A gestão de Recursos Humanos é uma das áreas mais importantes de qualquer empresa. Tornar uma equipe cada vez mais engajada e motivada é fundamental para o sucesso a longo prazo, mas você sabe como medir o engajamento dos colaboradores de forma eficaz? É neste momento que a calculadora de engajamento entra.

calculadora de engajamento
O time de Gente e Gestão da sua empresa possui alguma calculadora de engajamento? Saiba mais!

Neste texto, vamos mostrar a importância da calculadora de engajamento e como esta ferramenta pode ser valiosa para os profissionais de Recursos Humanos.

O que é a calculadora de engajamento?

A calculadora de taxa de engajamento é uma ferramenta que permite medir o nível de engajamento dos colaboradores em uma empresa. Ela normalmente envolve a coleta de dados por meio de pesquisas e questionários, abordando áreas como satisfação e motivação.

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, o engajamento dos funcionários se tornou prioridade para as organizações. A quantidade de colaboradores que se sentem engajados no seu emprego, em todo o mundo, atingiu o recorde em 2022 batendo 23%, segundo a pesquisa Estado do Ambiente de Trabalho Global, do Gallup.

Pensando nisso, compreender e melhorar o engajamento dos colaboradores é um investimento estratégico que pode ter impacto positivo em vários aspectos na empresa.

Engajamento com benefícios corporativos

Oferecer benefícios corporativos para os colaboradores é uma prática das organizações que visa promover o bem-estar, a motivação e o engajamento no ambiente de trabalho. 

Segundo a Pesquisa de Benefícios de Saúde 2023, realizada pela Pipo, corretora de saúde, em uma amostragem com 437 empresas de 23 segmentos, 82% confirmaram oferecer ao menos dois benefícios de saúde aos colaboradores.

Por conta disso, uma das formas mais importantes de medir o engajamento do seu colaborador é entender a satisfação deles com os benefícios oferecidos pela empresa. O bem-estar dos funcionários é algo que está ligado diretamente ao desempenho da organização. 

mulher calculando na empresa
Entenda como usar a calculadora de engajamento na sua empresa

Confira algumas dicas para calcular o engajamento com benefícios corporativos:

Defina seus objetivos

Antes de começar, é importante ter clareza sobre o que você deseja alcançar, medindo a taxa de engajamento em relação aos benefícios. Por exemplo, você pode querer saber quais benefícios são mais populares, quais são menos utilizados ou se os colaboradores estão satisfeitos com os oferecidos.

Colete dados

Após definir qual seu objetivo, o primeiro passo é começar a coletar os dados. Eles fornecem evidências que podem embasar decisões. Isso é importante para nortear as iniciativas e colocar os esforços de forma mais eficaz.

Uma maneira de calcular o engajamento dos colaboradores é por meio de pesquisas e questionários. Essas ferramentas conseguem informações diretamente dos colaboradores, como sua visão sobre a relevância, a utilidade e o impacto dos benefícios na rotina.

Elabore perguntas relacionadas a cada benefício oferecido, como: “Com que frequência você utiliza o benefício X?” ou “Qual é a sua opinião sobre o benefício Y?”. Ao analisar as respostas, poderá identificar o nível de engajamento dos colaboradores em relação ao uso de cada benefício.

Monitore o uso

Outra estratégia é monitorar o uso dos benefícios. Faça um acompanhamento detalhado de quantos colaboradores utilizam cada benefício, com qual frequência o utilizam e qual é o impacto percebido por eles. 

Você pode utilizar ferramentas, como sistemas de gestão, para facilitar o monitoramento. O Portal RH da TotalPass é uma plataforma que fornece informações especiais e detalhadas sobre a utilização do benefício na sua empresa, facilitando a análise de dados para o setor de gestão de pessoas

Analise os resultados

Após coletar todas as informações e dados referente ao engajamento dos colaboradores, é hora de analisar os resultados. 

Baseado nessas análises, crie ações para elevar a satisfação e o engajamento dos colaboradores, como realizar dinâmicas de utilização do benefício, oferecer treinamentos ou fazer ajustes nos benefícios oferecidos.

Aumentar o engajamento dos colaboradores com o uso do benefício é essencial para criar um ambiente de trabalho saudável e motivador.

Porque o engajamento é importante

colaboradores felizes
Ao calcular o engajamento do time, é possível melhorar a qualidade do trabalho

Um colaborador engajado é aquele que está conectado com a empresa, acredita nos seus valores e se sente parte de um time. Dessa forma, o engajamento pode colaborar positivamente em diversos pontos numa empresa. Aqui estão alguns:

Qualidade do trabalho

Colaboradores engajados tendem a ser mais produtivos e entregar um trabalho de qualidade, isso ocorre porque eles estão motivados. Fica mais fácil entender como o seu trabalho se encaixa para atingir os objetivos da empresa. Isso lhe dá um senso de direção, o que os motiva e eleva a qualidade do trabalho entregue.

Redução da rotatividade

Quando os colaboradores estão engajados, eles se sentem como se fizessem parte de um time. Dessa forma, eles têm maior probabilidade de permanecer na empresa a longo prazo, reduzindo os custos associados à rotatividade de colaboradores, como recrutamento, treinamento e integração de novos funcionários.

Melhora no atendimento ao cliente

Colaboradores engajados entendem a visão da empresa e estão mais propensos a oferecer um melhor atendimento ao cliente. Sendo assim, conseguem transmitir informações de maneira clara e compreensível, garantindo uma boa experiência.

Quando os clientes estão satisfeitos, eles tendem a continuar fazendo negócios com a empresa ou utilizando o serviço oferecido, dessa forma aumentando a retenção. Além disso, com o bom atendimento ao cliente é possível melhorar a imagem da marca no mercado.

Em resumo, a calculadora de engajamento desempenha um papel importante para o RH, fornecendo informações que podem orientar decisões estratégicas para a empresa. Ao medir o engajamento, é possível otimizar as ações e alcançar um resultado eficaz.

Benefícios para o bem-estar

A TotalPass é um benefício corporativo com foco no bem-estar físico e emocional. Com a gente, é possível elevar a satisfação dos colaboradores por meio da prática de atividades físicas, além de incentivos para cuidar da saúde mental. 

São milhares academias espalhadas no Brasil para os colaboradores aproveitarem, entre mais de 250 modalidades para explorar, como musculação, cross training, tênis, yoga, pilates e muito mais. 

Para o cuidado com a saúde mental, a TotalPass oferece serviços exclusivos, como o Zen App, com mais de 400 áudios de meditação guiada, e o Psicologia Viva, que conta com mais de cinco mil psicólogos à disposição para o colaborador agendar sua sessão de terapia on-line.

Sua empresa ainda não oferece o benefício da TotalPass? Indique-a para nós que entraremos em contato.