Quando falamos em ambiente de trabalho, é fácil vir à mente pensamentos sobre prazos, metas e entre outros conceitos corporativos. No entanto, há um aspecto fundamental que muitas vezes é negligenciado: a ergonomia no escritório.

Apesar de ainda não ser uma prioridade nas empresas, investir na ergonomia no escritório é importante para o bem-estar dos colaboradores, seja onde for o escritório deste colaborador: no ambiente corporativo ou no trabalho remoto.

ergonomia no escritório
Conheça mais sobre a importância da ergonomia no ambiente de trabalho

Neste texto, vamos explorar a importância desse tema no contexto profissional, destacando seus benefícios tanto para os colaboradores quanto para as empresas. Vamos lá?

Confira abaixo os tópicos que vamos abordar:

O que é a ergonomia no escritório?

Você já se sentiu desconfortável ou cansado demais depois de passar horas trabalhando? Sabia que isso pode ser resultado de falta de ergonomia no ambiente? Mas o que é ergonomia afinal?

Calma, a gente vai explicar… A ergonomia no escritório, basicamente, é sobre como projetar o ambiente de trabalho para se adequar às necessidades e capacidade do ser humano, seja em casa ou no presencial. Isso significa criar um espaço que promova conforto, saúde e condições para realizar suas tarefas sem prejudicar a si mesmo.

Investir em ergonomia não é apenas uma questão de conforto, mas também de produtividade e, principalmente, saúde. Geralmente, quando os colaboradores estão se sentindo bem, tendem a ser mais engajados no seu trabalho. Além disso, proporcionar um espaço ergonômico também é capaz de reduzir o número de lesões relacionadas ao trabalho.

Como evitar dores ou doenças pela falta de ergonomia na empresa?

mulher com problema na coluna devido à falta de ergonomia no escritório
Confira os principais problemas causados pela falta de ergonomia no trabalho

Vícios posturais, tendinite e má circulação são três problemas bastante recorrentes quando a falta de ergonomia está presente no ambiente de trabalho. Por isso, é importante entender porque elas acontecem e como evitar no dia a  dia.

Abaixo, nós listamos algumas ideias de boas práticas no escritório:

Problemas de postura

Quem nunca sentiu aquela dor chata na lombar depois de um longo dia de trabalho? Pois é, a má postura pode ser a culpada.

Por isso, é fundamental manter a postura durante os dias de trabalho. Portanto, se você senta de qualquer jeito na cadeira, com a coluna torta ou o pescoço curvado, por exemplo, poderá ter problemas por conta disso.

Tendinite

A falta de ergonomia também pode causar dores estranhas nos nossos braços, mãos ou pulsos, o que é conhecido como tendinite. 

Por exemplo, se a nossa cadeira não for ajustada corretamente para a altura da mesa ou se o teclado do computador estiver desalinhado, podemos acabar inclinando os pulsos em uma posição desconfortável enquanto digitamos. Com o tempo, isso pode causar tensão nos tendões, levando à tendinite.

Problemas de circulação

Ficar muito tempo sentado em uma posição ruim pode dificultar a circulação sanguínea, causando inchaço nas pernas e aumentando o risco de problemas mais sérios, como trombose.

Qual a sua importância para a rotina de trabalho?

mulher se alongando na empresa
A ergonomia no escritório proporciona benefícios tanto para o colaborador quanto para empresa

Agora que conhecemos o conceito de ergonomia no escritório, precisamos entender o porquê da sua importância no local do trabalho e alguns pontos que os profissionais de Recursos Humanos (RH) devem ficar atentos. Abaixo, listamos os principais benefícios.

1 – Saúde e bem-estar

A ergonomia ajuda a prevenir lesões e problemas de saúde relacionados ao trabalho, como dores nas costas, nos pulsos e no pescoço. Ao ajustar cadeiras, mesas e equipamentos de trabalho para se adequarem às necessidades do corpo, os colaboradores podem manter uma postura melhor e reduzir o estresse.

2 – Aumento da produtividade

Geralmente, um ambiente de trabalho que é adaptado às necessidade de cada colaborador pode aumentar a produtividade de quem está presente. Quando as pessoas estão se sentindo bem e confortáveis, elas conseguem se concentrar melhor em suas tarefas e, consequentemente, realizar entregas com mais eficiência.

3 – Redução do absenteísmo

Em alguns casos, lesões relacionadas ao trabalho podem levar a dias perdidos e licenças médicas, além de, claro, prejudicar o bem-estar físico do colaborador. 

A ergonomia no escritório pode ajudar a reduzir a taxa de absenteísmo, já que, com o ambiente projetado para atender às necessidades, as pessoas ficam menos propensas a sofrer algum tipo de lesão ou sentir dores que as impeçam de trabalhar.

