Sabe aquela sensação de encantamento que a empresa quer provocar nos candidatos na hora de anunciar uma vaga? Existe um conceito em alta no mercado que pode ajudar as equipes de gestão de pessoas a causarem esse sentimento e atrair novos talentos: o marketing de recrutamento

marketing de recrutamento RH
Para encontrar os melhores candidatos do mercado, você deve ter uma boa estratégia de marketing. Saiba mais!

Assim como as empresas investem em marketing para promover seus produtos e serviços, elas também reconhecem a importância de promover sua marca como um ótimo lugar para se trabalhar. E é claro que os melhores profissionais do mercado buscam empresas que os valorizem, não é mesmo? 

Neste artigo, vamos falar mais sobre marketing de recrutamento e seus impactos na cultura organizacional e na visão sobre a empresa no mercado:

O que é marketing de recrutamento?

Chamamos de marketing de recrutamento (ou recruitment marketing, em inglês) o conjunto de estratégias para chamar a atenção dos talentos do mercado, com a finalidade de encontrar os melhores candidatos para preencher as vagas abertas da empresa.

Esse conceito é dividido em três etapas principais: atração, engajamento e nutrição. 

  • Atração: como o próprio termo sugere, este é o momento de atrair os talentos do mercado. Para fazer isso, a empresa pode divulgar as vagas em canais de comunicação corporativa, redes sociais, eventos, entre outros.
  • Engajamento: uma vez atraídos os talentos, é preciso mantê-los interessados, não é mesmo? O engajamento, portanto, é o momento de fornecer informações relevantes sobre a empresa e que aumentem ainda mais a atração. A equipe pode fazer isso com a divulgação de conteúdos informativos, como artigos, vídeos e infográficos.
  • Nutrição: assim como na nutrição de leads no marketing tradicional (onde se cultivam relacionamentos com clientes em potencial ao longo do ciclo de vendas), a nutrição no recrutamento visa manter os candidatos interessados e envolvidos mesmo que não estejam imediatamente disponíveis para uma oportunidade. Por isso, é interessante entender que o marketing de recrutamento vai além das vagas que estão abertas. 

Uma vez encontrados os candidatos interessados para as funções disponíveis, cada empresa fica responsável por definir as etapas do processo seletivo. Elas devem fazer sentido dentro da realidade da organização para que as pessoas escolhidas sejam realmente as melhores para ocuparem as posições.

Quais as vantagens de aplicar estratégias de marketing de recrutamento?

rh e colaborador
Uma boa estratégia pode fazer com que os melhores candidatos sonhem em trabalhar na sua equipe. Já pensou?

Agora que você já sabe o que é o marketing de recrutamento, chegou a hora de falarmos sobre as vantagens de colocar essa estratégia em prática. Nós sabemos que novos conceitos podem causar desconfiança, ainda mais em processos tão sérios, mas fique calmo e anote os benefícios!

Candidatos mais qualificados

Já falamos por aqui que todas as empresas querem ter os melhores talentos, não é mesmo? Quanto mais atrativo for o seu marketing, mais visibilidade terá para candidatos com um bom currículo e que podem fazer a diferença na sua equipe. Além de, claro, encantar os que têm o melhor fit cultural com você. 

Por outro lado, o marketing de recrutamento tende a atrair muitas pessoas – inclusive as que não têm nada a ver com a vaga ou com a empresa. Nesse caso, é importante que a equipe de RH tenha boas ferramentas para fazer a triagem de candidatos, para não deixar passar nenhuma pessoa valiosa. 

Melhoria do processo de recrutamento e seleção

Com o marketing, a empresa é capaz de criar um processo de recrutamento mais eficiente, rápido e estratégico. Além do uso de ferramentas para facilitar a jornada, pode reduzir o tempo de preenchimento de vagas e o número de candidatos que precisam ser entrevistados, por exemplo. Mais eficiência e menos tempo resultam em mais economia para a empresa também. 

Maior reconhecimento da marca

Além de tudo o que apontamos aqui, essa estratégia de atração ainda ajuda a empresa a criar uma imagem positiva como marca empregadora. E olha que interessante: além do reconhecimento externo, isso pode aumentar até mesmo a satisfação dos funcionários atuais!

O employer branding, que é como chamamos a percepção da empresa no mercado, é positivo não apenas para colaboradores, mas também para outras empresas e oportunidades de negócio. Lembre-se que o marketing de recrutamento e o employer branding são estratégias complementares para a atração de talentos. No entanto, elas possuem objetivos e focos diferentes, certo? 

Como começar a desenvolver essa estratégia?

duas profissionais de RH fazendo novas estratégias para a empresa
Ainda não sabe como começar a pensar sua ação de recrutamento? Continue lendo para saber mais!

Quer aplicar as ações de marketing de recrutamento, mas não sabe por onde começar? Não se preocupe! Separamos alguns passos essenciais para te ajudar. 

Antes de falarmos sobre eles, viemos te contar sobre a importância das equipes de marketing para essa estratégia. Esses times são especialistas, ajudam a empresa a definir os objetivos da estratégia de recrutamento e a desenvolvê-la corretamente. 

Além disso, conhecendo o público-alvo da ação a partir das pesquisas do marketing, fica mais fácil criar mensagens que sejam relevantes para esse público e mostrar para o mercado uma identidade visual e um tom de voz que façam com que sua empresa seja facilmente reconhecida em suas comunicações. 

Agora que já comentamos sobre a importância da equipe de marketing fazer parte do recrutamento, vamos aos passos da estratégia!

1 – Defina os objetivos

Quando falamos sobre recrutamento, pensamos logo nos processos seletivos e nas vagas abertas. Mas como comentamos anteriormente, o marketing de recrutamento vai além desses momentos. 

Por isso, responda à pergunta: quem são as pessoas que você quer atrair para este processo de recrutamento?

2 – Defina a mensagem que será passada

Qual mensagem você deseja transmitir aos potenciais candidatos? O que você deseja que eles saibam sobre sua empresa e as oportunidades de emprego disponíveis? Quais valores da empresa você quer transmitir nesse momento?

3 – Selecione os canais de comunicação

Definições feitas, está na hora de escolher onde publicar a estratégia. O seu público-alvo está nos canais de mensagem (WhatsApp, Telegram)? Nas redes sociais de negócios (LinkedIn)? Em redes sociais mais pessoais (Instagram, Facebook)? 

Com as pesquisas, você vai descobrir e, uma vez sabendo onde publicar, você terá mais chances de alcançar quem tem mais a ver com a sua empresa.

4 – Crie conteúdo relevante

Lembra que nós falamos que, além de atrair, você precisa engajar seus candidatos? A criação de conteúdo relevante é essencial nesta etapa, afinal, você não deve se lembrar desse público apenas na hora de divulgar a vaga! 

A vontade de fazer parte da empresa deve ser constante, quem não quer se tornar uma empresa dos sonhos? Fale sobre o dia a dia das equipes, faça publicações sobre eventos, cotidiano, benefícios corporativos como a TotalPass e o que mais achar necessário. 

5 – Participe de eventos

Eventos são uma ótima oportunidade de conhecer candidatos em potencial. Participe de feiras de carreira, conferências e outros eventos relacionados ao seu setor. Quem sabe o talento ideal não é aquela pessoa que bate um papo despretensioso em um estande? 

6 – Meça os resultados

Assim como em qualquer estratégia, é preciso observar o processo de perto e metrificar os resultados. A partir disso, será possível entender o que está dando certo e o que não está, o que deve continuar e o que não deve. Assim, a jornada será cada vez mais eficaz.

Bônus: crie um site de carreiras chamativo

Um site de carreiras próprio é um diferencial incrível para empresas que buscam atrair e contratar os melhores talentos. 

Com isso, a empresa tem total controle sobre o conteúdo do site de carreiras, incluindo as informações sobre as vagas disponíveis, a cultura organizacional e os benefícios oferecidos. Isso permite que a empresa transmita uma mensagem clara e consistente sobre si mesma como empregadora.

E voltando a falar sobre custos, o site pode ajudar nisso, automatizando o processo de candidatura e seleção.

Agora ficou fácil entender o que é o marketing de recrutamento, não é mesmo? Se as equipes de marketing e RH da sua empresa se unirem para colocar nossas dicas em prática, não se esqueça de contar para nós a sua experiência!