O engajamento da equipe é um tema cada vez mais relevante dentro das empresas, independentemente do seu tamanho ou área de atuação. Pensando nisso, construir e manter uma equipe engajada tornou-se um dos desafios que o time de Recursos Humanos (RH) enfrenta nas organizações. 

engajamento da equipe
Você sabe o que é o engajamento da equipe? Entenda mais sobre o tema e confira 5 dicas para usar na sua empresa.

Neste texto, vamos explorar mais sobre o tema do engajamento de equipe, com foco em dicas e estratégias que os profissionais de RH podem utilizar no dia a dia. Confira abaixo alguns tópicos:

O que é o engajamento da equipe? 

O engajamento está relacionado ao nível de comprometimento e conexão que os colaboradores têm com a organização. Não é apenas sobre realizar tarefas diárias, mas se sentir parte e contribuir ativamente para alcançar os objetivos da empresa. 

O colaborador engajado é aquele que está alinhado à cultura organizacional, realizando suas tarefas diárias pensando no bem comum. Tenho certeza que você já ouviu aquela frase: “vestir a camisa da empresa”, não é?

Vários fatores podem influenciar no processo de engajamento, porém, ao implementar as estratégias corretas, é possível criar um ambiente de trabalho mais positivo e harmonioso, onde os colaboradores se sintam valorizados e contribuam para o sucesso da organização.

Em resumo, compreender e promover o engajamento da equipe é essencial para garantir o sucesso a longo prazo da empresa. 

Qual a importância do engajamento?

colaboradores trabalhando
Implantar ações para elevar o engajamento da equipe pode beneficiar a empresa em diversos aspectos

São inúmeros benefícios para uma empresa aumentar o engajamento com seus colaboradores. Abaixo, listamos alguns:

Retenção de talentos

Geralmente, os colaboradores que estão engajados são mais satisfeitos no ambiente de trabalho. Quando eles se sentem valorizados e reconhecidos, estão mais propensos a permanecer na empresa, o que impacta diretamente na retenção de talentos.

Um ambiente de trabalho que promove o engajamento cria um círculo positivo, onde os colaboradores se sentem inspirados a dar o melhor de si nas tarefas diárias.

Aumento da produtividade

O engajamento está ligado à motivação e satisfação dos colaboradores. Por isso, quando as pessoas sentem que realmente fazem parte de uma equipe e são valorizadas pelo seu trabalho, torna-se mais fácil enfrentar novos desafios e melhorar a qualidade da entrega final, resultando em uma produtividade mais elevada.

Além disso, gera um senso de responsabilidade, levando a um trabalho mais cuidadoso e de alta qualidade. 

Satisfação dos clientes

Quando os colaboradores de uma empresa estão engajados tendem a refletir diretamente na eficiência e na qualidade do atendimento ao cliente. Isso porque os valores, a missão, o tom de voz e a identidade de marca fazem parte do dia a dia de um colaborador engajado.

Uma equipe engajada e motivada se comunica de forma clara e empática com os clientes, se colocando no lugar do outro, demonstrando compreensão e buscando soluções que atendam às necessidades de cada um.

Fortalecimento da cultura organizacional

Quando há uma forte cultura organizacional, os colaboradores trabalham bem juntos, compartilham ideias e se apoiam, isso fortalece os laços dentro da empresa, o que promove um senso de “pertencimento”, sendo fundamental para a construção do engajamento. Dessa maneira, as pessoas se sentem cada vez mais conectadas à empresa.

Outro exemplo é quando os membros de um time confiam uns nos outros e em suas lideranças. Tudo isso ajuda a fortalecer a transparência e fortalece a cultura organizacional.

Inovação

Com os colaboradores engajados é possível elevar o nível de inovação de qualquer empresa. Sabe como? Imagine um grupo de pessoas que gostam do que fazem e se sentem parte de um time. Elas não se limitam a somente realizar as tarefas, mas sim pensar criativamente em cada execução.

O engajamento ajuda as pessoas a se sentirem à vontade para compartilhar suas ideias, sem medo de julgamentos, abrindo espaço para a criatividade florescer.

Ambiente de trabalho positivo

O espírito de equipe também é fortalecido com um time composto por colaboradores engajados. Os membros se apoiam e compartilham ideias juntos, contribuindo para um ambiente de trabalho colaborativo e harmonioso. 

Qual o papel do RH no engajamento da equipe?

RH e colaboradora
O RH é um pilar essencial dentro da empresa para fomentar o engajamento dos colaboradores

O RH desempenha diversas funções que contribuem diretamente para o engajamento dos colaboradores. Primeiramente, a área é responsável por recrutar e selecionar profissionais que se alinhem aos valores e objetivos da empresa. Esse processo, desde o início, facilita a formação de uma equipe coesa e motivada.

