dor na região das costas

Pensando nisso, se essa também é uma dúvida sua, nós responderemos os seguintes tópicos ao longo deste artigo: 

  • Quais as principais causas de dor nas costas?
  • Quais são os tratamentos para dor nas costas?
  • Quando procurar um médico para a dor nas costas? 
  • Uma pessoa com dor nas costas pode treinar?

Quais as principais causas de dor nas costas?

Antes de qualquer coisa, nós temos uma pergunta para fazer a você: já sentiu dor nas costas no final do dia (após um dia longo de trabalho) ou ao acordar? Caso isso já tenha acontecido, saiba que existem muitas causas, como, por exemplo, má postura, problemas de saúde, excesso de atividade física, qualidade do sono e até mesmo sedentarismo.

Segundo um estudo desenvolvido pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), 41% das pessoas entrevistadas responderam que sentem dores na coluna. 

No entanto, conforme um dado coletado na Pesquisa Nacional de Saúde pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2013, a porcentagem de pessoas com dor era bem menor, totalizando 18,5%. Ou seja, de alguns anos para cá, principalmente após a pandemia e devido aos hábitos ruins, as pessoas tiveram um aumento nas dores nas costas. 

Sendo assim, para que a dor nas costas não seja tão frequente, é preciso entender as principais causas. Confira algumas delas:

Problemas posturais 

Mulher com dor nas costas por causa da postura
Como está a sua postura? Saiba mais!

Devido à correria da própria rotina, principalmente no trabalho, é muito comum que algumas pessoas tenham dor nas costas. Este desconforto na região dorsal surge pela falta de atenção à maneira correta de sentar ou até mesmo por ficar longos períodos na mesma posição, visto que a postura incorreta aumenta a sobrecarga do próprio peso.  

Lembre-se: além do trabalho, os hábitos (ou vícios) posturais em casa podem ter relação com a dor nas costas. 

Problemas de saúde

Sim, pode parecer que não, mas alguns problemas de saúde também podem ter relação com a dor nas costas. Condições médicas, como, por exemplo, doenças neurológicas (hérnia de disco e enxaqueca), ortopédicas (artroses) e reumatológicas (artrites e osteoporose) podem causar dores leves, moderadas ou intensas, variando a intensidade de pessoa para pessoa.

Além desses problemas, existem muitos outros que podem estar associados aos sintomas de dor nas costas, desde infecção na coluna até complicações na bexiga ou nos rins.

Excesso de atividade física

Praticar atividade física traz inúmeros benefícios à saúde física e mental, né? No entanto, vale lembrar que o excesso de treino pode contribuir para a dor nas costas. Mas, afinal, por que isso acontece?

Independente da modalidade escolhida, movimentos repetitivos, excesso de carga e até execução errada do movimento podem causar estresse muscular na região das costas e, consequentemente, desconfortos. Além disso, a falta de descanso também pode ser uma das causas, visto que o corpo precisa se recuperar do treino. 

Qualidade do sono

Homem dormindo
A qualidade do sono pode causar dor nas costas

Você tem dormido direito nos últimos dias? A qualidade do sono pode ter ligação com as dores nas costas. Sendo assim, o primeiro ponto de atenção é sobre o colchão. Afinal, quando ele está duro, mole ou muito velho, o corpo não consegue descansar por completo. 

Além disso, é importante prestar atenção à postura mantida na hora de dormir, uma vez que podem intensificar a dor e causar má circulação na região dorsal. Por isso, na hora de dormir, nada de deitar de barriga para baixo, combinado?  

Sedentarismo 

O excesso de atividade física pode causar dor nas costas, mas, por outro lado, não se movimentar é ainda pior e pode piorar as dores, bem como outras complicações relacionadas à saúde.  

Isso acontece porque quando o corpo não está em movimento, os músculos ficam enrijecidos, visto que eles não estão sendo fortalecidos. Com isso, toda a região da coluna passa a sentir desconfortos, dores e até mesmo alterações das curvas fisiológicas da coluna vertebral, dando início aos problemas de saúde, como hérnia de disco e artroses.

Quais são os tratamentos para dor nas costas?

O tratamento para dor nas costas pode considerar desde a gravidade até os sintomas do paciente. Ao identificar o problema central, é solicitado o tratamento por meio de supervisão médica. Para te ajudar a entender quais são os cuidados mais comuns, nós separamos uma lista:

  • Cirurgia;
  • Acupuntura;
  • Fisioterapia;
  • Medicamentos;
  • Massagem terapêutica;
  • Prática de atividade física;
  • Mudanças no estilo de vida;
  • Injeções de corticosteroides.

Quando procurar um médico para a dor nas costas? 

Quando procurar ajuda médica é sempre uma das dúvidas mais frequentes, né? Portanto, o auxílio de um profissional da área da saúde é recomendável quando as dores forem muito fortes. Caso a dor seja leve ou moderada, é importante acompanhar a persistência. 

Mas atenção: procure sempre um hospital mais próximo para analisar as possíveis causas. Afinal, quanto antes você tiver o diagnóstico, mais rápido será a indicação de algum tratamento. 

Uma pessoa com dor nas costas pode treinar?

Dor nas costas na academia
Será que uma pessoa com dor nas costas pode praticar atividade física? Saiba mais!

Muitas pessoas ficam na dúvida sobre treinar ou não treinar quando está tendo problemas com as dores na região das costas. Caso essa seja também a sua dúvida, saiba que a prática regular de atividade física é mais do que recomendada.

Ao se exercitar regularmente, além de melhorar o rendimento nas tarefas da rotina e trazer mais disposição, movimentar-se não agrava o problema, pelo contrário, pode até mesmo resolver os problemas causados pela dor nas costas.

Por isso, se o seu objetivo é minimizar a dor nas costas, aposte em modalidades que não causem tanto impacto na região dorsal, visto que podem trazer sobrecarga na coluna, por exemplo. Sendo assim, opte por aulas de hidroginástica, natação, funcional, musculação, alongamento, pilates e/ou yoga.  

Por último, mas não menos importante, além de escolher a modalidade, é importante procurar a ajuda de um profissional da área da saúde, como médico ou fisioterapeuta. Após seguir todas as recomendações, o profissional de educação física poderá te dar todo suporte a partir da avaliação médica prévia.