O sucesso de uma organização somente é atingido quando todos os envolvidos trabalham em harmonia e se dedicam para alcançar os objetivos. No entanto, uma maneira de conseguir a alta performance da equipe e tornar o caminho do sucesso mais curto é investir no desenvolvimento de talentos.

desenvolvimento de talentos
Você sabe como desenvolver os talentos na sua empresa? Descubra nesta leitura.

Os chamados “talentos” são pessoas que possuem as habilidades para serem ou se tornarem bons profissionais. Em razão disso, manter essas pessoas no quadro de funcionários é importante para uma organização ser bem-sucedida, por isso elas são bastante disputadas no mercado de trabalho. 

Neste texto, vamos abordar os motivos pelos quais é benéfico cultivar os talentos na sua empresa e maneiras descomplicadas de alcançar esse objetivo. Confira!

O que é desenvolvimento de talentos?

Você já parou para pensar no papel que o desenvolvimento de talentos tem no crescimento de uma empresa? Se ainda não, está na hora de começar.

No Brasil, o desenvolvimento de talentos é uma prática que vem ganhando cada vez mais importância. Pensando nisso, as empresas estão percebendo que investir no desenvolvimento de seus colaboradores é uma maneira de garantir a competitividade com as demais organizações. 

O desenvolvimento de talentos se refere ao processo de aprimorar as habilidades, os conhecimentos e as competências dos colaboradores. Essa prática vai além de um simples treinamento técnico e abrange o desenvolvimento das habilidades comportamentais e técnicas de cada envolvido.

Além disso, é importante que as empresas tenham um plano de desenvolvimento de talentos que seja claro, objetivo e que esteja alinhado com os valores e missões da empresa. 

Qual a importância do desenvolvimento?

colaboradores trabalhando juntos
O desenvolvimento de talentos proporciona inúmeros benefícios à empresa

Agora que você já sabe o que é o desenvolvimento de talentos e seu papel no meio corporativo, vamos conhecer a importância de implementar os processos internamente.

Aumento da produtividade

O desenvolvimento de talentos permite que os colaboradores aprimorem suas habilidades e comportamentos. Geralmente, essas ações resultam em um trabalho mais qualificado, tornando o funcionário capaz de lidar com desafios do dia a dia. 

Outro ponto é que quando os funcionários estão bem treinados e alinhados com os valores da empresa, eles são propensos a dar novas ideias e buscar pela inovação, o que é fundamental para enfrentar as mudanças do mercado e apresentar algo que é novo. 

Redução da rotatividade

Os colaboradores geralmente buscam empresas que proporcionam crescimento e o desenvolvimento de suas carreiras. Se uma empresa oferece programas de treinamentos e diversos aprendizados, dificilmente uma pessoa vai querer mudar de emprego, pois ela se sente valorizada e tem a chance de crescer dentro da organização. 

Dessa maneira, quando os funcionários sentem que estão desenvolvendo suas habilidades e competências, isso pode aumentar significativamente sua satisfação no trabalho, além de ajudar na retenção de talentos, o que é crucial para evitar custos de contratação e treinamento de novos colaboradores.

Atração de novos talentos

O processo de desenvolver talentos ajuda a criar um clima organizacional forte, isso faz com que a empresa aumente sua reputação no mercado de trabalho, atraindo não só novos candidatos, mas pessoas qualificadas

Melhora da reputação

O desenvolvimento de talentos é uma estratégia importante para melhorar a reputação de uma empresa. Isso porque, quando uma empresa investe no desenvolvimento de seus colaboradores, ela demonstra que se preocupa com o bem-estar e o crescimento de seus funcionários.

Além disso, o desenvolvimento de talentos ajuda a empresa a se manter competitiva no mercado. Em um mundo que está em constante mudança, é importante que as empresas tenham funcionários com habilidades e competências necessárias para atender às demandas do mercado.

De certa maneira, o desenvolvimento de talentos não apenas beneficia os funcionários individualmente, mas também fortalece a empresa como um todo.

Quais os desafios para o desenvolvimento?

profissional de RH trabalhando
O profissional de RH deve estar preparado para os desafios que pode enfrentar no processo de desenvolvimento dos colaboradores

No meio do processo para o desenvolvimento de talentos na sua empresa é possível encontrar alguns desafios. Para que você esteja preparado e consiga fazer uma boa gestão, nós separamos alguns obstáculos que poderá encontrar pela frente.

