O verão é uma delícia! Não à toa, essa é a estação preferida de muitos brasileiros. Além disso, as férias de verão são um ótimo momento para se cuidar, se divertir e aproveitar com a família. Mas é claro que toda diversão precisa de cuidados, não é mesmo?

férias de verão
Cuide de você e da sua família durante as férias de verão!

Pensando no bem-estar de quem acompanha o blog da TotalPass, nós preparamos um material especial com dicas para cuidar da saúde durante as férias de verão. 

Vamos falar sobre:

Por que é importante redobrar os cuidados?

mala arrumada
Lembre-se de se planejar com antecedência para curtir as férias com tranquilidade

Em geral, no verão, o clima fica mais quente e úmido. Isso favorece o surgimento de doenças e outros problemas de saúde, como desidratação, insolação, queimaduras solares e picadas de insetos, por exemplo. Por isso, é importante redobrar os cuidados com a saúde nessa época do ano.

Nós vamos dar dicas maravilhosas na lista abaixo, mas já vamos adiantar algumas delas aqui para que você já fique preparado(a) para sair de férias:

  • Planeje as atividades com antecedência: o planejamento bem feito ajudará você a evitar surpresas e a aproveitar melhor o seu tempo;
  • Faça uma lista de itens essenciais: garanta que você tenha tudo o que precisa para aproveitar as suas férias, desde alimentação até higiene pessoal e limpeza;
  • Esteja preparado para emergências: tenha um kit de primeiros socorros por perto e saiba como usar os itens nele, caso seja necessário;
  • Seja responsável: alguns locais de praia e piscina podem ser perigosos. Siga sempre as regras do local e fique à vista dos profissionais salva-vidas.

7 dicas para cuidar da saúde nas férias de verão

Já comentamos anteriormente que não dá para descuidar da saúde, né? Por isso, nós separamos sete dicas para colocar em prática durante as férias de verão. Temos certeza que vai fazer toda a diferença para você e para a sua família curtirem ainda mais essa época tão gostosa do ano!

1 – Proteção solar

Você sabia que a exposição solar prolongada e sem proteção adequada pode causar queimaduras, câncer de pele, envelhecimento precoce e outros problemas de saúde? 

Para evitar esses problemas, é importante usar protetor solar com fator de proteção solar (FPS) adequado ao seu tipo de pele, reaplicando a cada duas horas, mesmo em dias nublados. Além disso, evite a exposição solar entre 10h e 16h, quando os raios solares são mais intensos.

Lembre-se que, de acordo com dados do Ministério da Saúde, o tumor maligno mais frequente no Brasil é o de pele não melanoma, responsável por 31,3% dos casos. Não é brincadeira, hein?

2 – Hidratação constante

O calor excessivo também pode levar à desidratação, que é uma condição que ocorre quando o corpo perde mais água do que recebe. 

Os principais sintomas da desidratação são sede, tontura, fraqueza, dores de cabeça e até mesmo convulsões. Para evitá-la, é importante beber bastante água, mesmo que não esteja com sede, durante todo o dia. Tenha sempre uma garrafinha por perto!

3 – Alimentação saudável

casal cozinhando nas férias de verão
Alimentar-se bem é uma das chaves para cuidar da saúde no verão!

Alimentação saudável fornece os nutrientes necessários para manter o corpo saudável e forte. Isso é importante durante o verão, quando o corpo está mais exposto ao calor e à atividade física.

Uma dieta rica em frutas, legumes e verduras, por exemplo, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, protegendo contra infecções. Aproveite os alimentos frescos da estação e evite excessos de alimentos processados e fast food, priorizando refeições mais equilibradas e nutritivas no seu dia a dia.

É claro que isso vale para o ano todo, não só para o verão, viu?

4 – Descanso adequado

Para o nosso corpo, o descanso é tão importante quanto a alimentação e a atividade física, sabia disso? Por isso, garanta que seu sono terá uma boa qualidade. Descansar é essencial para a saúde geral e ajuda na recuperação do estresse físico e mental.

E é sempre bom lembrar que o descanso também pode ajudar a aumentar a produtividade. Quando estamos descansados, temos mais energia e foco para realizar tarefas e atividades.

A quantidade de descanso adequada varia de pessoa para pessoa, mas, em geral, adultos precisam de 7 a 8 horas de sono por noite. Também é importante tirar cochilos durante o dia, se necessário.

5 – Proteção contra insetos

Os insetos são mais ativos durante o verão. As temperaturas mais altas e a umidade mais alta favorecem a reprodução e a atividade deles. E nós sabemos que alguns mosquitos, pernilongos e carrapatos, podem transmitir doenças, como a malária, a dengue, o zika e a febre amarela.

O repelente de insetos é a melhor maneira de se proteger contra picadas de insetos. Escolha um repelente que contenha DEET ou picaridin e aplique-o na pele de acordo com as instruções da marca. Se possível, evite áreas onde haja muitos insetos e redobre o cuidado com as crianças.

6 – Check-up de saúde

Você não quer ter que se preocupar com sua saúde durante as férias, não é mesmo? Um check-up pode ajudar a garantir que você esteja saudável e pronto para aproveitar ao máximo seu tempo.

Procure um médico de sua confiança e coloque seus exames em dia, para garantir que você vai poder aproveitar todas as atividades que planejou.

7 – Atividade física

Mantenha-se ativo durante as férias de verão! Faça caminhadas, nade, pratique esportes ou faça exercícios ao ar livre para cuidar da sua saúde física e mental.

A atividade física regular ajuda a manter o corpo saudável e forte, melhorando a saúde cardiovascular, muscular e óssea. Além disso, ajuda a reduzir o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas, AVC (acidente vascular cerebral), diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer.

No verão, você pode optar por atividades aquáticas – que são mais refrescantes -, como natação, hidroginástica e remo. 

Sabe onde você encontra essas e muitas outras modalidades? Na TotalPass! São mais de 250 modalidades em milhares de academias espalhadas pelo Brasil, para você se manter ativo(a) não só nas férias de verão, mas no ano todo.

Agora sim, após anotar as nossas dicas, pode separar o óculos de sol e a roupa de banho para aproveitar as suas férias!