Muito se fala sobre diversidade, inclusão e equidade no ambiente de trabalho, mas o que a sua empresa tem feito para promover ações inclusivas entre os colaboradores? Para te ajudar com algumas estratégias internas, o Abril Azul é uma ótima oportunidade para informar o time sobre o Mês de Conscientização do Autismo. 

Antes de trazermos algumas iniciativas para você colocar em prática na sua empresa, é importante conhecer mais sobre essa ação, né? A seguir, nós responderemos as seguintes dúvidas sobre o tema:

Continue a leitura com a gente para não perder nada sobre essa pauta importante!

O que é Abril Azul?

Abril Azul
Entenda como ser uma empresa diversa e inclusiva a partir da campanha Abril Azul

Ao longo do ano, além do Outubro Rosa (Mês de Conscientização Sobre o Câncer de Mama) e Novembro Azul (Mês de Conscientização e Combate ao Câncer de Próstata), outras datas coloridas são divulgadas para informar a população sobre questões relacionadas à saúde, como, por exemplo, Abril Azul.

Abril Azul, também conhecido como o Mês de Conscientização Sobre o Autismo, foi uma campanha instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), visando informar e trazer mais visibilidade sobre questões relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

Segundo dados do Center of Diseases Control and Prevention (CDC), órgão associado aos Estados Unidos, a cada 36 crianças, uma delas possui o Transtorno do Espectro Austista. No Brasil, por exemplo, devido à falta de recursos e profissionais especializados no assunto, o diagnóstico acaba levando mais tempo em comparação a outras deficiências.   

Sendo assim, a campanha Abril Azul foi desenvolvida justamente para tornar a população cada vez mais consciente em prol da inclusão dessas pessoas em diversos espaços, como, por exemplo, no ambiente de trabalho, visto que muitas organizações acabam fechando suas portas devido à desinformação e ao preconceito.  

Como os autistas são tratados no mercado de trabalho?

Em relação às pessoas autistas no mercado de trabalho, é possível perceber inúmeros desafios por partes das empresas e, consequentemente, dos colaboradores, visto o preconceito e a discriminação. 

Além disso, existem muitos julgamentos internos por parte dos colaboradores em relação às suas capacidades na realização das tarefas no dia a dia, sendo que, na verdade, todas as pessoas possuem suas limitações. Por isso, uma possível solução seria oferecer treinamentos e especializações, trazendo as pessoas autistas para mais próximo das atividades. 

Segundo um artigo divulgado pela Catho, 85% das pessoas adultas com autismo sofrem com o desemprego no Brasil. Pode-se dizer que um dos principais motivos é a falta de vagas para esse público, visto a falta de informação e preconceito por parte das empresas. 

Por outro lado, quando existem vagas afirmativas para pessoas autistas, outras barreiras começam a surgir, como, por exemplo, piadas, poucas demandas e falta de paciência para explicar os processos internos, dificultando a permanência no emprego.  

No entanto, vale lembrar que a contratação de pessoas autistas está prevista no cumprimento de cota, uma vez que se trata de pessoas com deficiência, tendo direito a vagas no mercado de trabalho. Em relação aos jovens aprendizes autistas, essa lei também garante sua inserção para tal posição.

Sendo assim, a Lei nº 12.764 tem como objetivo garantir a proteção dos direitos da pessoa que possui o Transtorno do Espectro Autista, garantindo a sua inserção no mercado de trabalho. Portanto, é importante que as empresas ofereçam vagas direcionadas às pessoas com qualquer tipo de deficiência, independente do nível do cargo e/ou do setor.

Quais os benefícios de ser uma empresa inclusiva?

chefe ajudando funcionário autista
Ao incluir pessoas autistas no time, é possível criar um ambiente de trabalho acolhedor

O mercado de trabalho está mudando e, consequentemente, a maneira como os profissionais pensam, principalmente aqueles que se preocupam com ações voltadas à inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência, uma vez que é importante ser uma empresa que abraça a diversidade

Além de permitir que pessoas com algum tipo de deficiência tenham oportunidade de trabalho, é possível notar inúmeros benefícios na rotina de todos da organização. Pensando nisso, nós selecionamos os principais:

  • Reduz a taxa de rotatividade;
  • Fortalece a diversificação de talentos;
  • Aumenta o engajamento e a produtividade;
  • Torna o ambiente de trabalho acolhedor e saudável;
  • Promove responsabilidade e interação social com o próximo;
  • Auxilia no combate a discriminação e o preconceito no ambiente corporativo;
  • Reforça a empresa como marca empregadora que valoriza e apoia as questões voltadas à inclusão;
  • Permite que pessoas com diferentes experiências e vivências possam contribuir com os projetos internos;
  • E muito mais!

Além disso, ao contratar pessoas com autismo, por exemplo, é possível transformar a cultura e a comunicação interna, permitindo que ela seja inclusiva, clara e eficaz em prol do respeito com o próximo, independente de ter ou não ter algum tipo de deficiência (seja ela qual for). 

Sobretudo, é uma maneira de permitir que os colaboradores desenvolvam mais empatia e amor ao próximo, respeitando suas individualidades, uma vez que todos nós somos diferentes e possuímos algum tipo de limitação no dia a dia. 

7 iniciativas de Abril Azul para a sua empresa

mulher sendo contratada pela empresa
Abrir vagas afirmativas é o primeiro passo para ser uma empresa diversa e inclusiva

Sabendo da importância da campanha Abril Azul e a sua relevância para o ambiente de trabalho, que tal incluir algumas iniciativas internas para acabar de uma vez por todas com qualquer tipo de preconceito e/ou discriminação? 

Para te ajudar, nós selecionamos um checklist com ideias de ações para você, enquanto RH ou liderança, colocar em prática no dia a dia de todos. 

  1. Incluir debates sobre autismo;
  2. Rever processos de seleção e recrutamento;
  3. Oferecer suporte e treinamento para os colaboradores;
  4. Criar programas de inclusão para pessoas com autismo;
  5. Realizar campanhas institucionais nas redes sociais da empresa;
  6. Convidar profissionais da área da saúde para informar o time sobre o autismo;
  7. Permitir que todos os profissionais autistas tenham as mesmas oportunidades e condições de trabalho.

Mas atenção: não precisa implementar todas as ações de uma vez só, combinado? O mais importante é que todos os processos sejam bem estruturados e, se possível, alinhados com o time, permitindo que todos possam fazer parte dessa mudança na empresa.