Além disso, o RH também é responsável por desenvolver programas de treinamento, garantindo que os colaboradores da empresa estejam preparados e consigam se desenvolver ainda mais para desempenharem suas funções. 

Outra tarefa importante do RH é a gestão do clima organizacional. Isso envolve identificar problemas e pensar em ações para melhorar o ambiente de trabalho, promovendo a satisfação. Por isso, é importante lembrar: crie uma cultura que preza por um ambiente de trabalho estável.

Em resumo, o profissional de RH pode atuar diretamente em diferentes ações para contribuir no engajamento da equipe com a empresa. 

Como medir o engajamento?

Após ter realizado todos os processos e ações para aumentar o engajamento da equipe, é importante medir para entender o nível de envolvimento, motivação e satisfação dos colaboradores. Existem várias maneiras de fazer isso, confira abaixo.

Pesquisa de engajamento

O RH pode realizar pesquisas periódicas, como questionários anônimos, para medir o engajamento. Dessa forma, o colaborador se sente à vontade para responder questões como: a satisfação no trabalho, o relacionamento com colegas, ambiente de trabalho, entre outros aspectos relevantes.

Taxa de rotatividade

Uma das maneiras de medir o engajamento dos colaboradores com a empresa é monitorar a taxa de rotatividade de funcionários. Se os funcionários estão saindo com frequência, pode ser um sinal de problemas de engajamento.

Como as ações de engajamento ajudam na redução do turnover e na retenção de talentos, a tendência é que os colaboradores continuem desempenhando suas funções na organização com eficiência e por tempo prolongado.

Participação em ações

A participação ativa dos colaboradores também pode ser uma maneira de medição de engajamento. Uma dica é observar em eventos da empresa, treinamentos, reuniões e outras atividades o nível de participação da equipe. Geralmente, colaboradores engajados estão mais interessados em participar dessas oportunidades.

5 dicas de como fazer na sua empresa

palestra na empresa
Confira algumas dicas para manter a sua equipe engajada

Que o engajamento é a chave para o sucesso de qualquer empresa, você já sabe. Agora, se você chegou até aqui, deve estar ansioso(a) para conhecer dicas e algumas técnicas de engajamento de equipe para implementar dentro da sua empresa, certo? Então, vamos lá:

Comunicação transparente

Antes de tudo, é necessário estabelecer uma comunicação transparente com todos os colaboradores, ok? 

Mantê-los informados sobre as metas da empresa, os desafios e os sucessos alcançados cria um ambiente de confiança. Se precisar, realize reuniões regulares para discutir como foi o último mês, os projetos que estão em andamento e incentive a participação de todos.

Desenvolvimento profissional

Quando os funcionários têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades e conhecimentos, isso não apenas o beneficia individualmente, mas também impacta a organização como um todo.

Ao oferecer oportunidades de aprendizado, como treinamentos, cursos e workshops, a organização demonstra que se importa com o futuro dos seus colaboradores, o que ajuda na redução de turnover e na retenção de talentos. 

Avaliação de desempenho

Realize avaliações regulares de desempenho para fornecer feedback construtivo e estabelecer novas metas que virão. Normalmente, esse período de avaliação exige uma comunicação transparente entre líder e colaborador, permitindo que ambos expressem suas expectativas e necessidades de forma clara.

Ao identificar pontos fortes e fracos de cada colaborador, a empresa pode direcionar treinamentos e outros recursos para aprimorar as habilidades e melhorar as soft skils.

Eventos e atividades

Uma maneira divertida de promover o engajamento e a integração entre os colaboradores é organizar eventos periódicos. O RH pode pensar em datas comemorativas e relevantes para a empresa e proporcionar momentos de conexão e diversão, além de criar memórias afetivas nas pessoas envolvidas.

Qual tal Carnaval? Festa de fim de ano? Aniversário da empresa? São diversas opções que podem ser aproveitadas para transformar o trabalho em festa. Experimente!

Bem-estar dos colaboradores

Demonstrar preocupação com o bem-estar físico e mental dos colaboradores é uma tendência nas empresas, por isso é importante oferecer benefícios que promovam a saúde de forma integral.

A TotalPass é um benefício corporativo que oferece acesso a milhares de academias e estúdios, além de mais de 250 modalidades esportivas. E não para por aí! É possível cuidar da saúde mental por meio de aplicativos parceiros que oferecem áudios de meditação guiada e sessões de psicologia on-line.

Sua empresa ainda não oferece o benefício da TotalPass para os colaboradores? Entre em contato com a gente, nós podemos colaborar diretamente no engajamento e produtividade da sua equipe.

E aí, gostou das nossas dicas? Continue descobrindo outras informações e conteúdos em nosso blog.