Identificação dos talentos

Um dos primeiros desafios é justamente identificar os talentos dentro da organização. Geralmente, nem sempre as habilidades de um colaborador são facilmente observadas, o que exige uma avaliação aprofundada de cada envolvido.

Falta de orçamento

Dependendo do tamanho da empresa, a falta de recursos pode ser um desafio para o desenvolvimento de talentos e na aplicação de algumas ações, principalmente com treinamentos e programas externos. 

Ausência de comunicação

A comunicação é um dos fatores mais importantes para que o processo de desenvolvimento seja eficaz. Pensando nisso, se as expectativas e os feedbacks do líder não estiverem claros, poderá criar mal-entendidos e acabar desmotivando o colaborador.

Motivação para o aprendizado

Os colaboradores precisam estar motivados a aprender e crescer profissionalmente, caso contrário, dificilmente o processo de aprendizado será eficiente. Para isso, o RH pode investir em programas de reconhecimento ou benefícios corporativos para aumentar a satisfação do funcionário.

Esses são alguns dos principais desafios que os profissionais de RH de uma empresa podem enfrentar no desenvolvimento de talentos. Abaixo, você descobrirá maneiras de como investir e aplicar na sua organização. 

Como investir no desenvolvimento de talentos?

colaboradores no curso
Entenda como treinamentos e cursos podem ajudar no desenvolvimento dos colaboradores

No mundo corporativo atual, é essencial investir no desenvolvimento e na gestão de talentos dentro da organização. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você, profissional de Recursos Humanos, incluir na jornada de gestão de pessoas dentro da sua empresa:

Crie um plano de desenvolvimento individual

Hoje em dia, as empresas contam com um quadro de funcionários extremamente diverso. Pensando nisso, torna-se importante criar um plano de desenvolvimento individual para cada membro da equipe. 

Ao criar um plano de carreira particular, ajuda a direcionar os esforços para os pontos mais relevantes, isso faz com o que o processo de aprendizado do colaborador seja eficiente.

Invista em treinamento e cursos

Os treinamentos e cursos são uma excelente forma para os colaboradores desenvolverem suas habilidades. Para isso, é importante escolher programas que estejam alinhados com os objetivos da empresa e as tarefas exercidas pelo colaborador.

Uma das maneiras de impulsionar o aprendizado dos funcionários é proporcionar um benefício corporativo focado na educação. Por exemplo, é possível oferecer um certo valor, dependendo do orçamento da organização, para que os próprios colaboradores comprem e invistam em cursos profissionalizantes.

Desenvolva a liderança

Para desenvolver a base da sua empresa, que são os colaboradores, é preciso que os líderes estejam preparados para sua função. Investir no desenvolvimento deles impacta diretamente no crescimento coletivo, já que são vistos como inspiração e dão orientações de desenvolvimento para os colaboradores.

Mas, afinal, quais habilidades e competências a liderança pode trabalhar? Nós listamos alguns exemplos:

  • Gestão de conflitos;
  • Comunicação eficaz;
  • Motivação dos colaboradores;
  • Feedback e reconhecimento.

Por isso, ao investir no desenvolvimento de seus líderes, as empresas consequentemente investem no desenvolvimento de seus colaboradores como um todo.

Reconhecimento dos colaboradores

Quando os colaboradores percebem que seu trabalho está sendo valorizado, eles se sentem mais engajados e comprometidos com suas tarefas diárias. Esse engajamento contribui para o desenvolvimento de suas habilidades, pois buscam por bons resultados nas ações do dia a dia. 

O reconhecimento também ajuda a criar um ambiente de trabalho mais harmonioso, já que estimula a troca de conhecimento entre os membros do time.

Invista em benefícios de bem-estar

Em um cenário cada vez mais competitivo entre as empresas, investir em benefícios de bem-estar pode contribuir diretamente para o desenvolvimento de talentos de diversas maneiras, como:

  • Aumento da satisfação e engajamento;
  • Atração e retenção de talentos;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução do turnover.

A TotalPass é um benefício corporativo que proporciona bem-estar físico e mental para os seus colaboradores. São milhares de academias e estúdios fitness disponíveis, podendo escolher entre mais de 250 modalidades esportivas. Além disso, é possível cuidar da saúde mental com serviços que oferecem áudios de meditação guiada e sessões de psicologia on-line. 

A sua empresa ainda não oferece o benefício da TotalPass? Entre em contato com a gente e veja como podemos ajudar o desenvolvimento individual e coletivo na sua organização. 

E aí, gostou das nossas dicas? Continue lendo e aproveitando outros conteúdos do nosso blog!