4 – Satisfação no trabalho

No trabalho presencial, quando os colaboradores estão em um ambiente ergonomicamente projetado, geralmente ficam mais satisfeitos e se sentem bem em estar em um local harmonioso para executar suas tarefas.

Em caso de home office, a empresa pode disponibilizar pequenos utensílios que podem ajudar no dia a dia, como apoio para lombar, braços ou pés, suporte para teclado, além de oferecer outros equipamentos adequados.

5 – Conformidade legal

Em alguns países, existem regulamentações e normas que exigem que as companhias proporcionem um ambiente de trabalho seguro e ergonômico para seus colaboradores.

Geralmente, quando essas regulamentações não são cumpridas, pode resultar em multas ou outras penalidades, o que pode prejudicar a imagem da empresa e gerar uma dor de cabeça que é capaz de prevenir.

Portanto, como profissional de RH, você desempenha um papel fundamental ao promover um local de trabalho com condições favoráveis e que seja o mais confortável possível para todos.

O que há na legislação sobre a ergonomia?

Quando falamos sobre ergonomia no escritório, estamos abordando a forma como o ambiente de trabalho é organizado para garantir o conforto e a segurança dos colaboradores, certo?

Porém, você sabia que a legislação também trata desse assunto? Em termos legais, a ergonomia no escritório é regulamentada por diversas normas, sendo uma das mais importantes, a Norma Regulamentadora 17 (NR-17), emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego. 

Essa norma estabelece diretrizes específicas para a ergonomia no ambiente de trabalho, incluindo aspectos relacionados à equipamentos, segurança e organização.

De acordo com a NR-17, é fundamental que as empresas promovam a adaptação do ambiente de trabalho às características psicofisiológicas dos colaboradores, visando proporcionar condições confortáveis e seguras. 

É importante lembrar que cumprir essas normas não apenas atende às exigências legais, mas também contribui para a saúde e o bem-estar físico e mental de todos os colaboradores, que, acima de tudo, são seres humanos.

Como garantir a ergonomia no escritório?

homem alongando os braços na empresa
Fazer pausas e alongar o corpo é importante para amenizar o risco de lesões

Quando se trata de garantir a ergonomia no escritório, algumas dicas simples podem fazer total diferença para manter a saúde e o conforto dos colaboradores. Afinal, grande parte das pessoas passam a maioria do tempo no local de trabalho.

Primeiro e mais importante, os postos de trabalho devem ser ajustados para se adequar às necessidades individuais de cada pessoa. 

Vamos falar das cadeiras, por exemplo. Já parou para pensar como a cadeira pode amenizar tantos problemas se ajustada corretamente? E que tal a altura da mesa? Trabalhar com ela na altura correta evita dores nas costas e no pescoço. 

Outro ponto importante é incentivar pausas regulares, ou seja, dar um tempo para levantar, esticar as pernas e dar uma pequena caminhada. Isso ajuda a melhorar a circulação sanguínea e reduzir a fadiga muscular.

Um ponto importante para o RH é estar aberto ao feedback dos colaboradores sobre questões no ambiente de trabalho, além de estar pronto para fornecer o suporte necessário. Uma dica também é sempre se manter atualizado sobre as melhores práticas de como projetar um espaço ergonômico.

E no home office?

Com o mundo pós-pandemia e o volume de pessoas que trabalham em casa cada vez maior, torna-se necessário também garantir um ambiente ergonômico fora da empresa.

Pensando nisso, é essencial que as companhias forneçam equipamentos adequados para aqueles que trabalham em casa, como, por exemplo, suportes para monitor, apoios para os pulsos e entre outros acessórios. 

Para reforçar o compromisso com a causa, a empresa também pode fazer treinamentos sobre saúde postural, destacando a importância de uma boa postura durante o trabalho, além de fornecer dicas práticas para evitar problemas, como dores nas costas ou no pescoço.

Com um pouco de cuidado e investimento, é possível garantir um ambiente de trabalho ergonômico em casa e aproveitar todos os benefícios que ele oferece.

Entendeu como cada detalhe pode fazer a diferença? Agora, imagine se todos os colaboradores da sua empresa trabalhassem em um local ergonomicamente adequado. O resultado seria uma equipe ainda mais saudável e produtiva. Excelente, né?

Por fim, incentive os colaboradores a praticarem exercícios de alongamento regularmente. Com o benefício da TotalPass, é possível acessar milhares de academias e estúdios fitness em todo o Brasil, além de inúmeros treinos on-line para se exercitar onde e quando quiser.

E aí, gostou das nossas dicas? Agora que você compreende um pouco mais sobre a importância da ergonomia no escritório, pode consultar outros conteúdos que preparamos para RHs em nosso blog.