Alguns meses são marcados por ações de conscientização, né? Com isso, foi criada a Campanha Janeiro Branco, também conhecida como o Mês de Cuidados com a Saúde Mental, cujo objetivo é informar sobre os problemas relacionados aos transtornos mentais, e promover mais saúde e bem-estar.

Campanha Janeiro Branco
Já conhece o mês Janeiro Branco? Descubra a importância de ações em prol da saúde mental de todos os colaboradores!

Pensando nisso, explicaremos as seguintes dúvidas ao longo deste artigo:

  • O que é Janeiro Branco?
  • Qual é o papel das empresas no Janeiro Branco?
  • Quais os benefícios de investir na saúde mental dos colaboradores e da empresa?
  • 3 ideias de Campanhas Janeiro Branco para as empresas. 

O que é Janeiro Branco?

Em 2014, por meio de alguns psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais, foi criado o mês Janeiro Branco, cujo objetivo é promover cada vez mais informação e conscientização sobre a importância do cuidado em prol da saúde mental e emocional. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é um dos países considerados mais ansiosos. Com isso, entende-se que, devido à correria do dia a dia, muitas pessoas acabam ficando sem tempo para cuidar da saúde mental, acarretando inúmeros problemas, como preocupação excessiva, estresse e/ou depressão.

No que diz respeito às empresas, sabemos que a rotina pode ser estressante e desafiante. Em alguns casos, pode acabar desencadeando os problemas mentais. Tendo em vista este cenário, a data veio não só para alertar as pessoas no primeiro mês do ano, mas uma maneira de colocar essa reflexão para o ano todo em prol dos novos hábitos de saúde e bem-estar. 

Qual é o papel das empresas no Janeiro Branco?

Homem trabalhando
O ambiente de trabalho pode desencadear problemas mentais. Entenda mais sobre o assunto!

Antes mesmo da pandemia, muitos colaboradores já vinham sentindo problemas relacionados à saúde mental, como estresse e/ou ansiedade. No entanto, com a chegada da Covid-19 e, consequentemente, da quarentena, trabalhar se tornou um grande desafio para muitas pessoas, tendo em vista as mudanças no formato de trabalho e outras pressões relacionadas à rotina. 

Com isso,  muitos profissionais passaram a desenvolver a Síndrome de Burnout, também conhecida como a Síndrome do Esgotamento Profissional, um problema que engloba vários sentimentos, como a exaustão, o estresse e o esgotamento físico, tudo isso acometido devido à sobrecarga no ambiente de trabalho.

Além disso, quando esses sintomas/problemas vêm à tona, a empresa acaba perdendo muitos talentos, seja por afastamentos relacionados à saúde, atrasos e faltas, queda de produção, pedidos de demissão em massa e, por último, queda no rendimento. Causas essas que estão atreladas à desmotivação, um fator importante da produtividade na empresa. 

Por isso, é importante investir em ações voltadas para o bem-estar dos colaboradores. Abaixo, explicaremos os benefícios e algumas medidas em prol do Janeiro Branco.

Os benefícios de investir na saúde mental dos colaboradores e da empresa

A sua empresa ainda não investe em ações focadas na saúde mental? Se a resposta foi não, saiba que é preciso começar a fazer algo em relação a essa situação. No entanto, antes de trazer algumas dicas, separamos os benefícios dessa prática:

3 ideias de campanhas Janeiro Branco para as empresas

duas pessoas conversando
Criar um canal de acolhimento pode ser uma das inúmeras ações em prol do bem-estar dos seus colaboradores. Saiba mais!

Agora que você já conhece o mês Janeiro Branco, a sua importância e os benefícios na rotina dos seus colaboradores e, consequentemente, da sua empresa, que tal colocar em prática algumas ações de campanhas? Não sabe por onde começar? Sem problema! Confira algumas ideias: 

1 – Crie um canal de acolhimento 

O canal de acolhimento, também conhecido como canal de escuta, é uma maneira segura do colaborador expor seus sentimentos, vivências e/ou anseios, sem que ocorra qualquer tipo de exposição ou julgamento. É um local seguro para que ele possa estar em contato com um psicólogo, justamente para auxiliar nessa jornada em prol do bem-estar mental e emocional.

Às vezes, uma simples conversa pode mudar o dia de uma pessoa, né? Por isso, tente implementar esse canal na sua organização. 

2 – Ofereça programas focados na saúde mental 

A sua empresa oferece algum benefício corporativo focado na saúde mental? Atualmente, existem inúmeras maneiras de levar mais saúde e bem-estar, sendo uma delas por meio da atividade física

Com a TotalPass, seus colaboradores têm acesso a milhares de academias e estúdios, com mais de 250 modalidades (natação, luta, beach tennis, musculação, dança e muito mais!), tudo isso para melhorar cada vez mais a qualidade de vida por meio da atividade física. 

Além disso, contamos com Total Mind, uma solução que reúne mais cinco mil psicólogos on-line pela Psicologia Viva e mais de 400 áudio de meditação pelo Zen App. É importante ressaltar que os colaboradores só terão acesso ao Total Mind se a empresa contratar. Por isso, clique abaixo e tenha a melhor solução de saúde e bem-estar.

3 – Promova treinamentos sobre o tema

Workshops e treinamentos são essenciais para quem deseja levar informação e cuidados com a saúde mental dos seus colaboradores. Mês a mês, sempre que possível, chame um profissional da área da saúde para conversar com todos os colaboradores. 

A partir do momento que cada pessoa entende a importância de cuidar da saúde e do bem-estar, melhores serão os benefícios em prol da vida. Pense nisso, seus colaboradores merecem esse cuidado!