Sabia que existe um esporte que reúne mais de uma modalidade, como ginástica artística, circo e parkour? A calistenia é um treinamento que usa o próprio peso corporal, ganhando destaque entre muitas pessoas que buscam treinar algo diferente para aumentar a força e a resistência muscular. 

calistenia mulher
Quer trabalhar a força e o condicionamento físico? Saiba mais!

Se você busca se desafiar na rotina de treino, a calistenia é para você! Antes de fazer alguns exercícios, é importante tirar as principais dúvidas sobre essa modalidade. Veja alguns tópicos que abordaremos neste artigo.

Ficou curioso para conhecer e experimentar? Continue a leitura com a gente!

O que é calistenia?

Calistenia
A calistenia reúne diferentes modalidades. Saiba mais!

Provavelmente você já deve ter ouvido alguém comentar sobre a calistenia, né? De alguns anos para cá, a modalidade vem ganhando destaque por ser uma prática que usa o próprio corpo na hora de realizar os movimentos. 

“A modalidade visa, principalmente, o treino com o peso corporal, podendo usar alguns acessórios, como barra, apoios e/ou elásticos, mas dispensa o uso de aparelhos de academia, por exemplo”, explica o profissional de educação física Jessé Ramos, formado pela Universidade Paulista (Unip).

A verdade é que, de bate-pronto, muitas pessoas assemelham essa modalidade com outros esportes, principalmente com a ginástica artística, uma vez que faz uso de acrobacias entre um exercício e outro. E por ser um esporte que pode ser praticado em qualquer lugar, é normal ver alguns praticantes em praças, sendo comparado com o parkour. 

Sendo assim, a calistenia é vista pelas pessoas como uma filosofia de vida, visando a saúde, o bem-estar e, sobretudo, a qualidade de vida. 

Quais são os benefícios da calistenia?

De modo geral, manter o corpo ativo é uma ótima maneira de garantir mais qualidade de vida. Além disso, por se tratar de uma modalidade que usa o peso do próprio corpo, é possível trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo, mantendo-os fortalecidos.

A seguir, nós selecionamos alguns outros benefícios que podem ser adquiridos com essa prática na rotina. Confira-os:

  • Melhora a força;
  • Aumenta a concentração;
  • Melhora a noção espacial;
  • Diminui a gordura corporal;
  • Aumenta a definição muscular;
  • Diminui o estresse e ansiedade;
  • Promove a consciência corporal;
  • Aprimora a coordenação motora;
  • Garante mais estabilidade articular;
  • Aumenta a resistência cardiovascular;
  • Aumenta a massa muscular (hipertrofia).

Além dos benefícios voltados à saúde física e mental, a calistenia garante mais liberdade aos praticantes. Afinal, diferente de algumas modalidades, como academia ou natação, que fazem uso de um espaço, ela pode ser praticada em qualquer lugar, ou seja, você não precisará se limitar a um espaço físico. 

Quais músculos são trabalhados?

calistenia exercício
A calistenia trabalha alguns grupos musculares ao mesmo tempo. Confira-os!

De modo geral, a calistenia consegue trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo, dando ênfase maior nos membros superiores, como peito, braço, costas e abdômen. Ah, e as demais partes do corpo? “Pode atingir todos os grupamentos musculares, depende dos exercícios propostos e do planejamento”, responde à dúvida.

“Normalmente os exercícios usados são multiarticulares, alguns praticantes mais avançados conseguem utilizar exercícios para grupos musculares menores ou monoarticulares”. Ou seja, enquanto o primeiro envolve mais de uma articulação, é possível trabalhar apenas uma com tempo, experiência e acompanhamento. 

Por isso, caso queira começar a praticar exercícios de calistenia, é necessário procurar um profissional de educação física para tirar as principais dúvidas e, a partir disso, montar um plano de treino assertivo, justamente para não ter lesões.  

Onde a calistenia pode ser praticada?

Como explicamos anteriormente, a calistenia é uma modalidade que não limita o praticante, podendo ser prática em qualquer lugar. Dependendo do exercício, será preciso usar barra fixa ou paralelas para fazer alguns exercícios acrobáticos, em outros casos, o uso de equipamentos é dispensável. 

“Geralmente, a calistenia é praticada ao ar livre, mas não existe limitação de espaço. Pode ser feita em casa, parques ou academias. Para mim essa é a principal vantagem, pois não existe limitação de espaço”, comenta Ramos. 

Quem pode praticar calistenia?  

Embora seja considerada uma prática democrática, uma vez que pode ser feita por qualquer pessoa, independente do gênero ou idade, é importante procurar um profissional da área da saúde para ver como está a saúde antes de realizar qualquer exercício, combinado? Fora isso, ela é mais do que recomendada para alongar e fortalecer a musculatura.

Lembre-se apenas de se manter hidratado, realize alongamento antes e depois do treino, foque na execução e, acima de tudo, respeite o seu limite.

Exercícios de calistenia para começar a praticar

calistenia flexão de braço
Pode não parecer, mas a flexão de braço é um dos exercícios para iniciantes. Confira alguns outros!

Sabendo de todos os benefícios da calistenia e onde praticar, que tal incluir alguns exercícios para colocar essa modalidade na sua rotina? Para te ajudar, Ramos separou uma lista para você com os principais para cada nível a partir do que são mais utilizados: 

Iniciante 

Intermediário 

  • Barra fixa;
  • Afundo ou agachamento búlgaro;
  • Flexão de braço declinada e fechada (variações).

Avançado 

  • Muscle Up;
  • Pistol Squat (agachamento unilateral);
  • Handstand Push Up (flexão de cabeça para baixo).

Converse com o seu professor para entender a execução de cada exercício, combinado? Bom treino!