Quando o assunto é atividade física, sabemos que a prática é essencial para quem deseja ter mais qualidade de vida, independente do objetivo, né? No entanto, para quem vai ser mamãe e quer continuar se exercitando, o pilates para gestante é uma ótima opção do início ao fim da gestação, pois promove o fortalecimento muscular, a melhora da respiração e muito mais!

pilates para gestante
Assim como qualquer atividade física, o pilates pode trazer inúmeros benefícios para as futuras mamães. Saiba mais!

Pensando nisso, se você é mamãe de primeira viagem (ou não) e quer entender como o pilates para gestante pode ser benéfico para a sua saúde física e mental, responderemos as seguintes dúvidas sobre o assunto:

  • Uma pessoa gestante pode praticar pilates? 
  • Quais são as restrições do pilates para gestantes?
  • Quais são os benefícios do pilates para as futuras mamães?
  • 3 exercícios de pilates para gestantes.

Pilates pode ser feito por gestante?

Mulher gestante fazendo pilates com instrutora
O pilates diminui a sensação de estresse no período de gestação. Saiba mais!

A prática do pilates durante a gestação pode ser feita pelas mamães, principalmente quando os exercícios são focados no bem-estar, que são importantes no período da gravidez para diminuir os desconfortos. 

Segundo Fernanda Hanser, profissional de educação física formada pela Faculdade de Educação Física de Sorocaba (FEFISO), pós-graduada em Nutrição Esportiva e Fisiologia do Exercício pela FMU-SP e especializada em pilates, a gravidez é um momento que gera muita expectativa na vida das futuras mães, tendo em vista que passam por várias transformações, tanto físicas quanto emocionais. 

“Apesar dela ser vivida de maneira diferente por cada gestante, a indicação da prática de atividade física adequada é unânime em casos de gestação de baixo risco. Uma das atividades que mais atrai esse grupo de gestantes é o pilates. Então, sim, a grávida pode fazer, inclusive nos casos em que os exercícios são recomendados”, explica.

Além disso, o pilates é importante na gestão porque ajuda também a diminuir a sensação de estresse que pode acontecer devido às alterações hormonais e físicas, promovendo mais conexão da mulher com seu corpo e, consequentemente, com o bebê.

Quais são as restrições do pilates para gestantes?

Embora seja benéfica para a saúde da mulher no período de gestação, é preciso lembrar que cada gestante possui as suas características e limitações. Por isso, o atendimento do instrutor precisa ser adaptado conforme cada caso.

“Quanto às restrições, o professor ou o instrutor de pilates deve ficar atento em relação aos sinais que podem indicar que não é a hora de fazer os exercícios, como, por exemplo, batimentos cardíacos acelerados, pressão alta, falta de ar, dor abdominal, sangramento vaginal, contrações muito fortes e/ou dores no peito”, comenta a instrutora. 

Quais são os benefícios do pilates para as futuras mamães?

O pilates para gestante pode promover inúmeros benefícios à saúde para que as mamães se sintam saudáveis e mais dispostas, tendo em vista que muitas mulheres acabam ficando muito tempo na mesma posição durante a gravidez.

“Essa prática ajuda a diminuir os inchaços, a suportar o peso da própria barriga, a diminuir os riscos de incontinência urinária no pós-parto, a combater dores e desconfortos nas costas, a melhorar o condicionamento físico e a respiração e, por último, a levar maior oxigenação para o bebê”, explica a instrutora de pilates. 

Além dos benefícios mencionados pela profissional, o pilates também ajuda a acalmar o bebê. Geralmente, o aumento do cortisol, em alguns casos, pode fazer a sensação de estresse e ansiedade aumentar. Com a prática desta modalidade, é possível diminuir a concentração deste hormônio presente na corrente sanguínea da mãe em prol do bem-estar.

3 exercícios de pilates para gestantes

Agora que você sabe qual é a importância do pilates para gestante e seus benefícios para a saúde, confira alguns exercícios que podem ser feitos durante a gravidez, tanto em casa quanto no estúdio: 

1 – Elevação da perna reta

Gestante fazendo elevação da perna reta
A elevação da perna reta ajuda a fortalecer os músculos da perna e aumenta a força na articulação do joelho

Para fazer este exercício, é preciso se deitar em cima de um tapete, colchonete ou toalha de barriga para cima. Em seguida, dobre uma das pernas e estique a outra para cima. Faça cinco levantamentos com cada perna. Por último, lembre-se de contrair bem os músculos pélvicos, com movimentos lentos e controlados, sem levantar o quadril do chão.

2 – Ponte 

Mulher grávida fazendo ponte
O exercício de ponte ajuda a fortalecer o quadril e o abdômen da gestante

Deite-se em um tapete, colchonete ou toalha de barriga para cima. Em seguida, levante o quadril do chão, como se fosse fazer uma ponte. Faça de cinco a 10 movimentos, sempre contraindo os músculos pélvicos, perfeito para a manutenção da continência urinária e redução da pressão abdominal.

3 – Saudação ao sol

Mulher gestante fazendo saudação ao sol
O exercício saudação ao sol ajuda a preparar o diafragma, ideal para melhorar a respiração durante a gestação

Em cima de um tapete de yoga ou colchonete, fique de joelhos e sente-se sobre os calcanhares. Em seguida, curve-se para frente e estique os braços. O objetivo é sentir todos os músculos das costas se alongando. Fique nesta posição de 20 a 30 segundos e repita o processo três vezes.

Além desses exercícios, existem muitos outros que são indicados durante a gestação. “Nós temos que trabalhar em aula a força, o equilíbrio, a flexibilidade, o alongamento, a coordenação motora e a respiração”, a profissional de pilates reforça a importância do auxílio de um instrutor, tanto para conduzir durante a prática quanto para montar um plano de treino que atenda às necessidades da mamãe.

Por último, mas não menos importante, antes de praticar qualquer atividade física, lembre-se procurar o seu médico para entender quais são as suas condições físicas e se existe algum risco durante a gravidez para não afetar o bem-estar da mãe e/ou do bebê. Se estiver tudo ok, procure um instrutor de pilates para começar o quanto antes e tenha todos os benefícios mencionados ao longo deste artigo.