O estúdio de pilates caiu no gosto dos brasileiros, pois engloba muitos benefícios à saúde do corpo, como controle dos movimentos, alongamento, coordenação, equilíbrio, flexibilidade, força e respiração, pontos essenciais para melhorar a qualidade de vida. Além disso, é procurado pelas pessoas que desejam prevenir e recuperar de lesões

estudio de pilates
Sabia que alguns equipamentos são essenciais no estúdio de pilates? Confira!

Por isso, se você é dono de algum estúdio de pilates ou uma pessoa que deseja abrir um espaço para atender as pessoas que estão em busca dessa modalidade, é preciso ter em mente quais equipamentos e acessórios são essenciais para tornar o seu serviço ainda mais completo 

Vamos lá?

6 equipamentos essenciais para o estúdio de pilates

Para começar a receber alunos, tanto iniciantes quanto avançados, no seu estúdio de pilates, é preciso investir em alguns equipamentos e acessórios para que o atendimento atenda todos os grupos musculares, independente do objetivo.   

A seguir, nós selecionamos alguns equipamentos essenciais para o estúdio de pilates que deseja fazer um atendimento personalizado. Vamos lá? 

1 – Cadillac

homem no aparelho cadillac de pilates
O cadillac é um equipamento versátil e muito usado no pilates

Se você quer abrir um estúdio de pilates, o aparelho de pilates cadillac é um item indispensável. Afinal, é um equipamento que pode ser adaptado por vários acessórios para trabalhar braços e pernas, tornando a aula desafiadora e dinâmica. 

Além disso, também pode ser usado em casos de reabilitação ou preparação física, sendo essencial para as pessoas que não se exercitam (sedentários) ou atletas. 

2 – Bola de pilates 

A bola de pilates, também chamada de bola de ginástica ou suíça, é um equipamento que está presente em todos os estúdios de pilates, pois ajuda no ganho de força, agilidade, velocidade e mobilidade. Além disso, auxilia no desenvolvimento motor e melhora o equilíbrio. 

Além da bola de pilates que todo mundo conhece, existem outros modelos, como a meia bola de pilates, a bola de pilates feijão e a bola tonificadora. Na dúvida de qual comprar para começar, aposte na mais usada.  

3 – Faixa elástica

Não se engane pela aparência simples da faixa elástica, viu? Também conhecida como Thera Band, é um acessório indicado para as aulas de pilates, pois auxilia na hora de fazer os alongamentos em prol do fortalecimento do corpo, tanto dos membros superiores quanto inferiores.

É possível encontrar a faixa elástica para vender de tamanhos variados, justamente para adaptar os mais diferentes treinamentos que serão realizados com os alunos. Além disso, suas cores representam um grau de intensidade, como amarela (leve), verde (leve média), vermelha (média) e azul (forte).  

4 – Ladder Barrel

Ladder Barrel
O Ladder Barrel é outro equipamento que não pode faltar no seu estúdio de pilates

Embora seja um equipamento muito parecido com a mesa de salto da ginástica olímpica, mas sem o sistema de mola, o Ladder Barrel é muito parecido com um barril de lado com uma escada, essencial para trabalhar a força e a flexibilidade.

5 – Reformer

Amado pelos professores de pilates, o Reformer é uma plataforma deslizante que fica na posição horizontal, podendo ser usado ajoelhado, deitado, sentado ou em pé, essencial para trabalhar a coordenação motora, melhorar a postura e fortalecer a musculatura corporal

6 – Step Chair 

O Step Chair, também conhecido como uma adaptação da cadeira com apoios e molas, é um aparelho que auxilia na reabilitação e na melhora do condicionamento físico. Também contribui para o reequilíbrio muscular, visto que trabalha o corpo de forma completa e, devido à presença das barras paralelas, é possível trabalhar a força nos braços

Além desses equipamentos, muitos outros podem ser adicionados no seu estúdio de pilates: 

  • Plank;
  • Rampa;
  • Halteres;
  • Caneleiras;
  • Colchonetes;
  • Entre muitos outros!

Vale lembrar que a quantidade de equipamentos pode variar de um estúdio de pilates para o outro pelo espaço, combinado? Por isso, analise qual deles atenderá as necessidades dos seus alunos. 

Quer levar mais alunos para o seu estúdio de pilates e aumentar os lucros? Indique agora mesmo o seu espaço para a TotalPass