Trabalho é movimento e crescimento constante. Afinal, todas as pessoas têm metas e objetivos na vida profissional: alcançar cargos altos, receber bons salários e benefícios, ter reconhecimento… Tudo isso só é possível se existir um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) claro e viável durante esse processo.

Se a equipe de RH e/ou gestão de pessoas acredita que apenas o colaborador, individualmente, é responsável por seu desenvolvimento, está muito enganada. Na verdade, estamos falando de uma via de mão dupla – e vamos explicar mais neste material sobre isso. Então se prepare para fazer suas anotações e continue lendo!

Os tópicos que vamos abordar aqui são:

Vamos falar mais sobre isso?

O que é o plano de desenvolvimento individual?

plano de desenvolvimento individual
Já ouviu falar em plano de desenvolvimento individual? Saiba mais!

O plano de desenvolvimento individual (PDI) é o processo que vai ajudar a identificar e alinhar as metas de desenvolvimento do colaborador com os objetivos estratégicos da empresa. 

Com esse plano, o colaborador é capaz de aprimorar suas habilidades, adquirir novos conhecimentos e alcançar metas específicas relacionadas ao seu desenvolvimento profissional e pessoal. Sempre, claro, alinhado ao que a empresa deseja para o futuro.

Você, profissional de RH, deve se lembrar sempre que cada colaborador é único. Por isso, é fundamental entender as particularidades de cada um para elaborar estratégias de acordo com as possibilidades e habilidades dessas pessoas, certo? Em geral, o PDI de cada pessoa é individual e único.

Agora que você já sabe o que é o PDI, vamos te ensinar a desenvolvê-lo.

Como desenvolver o plano?

Como já comentamos, o plano de desenvolvimento individual é uma construção coletiva, para que seja vantajoso para todas as partes. Pensando nisso, são levados em consideração alguns pontos importantes:

  • Quais são as competências atuais do colaborador em relação às exigências da função que ele ocupa? Essas competências são as mesmas que a empresa espera que ele tenha?
  • Quais são as metas que o colaborador deve alcançar em determinado tempo? Lembre-se que elas precisam ser específicas e mensuráveis, como a aquisição de determinadas habilidades técnicas, melhoria de habilidades interpessoais, entre outras;
  • Defina o tempo e as etapas específicas que o colaborador tomará para atingir suas metas de desenvolvimento, como participação em cursos de treinamento, workshops, leitura de livros, projetos especiais, entre outros;
  • Quais recursos serão utilizados para cumprir as etapas e atingir as metas? Pense no tempo de dedicação e recursos financeiros, por exemplo; 
  • Como o colaborador e a empresa podem acompanhar a evolução e as métricas desse desenvolvimento? Algumas opções são fazer reuniões regulares de acompanhamento entre o colaborador e seu gestor. 

Como você viu no último tópico, o PDI deve ser constantemente avaliado, como em processos de feedback contínuo, para avaliar o progresso e fazer ajustes no plano, se necessário. Aliás, você sabia que 36% das empresas entrevistadas em um estudo feito pela Consultoria Falconi não fazem avaliação de desempenho?

Por isso, tenha sempre em mente: se você não souber mensurar o desempenho, fica difícil saber o que precisa ser melhorado, não é mesmo?

Método 5W2H

Um dos métodos utilizados para criar o plano de desenvolvimento individual é o 5W2H. Cada letra representa uma pergunta em inglês e pode te ajudar a organizar o PDI:

  • What (O quê): o que será feito? Esta é a etapa em que a tarefa ou atividade deve ser definida de maneira específica.
  • Why (Por quê): por que será feito? Explique a razão, o propósito ou a finalidade por trás da tarefa exigida.
  • Where (Onde): onde será feito? Indique o local ou contexto em que a atividade será realizada.
  • When (Quando): quando será feito? Estabeleça o prazo ou a data para a conclusão da atividade.
  • Who (Quem): quem fará? Identifique quem será(ão) a(s) pessoa(s) responsável(is) pela execução da atividade.

Além disso, existem ainda outras duas questões a serem respondidas no método:

  • How (Como): como será feito? Entre em detalhes sobre os métodos, processos ou etapas para realizar a atividade.
  • How much (Quanto): quanto custará? Defina quais e quantos serão os recursos financeiros necessários para realizar a atividade.

A estrutura organizada das perguntas do método ajuda na formulação de um plano detalhado e coerente. Dessa forma, a comunicação e o entendimento entre os membros da equipe fica muito mais fácil. Que tal fazer um PDI baseado nessas questões?

Agora que já tocamos nos principais pontos que definem o plano, vamos falar sobre as vantagens de aplicá-lo!

Vantagens do desenvolvimento individual

colaboradores trabalhando
Ao incluir o PDI na sua empresa, aumenta-se a produtividade, a qualidade do trabalho e muito mais!

