Atualmente, existem diversas modalidades esportivas e métodos de condicionamento físico que ajudam a promover a mudança de hábito na rotina, principalmente para quem não pratica atividade física. O pilates com bola, por exemplo, é uma prática versátil e feita com acessório, visando aprimorar cada vez mais as técnicas em prol da melhora da qualidade de vida. 

pilates com bola
Quer incluir a bola de pilates na sua rotina de treino? Saiba mais!

Pensando nisso, se você gosta de praticar pilates ou deseja incluir esta modalidade na sua rotina, é importante conhecer um pouco mais sobre o uso da bola durante o treinamento. A seguir, nós responderemos as seguintes dúvidas:

Vamos lá?

O que é pilates com bola? 

O pilates é uma prática que vem crescendo a cada ano que passa no Brasil e ao redor do mundo, ainda mais sendo um método que reúne exercício físico e técnicas de alongamento, visando trabalhar o corpo de forma integral em prol da saúde e do bem-estar.

No entanto, além de usar a força do próprio corpo para realizar alguns movimentos, é possível utilizar aparelhos e, em alguns casos, acessórios, como, por exemplo, a bola. Também conhecida como bola de ginástica ou bola suíça, ela é usada para promover o equilíbrio corporal em alguns movimentos e, consequentemente, o fortalecimento muscular.

“Existem tamanhos de bolas diferentes e recomendações diferentes para determinados grupos, o que torna a prática muito melhor”, explica Jessé Ramos, profissional de educação física formado pela Universidade Paulista (Unip).

Por que a bola é usada no pilates?

duas garotas treinando pilates com bola
A bola de pilates é um ótimo equipamento para os alunos com pouca consciência corporal

Como explicamos anteriormente, além de garantir a melhora do equilíbrio corporal e do fortalecimento muscular, a bola de pilates é usada de diferentes maneiras para implementar a aula oferecida pelo(a) professor(a). Em outros casos, o acessório é colocado para atender alguma limitação física ou dificuldade que o aluno tenha durante a prática. 

Ramos explica que a bola pode ser usada em diferentes exercícios e, inclusive, para intensificar a aula, ou seja, trazer mais dificuldade para o aluno, fazendo com que evolua entre uma aula ou outra. No entanto, depende da dinâmica proposta pelo professor, respeitando as necessidades de cada pessoa. 

“Por exemplo, a bola traz instabilidade para alguns exercícios, em outros pode oferecer resistência, estimulando força”, comenta o profissional de educação física.

Quais são os benefícios do pilates com bola?

Alongar o corpo é extremamente importante para manter o condicionamento físico em dia, né? No entanto, quando essa dinâmica de aula está ligada com algum acessório, como, por exemplo, a bola de pilates, é possível garantir muitos outros benefícios voltados à saúde do corpo. 

Entre tantos benefícios, Ramos traz o fortalecimento dos músculos profundos, o ajuste do equilíbrio corporal, o aumento da mobilidade, o ganho de flexibilidade e, sobretudo, a melhora da coordenação motora. 

Além disso, devido à correria do dia a dia, é normal sentarmos de qualquer jeito e não nos atentarmos à postura correta, seja em casa ou no trabalho, trazendo à tona algumas alterações posturais. Ao incluir a bola de pilates na rotina, o core e toda a musculatura das costas são fortalecidas, corrigindo o problema.

Sobretudo, o pilates com esse equipamento torna a aula diversificada, tornando-a mais divertida, sendo essencial para manter o aluno interessado na prática. 

O pilates com bola pode ser praticado por todas as pessoas?

idosa praticando pilates com bola junto com sua instrutora
O pilates, com ou sem a bola, é indicado para todas as pessoas. Confira!

Tratando-se de uma modalidade cujo objetivo é melhorar o condicionamento físico, inclusive das pessoas que não praticam atividade física, a bola é mais do que recomendada no seu treino de pilates. Portanto, seja um praticante de yoga, de algum outro esporte, gestante, idoso ou criança, saiba que está tudo bem incluir na sua rotina. 

“Ao respeitar os níveis de condicionamento individuais, é possível obter os benefícios. Alguns públicos tendem a procurar mais a modalidade, porém, qualquer pessoa pode procurar uma aula agora e começar”, recomenda Ramos. 

Mas atenção: mesmo sendo indicada para todas as pessoas, lembre-se de realizar exames de rotina para analisar suas condições de saúde, combinado? A partir do resultado, o professor conseguirá montar um plano de aula estratégico a partir das suas necessidades e, sobretudo, do seu quadro médico, caso haja alguma limitação ou problema de saúde.

3 exercícios com bola de pilates

homem se exercitando com a bola de pilates
Confira alguns exercícios com a bola de pilates para começar a praticar

Sabendo da importância e de todos os benefícios do pilates com esse acessório, é hora de colocar em prática algumas técnicas para fortalecer o corpo. Para isso, Ramos separou três exercícios fáceis de serem feitos para você fazer em casa ou onde quiser, desde que tenha o acessório disponível para uso. Confira-os: 

1 – Extensão de coluna (iniciantes)

  • De barriga para baixo, apoie a bola de pilates na região do quadril;
  • Em seguida, se preferir, apoie os pés na parede ou em outro local para melhorar o apoio;
  • Depois, eleve o seu tronco afastando da bola;
  • Retorne à posição inicial. 

2 – Prancha apoiado na bola (iniciantes/intermediários)

  • Em posição de prancha, apoie seus cotovelos ou braços estendidos na bola;
  • Em seguida, mantenha o corpo alinhado, priorizando a posição natural da coluna e do quadril;
  • Fique por alguns segundos e retorne à posição inicial;
  • Repita o movimento.

3 – Ponte com flexão do joelho (avançado)

  • Deitado de costas no chão, apoie os seus calcanhares na bola;
  • Em seguida, deixe os joelhos flexionados e levante o quadril, deixando-o alto;
  • Nesta posição, faça a extensão do joelho afastando a bola e faça a flexão do joelho aproximando a bola;
  • Retorne à posição inicial.

Gostou desses exercícios? Coloque-os no seu dia a dia para melhorar o condicionamento físico. Se tiver alguma dúvida, procure um profissional de educação física para te auxiliar. 

Você também pode gostar de: