Quem nunca experimentou aquela sensação incômoda e dolorosa ao engolir? Seja causada por um resfriado comum ou por uma infecção, a dor de garganta é um problema comum entre os brasileiros e que merece receber sua devida atenção. 

dor de garganta
A dor de garganta é um sintoma comum para muitas pessoas. Saiba mais!

Ficar informado sobre a dor de garganta é essencial para lidar com ela de maneira eficaz. É por isso que, neste texto, vamos nos aprofundar não apenas sobre os sintomas comuns, mas também dar dicas para aliviar a dor e melhorar a recuperação. 

Dá só uma olhada em tudo que vamos abordar:

O que é a dor de garganta?

Você com certeza já sentiu, mas sabe o que é a dor de garganta além do seu nome? E se nós contarmos que a dor que você sente é na parte de trás da garganta? Essa sensação desconfortável muitas vezes ocorre devido à inflamação das amígdalas, da faringe ou das cordas vocais. 

Geralmente, é acompanhada por uma certa dor ao engolir, coceira, e em alguns casos, rouquidão. Também pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo infecções virais ou bacterianas, mudança de clima ou ambiente, alergias ou uso excessivo da voz.

Na maioria das vezes, não costuma agravar e trazer sérios problemas para a saúde, mas é preciso tratá-la com cuidado para não começar a incomodar significativamente no dia a dia.

Quais são os sintomas mais comuns?

dificuldade para engolir dor de garganta
A dificuldade para engolir é um dos principais sintomas da dor de garganta

A dor de garganta é um problema que pode ser facilmente identificado pela própria pessoa, dependendo da intensidade do incômodo. Além disso, os sintomas da dor são comuns independentemente da causa, por isso dificilmente é confundida com outra condição.

Alguns dos sintomas mais comuns são:

  • Dificuldade para engolir;
  • Sensação de garganta arranhada;
  • Inchaço; 
  • Inflamação da garganta;
  • Rouquidão; 
  • Tosse.

Em alguns casos, a dor de garganta pode ser acompanhada de outros sintomas, como dor de cabeça, dor muscular ou febre.

Já a gravidade dos sintomas da dor de garganta pode variar. Em casos leves, os sintomas desaparecem geralmente por conta própria em alguns dias. No entanto, em casos graves, é recomendado passar por um médico e realizar o tratamento adequado. 

Quais são as causas da dor de garganta?

A dor de garganta é uma condição que pode ser causada por uma variedade de fatores, como infecções virais ou bacterianas, alergias, irritação ou até pela mudança de clima. A principal causa é a infecção viral, sendo os vírus do resfriado e da gripe os responsáveis por grande parte dos casos. 

Durante a pandemia de Covid-19, a dor de garganta se tornou o sintoma mais comum causado pela doença. Em um estudo feito pela Zoe Health Study, divulgado pela BBC News Brasil, 57% das pessoas que tiveram infecção relataram a dor de garganta como sintoma. 

Além disso, as condições ambientais, como o ar seco e poluído, também podem ressecar a mucosa da garganta, tornando-a mais suscetível a alergias respiratórias. Nesses casos, uma dica para amenizar a dor é usar um umidificador para preservar a umidade do ambiente e beber bastante água para manter o corpo hidratado.

Se você trabalha com a voz, provavelmente em algum momento vai se deparar com uma leve dor de garganta, isso porque o uso excessivo dela pode gerar incômodo na região. Além das cordas vocais, outros músculos ao redor da garganta, como os músculos do pescoço e da mandíbula, podem ficar tensos, resultando em dor e rigidez.

Como saber quando procurar um médico?

médico para dor de garganta
A dor de garganta não é um sintoma grave, mas pode ser um indicativo para procurar por atendimento médico

A dor de garganta em si pode ser tratada em pouco tempo, mas quando ela está associada a outros sintomas e o incômodo persiste por mais dias, é recomendável procurar um médico para receber o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado para a condição. 

Um dos sinais que seu corpo pode dar de que está combatendo alguma infecção significativa é a febre. Geralmente, quando a dor de garganta se agrava, é possível visualizar pus na parte de cima e um certo inchaço na garganta. 

Outro caso que pode necessitar de tratamento mais especializado é quando a pessoa experimenta a dor de garganta com frequência. Isso pode indicar outros problemas relacionados, como a amigdalite, e que devem receber sua devida atenção. 

Em resumo, a dor de garganta não causa tantos problemas na vida e no dia a dia de quem a experimenta, e também é possível tratá-la com métodos práticos e caseiros. No entanto, deve receber atenção necessária a ponto do sintoma não agravar ou evoluir para outros quadros. 

Dicas para amenizar a dor de garganta

spray de garganta
Conheça dicas práticas para aliviar o desconforto da dor de garganta

Agora que já vimos os sintomas e principais causas da dor de garganta, vamos listar algumas dicas que podem ajudar a amenizar a dor e melhorar o processo de recuperação.

Hidrate-se

Nada melhor do que a boa e velha água quando se trata de cuidar da saúde. Não é novidade que beber bastante líquido ajuda a manter o corpo hidratado, além disso, pode ajudar a manter a garganta úmida, aliviando a irritação. 

Outras opções de bebida, como chás, também podem proporcionar sensação de alívio. Experimente tomar chá de limão, gengibre e mel, pois são alimentos com propriedades anti-inflamatórias que vão fornecer nutrientes para a recuperação.

Pastilhas e sprays

Antes de um tratamento com remédios e anti-inflamatórios, é possível comprar pastilhas e sprays que ficam disponíveis para venda em qualquer farmácia. Geralmente, esses produtos contêm ingredientes como mel, menta ou eucalipto, sendo uma opção prática para trazer conforto e amenizar o incômodo da garganta inflamada. 

Gargarejo com água salgada

Um remédio caseiro eficaz é fazer gargarejos com água morna e sal. Essa mistura age como um antisséptico natural, reduzindo a inflamação e combatendo possíveis infecções na garganta. 

Para fazer a solução, basta colocar uma colher de sal em um copo de água e misturar bem até que tudo se dissolva. Depois, basta fazer o gargarejo algumas vezes ao dia. 

Dê descanso à voz

Se possível, evite falar em excesso e gritar, já que descansar a voz é importante para as cordas vocais se recuperarem. Se a sua profissão envolve muito o uso dela, procure diminuir as atividades e complementar com cuidado especial. Nesses casos, as pastilhas e o spray que comentamos acima podem ser uma ótima opção. 

Outra dica importante é evitar fumar ou ficar perto de ambientes com fumaça. A fumaça do cigarro irrita ainda mais a garganta e pode prolongar o tempo de recuperação.

Repouso

Por último e não menos importante, é importante repousar e descansar para que o organismo foque no processo de recuperação da condição. 

Se estiver em casa, você pode utilizar um umidificador de ar para manter a umidade do local adequada, isso faz com que diminua a secura que pode agravar a dor de garganta. Ah, é importante limpar regularmente o umidificador para evitar o acúmulo de bactérias, ok?

Enfrentar uma dor de garganta pode ser desagradável, mas com essas dicas você pode aliviar os sintomas e acelerar o processo de recuperação.