A empresa, o colaborador e o mercado ganham muito quando possibilitam o crescimento de seus talentos. Vamos falar mais sobre as vantagens nesta seção!

Um colaborador em constante crescimento e sempre atualizado no mercado é muito valioso para a empresa. Além disso, ele pode sempre corresponder às expectativas que são esperadas de seu cargo, e até mais.

Quer saber quais são as vantagens do PDI para a instituição e para as pessoas? Fizemos uma lista completa para você explicando mais sobre cada uma delas. Continue lendo para entender melhor!

Aumento da produtividade

Colaboradores que adquirem novas habilidades e conhecimentos relevantes para suas funções tendem a ser mais eficientes e produtivos, você sabia? 

Além disso, também é muito importante pontuar que colaboradores mais desenvolvidos estão mais propensos a trazer novas ideias e perspectivas para a empresa, promovendo inovação e criatividade no que fazem. E é claro que uma empresa que se destaca e se diferencia das outras é muito mais rentável. Pense nisso!

Trabalho de qualidade

Com o aprendizado e aprimoramento de habilidades, os colaboradores ficam mais aptos a lidar com desafios e a aplicar as melhores práticas aprendidas dentro da realidade do seu dia a dia de trabalho. 

Com isso, a qualidade do trabalho aumenta e, consequentemente, a satisfação e fidelização dos clientes. Sem contar que um trabalho bem feito melhora a reputação profissional!

Atração e retenção de talentos

Empresas que investem no desenvolvimento de seus colaboradores tornam-se mais atrativas para profissionais em busca de oportunidades. 

Além disso, internamente, a oferta dessas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional demonstra o comprometimento da empresa com o crescimento de seus colaboradores, contribuindo para a retenção de talentos e a redução de turnover (rotatividade).

Afinal, nós sabemos o quanto custa a rotatividade, não é mesmo? Demissões e contratações não são baratas, ainda mais se acontecem com frequência. Estratégias de retenção também são mais economicamente viáveis.

Inclusive, olha esse dado: segundo uma pesquisa feita pelo LinkedIn nos últimos cinco anos, 94% dos funcionários afirmam que permaneceriam mais tempo nas empresas se elas investissem nas carreiras deles. 

A mesma pesquisa constatou que funcionários que consideram que suas competências não estão sendo aproveitadas nos cargos atuais têm 10 vezes mais chances de procurar um novo emprego. Ou seja, o desenvolvimento é essencial!

Desenvolvimento de líderes

O plano de desenvolvimento individual pode identificar e preparar colaboradores para assumir cargos de liderança no futuro, facilitando a sucessão de liderança dentro da organização.

Essas pessoas já têm uma compreensão profunda da cultura e dos valores da empresa e, por isso, é possível aproveitar o conhecimento prévio dos processos e estratégias internas que elas já têm.

Em resumo, o desenvolvimento, ainda que seja individual, acaba alcançando e beneficiando o coletivo. Imagine quantas coisas o colaborador poderá aprender e ensinar! 

Vantagens para o colaborador

Para o colaborador, o PDI é extremamente importante para o crescimento profissional. Além disso, a pessoa assume a responsabilidade pelo próprio desenvolvimento, promovendo a autogestão e a busca ativa por oportunidades de aprendizado.

E, claro, se essa pessoa for desligada da empresa por algum motivo, ela terá aprendido diversas habilidades que poderão destacá-la no mercado e facilitar sua recolocação.

Soft skills no PDI

O trabalho do colaborador vai muito além de suas habilidades técnicas. Na verdade, as soft skills (habilidades interpessoais e comportamentais) desempenham um papel fundamental no sucesso profissional e na construção de relacionamentos eficazes.

É preciso se preparar também para enfrentar os desafios dinâmicos e interativos do ambiente de trabalho moderno, não é mesmo? Confira uma lista de soft skills muito valorizadas no mercado e no dia a dia corporativo:

  • Comunicação: capacidade de expressar ideias claramente, ouvir atentamente e adaptar a comunicação a diferentes públicos no ambiente de trabalho;
  • Trabalho em equipe: habilidade de colaborar em tarefas, compartilhar responsabilidades, aceitar feedbacks da equipe e contribuir para o sucesso do coletivo, em qualquer projeto;
  • Resolução de problemas: a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficaz é uma habilidade essencial para qualquer profissional que vai além do técnico;
  • Inteligência emocional: a capacidade de compreender e gerenciar as próprias emoções, além de saber lidar com tipos diferentes de situações de pressão, é muito valorizada;
  • Adaptabilidade: a capacidade de se adaptar a mudanças e novas situações é uma habilidade importante para qualquer profissional, independentemente da sua área de atuação.

