Símbolo de combate e resistência, visto que é uma representação cultural afro-brasileira, a capoeira é uma modalidade praticada por muitas pessoas ao redor do país e, consequentemente, do mundo. Pensando nisso, nada melhor do que conhecer melhor esse esporte, né?

capoeira
Quer praticar uma modalidade nova? Conheça a capoeira!

A seguir, nós responderemos as seguintes dúvidas sobre a capoeira:

Ficou interessado(a)? Continue a leitura com a gente!

O que é capoeira?

Embora a capoeira seja conhecida como uma modalidade de combate, visto as técnicas de artes marciais, vale lembrar que ela é uma expressão/manifestação cultural criada na época da escravidão, onde os escravos usavam desta técnica com o objetivo de se defender das violências que sofriam.

Por outro lado, havia preconceitos enfrentados pela modalidade, uma vez que era apenas vista como espetáculo pelos senhores de engenho, Manoel dos Reis Machado, também conhecido como Mestre Bimba, realizou algumas alterações na modalidade, adicionando novas técnicas e movimentos de outras lutas, criando a capoeira regional. 

Enquanto a capoeira Angola está relacionada ao estilo praticado pelos escravos, com movimentos mais lentos e rasteiros, a regional possui movimentação mais rápida e novos golpes, trazidos pelo Mestre Bimba.

Como características principais, pode-se dizer que ela reúne dança, música, movimentos corporais e, sobretudo, golpes e movimentos ágeis. Ou seja, uma fusão de cultura numa só modalidade.  

Quais são os benefícios da modalidade para a saúde?

Assim como qualquer outra modalidade, principalmente aquelas voltadas à luta, ela possui um dos benefícios mais falados pelos praticantes: a disciplina, fazendo com que o praticante aprenda a ter mais respeito ao próximo e a si mesmo.

capoeira em grupo
A capoeira é uma prática que ajuda a melhorar a relação interpessoal

Além disso, é possível perceber benefícios à saúde física e mental, permitindo que a pessoa viva com mais qualidade em todos os momentos da vida. A seguir, nós selecionamos uma lista com alguns deles:

  • Amplia a coordenação motora;
  • Promove a definição do corpo;
  • Melhora a flexibilidade corporal;
  • Contribui para a interação social;
  • Eleva a autoestima e a autoconfiança;
  • Trabalha diversos grupos musculares;
  • Ajuda a melhorar a qualidade do sono;
  • Auxilia no processo de emagrecimento;
  • Estimula o fortalecimento cardiovascular;
  • Alivia a sensação de estresse e ansiedade;
  • Ativa a circulação sanguínea corporal e cerebral;
  • E muito mais!

Vale lembrar que para ter acesso aos benefícios, é importante procurar uma academia que ofereça a modalidade, combinado? Deste modo, será possível ter todas as instruções necessárias para a prática. 

Quem pode praticar o esporte?

criança fazendo capoeira
A capoeira é uma modalidade inclusiva. Saiba mais!

Diferente do que muita gente pensa em relação à modalidade, a capoeira pode ser praticada por todas as pessoas, independente da idade ou sexo, ou seja, crianças, adolescentes, adultos e idosos, bem como homens e mulheres, são bem-vindos. 

Além disso, é possível adaptar alguns movimentos dela para as pessoas que possuem algum tipo de deficiência física ou limitações intelectuais, tornando-a inclusiva. 

Por outro lado, é importante procurar um médico e realizar exames de rotina para entender quais são as condições de saúde, justamente para que o treino seja alinhado às particularidades de cada aluno. 

Onde encontrar capoeira para treinar?

Gostou da capoeira, mas não sabe onde fazer aula? Na TotalPass, você tem acesso a milhares de academias e estúdios fitness espalhados por todo o Brasil. Entre tantas modalidades de arte marcial, a capoeira faz parte da nossa lista para experimentar quando e onde quiser. 

Abra agora o mesmo o seu app da TotalPass, selecione buscar academias e filtre pela modalidade de sua preferência. Se preferir, é possível encontrar uma academia perto de você pelo nosso site – clique aqui

Não deixe para depois, comece a treinar capoeira e outras modalidades de sua preferência com a TotalPass!