As soft skills podem ser desenvolvidas com o tempo e com a prática. Existem diversas maneiras de desenvolvê-las, como cursos, treinamentos, workshops e leituras. O RH da empresa pode, por exemplo, trazer palestras falando sobre a importância das soft skills ou incentivar a equipe a procurar por materiais externos. 

Principais desafios no PDI

É muito fácil falarmos sobre como desenvolver e colocar em prática o plano de desenvolvimento. No entanto, quando chega a hora, existem muitos desafios que podem aparecer no meio do caminho. 

Conhecendo alguns deles, é possível prever erros que podem acontecer no processo. 

Fique atento aos principais desafios do PDI para evitá-los na sua empresa:

Definição de objetivos e metas

Já falamos anteriormente que é importante ter uma visão clara do que se deseja alcançar e como mensurar o progresso.

O problema aparece quando, na hora de definir metas, o gestor e o colaborador não sabem por onde começar. Temos uma sugestão: que tal utilizar os objetivos SMART? 

Nesse sistema, cada letra da palavra SMART representa uma característica que um objetivo deve ter para aumentar suas chances de sucesso:

  • Específico (Specific);
  • Mensurável (Measurable);
  • Alcançável (Achievable);
  • Relevante (Relevant);
  • Temporal (Time-bound).

Os objetivos SMART aumentam a clareza e especificidade nas metas, estabelece critérios mensuráveis e realistas, e facilita o acompanhamento e avaliação do progresso. Tudo isso contribui para a eficácia e o sucesso do plano. Legal, né?

Motivação

É normal querer que os resultados apareçam de forma rápida. Porém, a pressa pode ser um desafio no PDI. Manter a motivação ao longo do tempo é crucial. Pode ser desafiador permanecer comprometido com o PDI, especialmente quando surgem obstáculos ou quando os resultados não são imediatos. 

Mas não desanime, hein? A empresa pode, por exemplo, sugerir para que o colaborador procure um terapeuta para tratar esse tipo de questão. Temos certeza de que vai ajudar.

Equilíbrio

Encontrar o equilíbrio entre desenvolver habilidades profissionais e pessoais também é um desafio. Às vezes, as metas de desenvolvimento podem se concentrar demais em uma área, negligenciando outras importantes. 

Viver o equilíbrio é fundamental para evitar o esgotamento e a Síndrome de Burnout, além de preservar a produtividade e a satisfação no trabalho.

Mudanças

O ambiente de trabalho e o mercado como um todo estão em constante mudança. Adaptar o PDI para lidar com essas mudanças pode ser desafiador, exigindo flexibilidade e prontidão para aprender novas habilidades constantemente.

Está na hora de começar

aplicação do pdi
Quer incluir o PDI na sua empresa? Confira algumas dicas!

Agora que você já sabe tudo sobre o plano de desenvolvimento individual, que tal começar a aplicá-lo? Temos certeza que vai ser muito benéfico para a empresa e para a equipe!

Ninguém quer ficar pra trás e nem ter trabalho desnecessário na hora de desenvolver o PDI, principalmente se falamos de inúmeros de colaboradores. Que tal aproveitar as tendências tecnológicas para te ajudar? 

Preparamos algumas dicas indispensáveis para você e para a sua equipe. 

Softwares de gestão de desempenho

Utilizar softwares de gestão de desempenho é uma forma automatizada de coletar dados sobre o desempenho dos colaboradores. Dessa forma, fica mais fácil identificar onde a equipe precisa melhorar e aplicar isso nos PDIs.

Plataformas de aprendizagem online

Atualmente, diversas plataformas on-line oferecem cursos, treinamentos e outros recursos de aprendizagem que podem ajudar os colaboradores a desenvolver suas habilidades e conhecimentos.

Além disso, elas são flexíveis e permitem que as pessoas aprendam no seu próprio ritmo e de acordo com as suas necessidades, e podem ser personalizadas para atender necessidades específicas.

Ferramentas de autoconhecimento

Para os colaboradores, as ferramentas de autoconhecimento podem ser uma fonte valiosa de reflexão sobre seus pontos fortes, pontos de melhoria e objetivos de carreira.

Softwares de simulação

Para saber se determinada habilidade está mesmo sendo desenvolvida, é possível aplicar testes em softwares de simulação. É um ambiente seguro, onde erros e acertos são bem-vindos. A prática leva à perfeição!

Comunidades on-line

Estar rodeado de outras pessoas que também estão passando por processos de desenvolvimento é uma forma de fazer com que o colaborador se sinta acolhido e compreendido. Incentive as equipes a se ajudarem!

Agora sim, as informações que você precisa sobre o plano de desenvolvimento individual estão completas aqui! Não se esqueça de contar para nós qual foi a sua experiência com esse processo e como ele fez a diferença na sua empresa.