Você sabia que a dependência emocional é um problema sério disfarçado com ajuda de alguns comportamentos em um relacionamento? Essa condição pode trazer impactos negativos tanto para quem sofre quanto para a outra pessoa. Entretanto, é possível buscar ajuda e construir relações mais saudáveis e equilibradas emocionalmente.

Com o passar do tempo, nós entendemos que as relações com outras pessoas são essenciais para convivermos em harmonia e bem-estar, mas, em certos momentos, essa necessidade de conexão pode evoluir para algo mais complexo. Neste texto, vamos entender mais sobre a dependência emocional, as causas, os principais sinais e dicas para diminuí-la. Confira os tópicos:

  • O que é a dependência emocional?
  • Quais as causas da dependência emocional?
  • Como identificar a dependência?
  • Dicas para lidar com a dependência emocional
dependencia-emocional
Você sabe como funciona a dependência emocional? Continue a leitura para descobrir as causas e dicas para lidar

O que é a dependência emocional?

Primeiramente, precisamos entender o que é a dependência emocional para depois compreender quais as melhores maneiras de lidar com ela. Vamos lá?

A dependência emocional é um termo que descreve um comportamento no qual uma pessoa se torna extremamente dependente emocionalmente de outra. Além disso, essa dependência pode se manifestar em diversos tipos de relacionamentos, como amorosos, familiares, de amizades ou profissionais. 

Geralmente, a pessoa que sofre desse tipo de dependência coloca as necessidades e os desejos do outro acima dos seus próprios, sacrificando sua felicidade e bem-estar em prol de um bom relacionamento.

Então, o primeiro passo para superar a dependência é reconhecer o problema e estar disposto a buscar ajuda, pois somente assim é possível recuperar a saúde mental e construir relacionamentos mais saudáveis e equilibrados.

Quais as causas da dependência emocional?

Existem várias causas possíveis para o desenvolvimento da dependência emocional. Um dos fatores mais comuns é a baixa autoestima, já que, em alguns momentos, quando alguém não se sente valorizado, pode buscar constantemente a aprovação e o afeto de outras pessoas para se sentir bem. Esse é um dos comportamentos que pode levar à dependência.

Geralmente, traumas emocionais, como abandono ou rejeição na infância, também podem contribuir para o desenvolvimento da dependência. Em alguns casos, crianças que não recebem a atenção e o afeto necessários podem crescer buscando de forma intensa a aprovação em outras pessoas quando crescerem.

Além disso, experiências passadas e que foram traumáticas também podem contribuir para essa condição. Normalmente, pessoas que passaram por relacionamentos abusivos ou tiveram experiências ruins podem desenvolver a dependência.

É importante ressaltar que a dependência emocional pode ser prejudicial tanto para a pessoa que é dependente quanto para aquele em quem a pessoa se torna dependente. 

causas-dependencia-emocional
Reconhecer as causas da dependência é um passo importante para começar a tratá-la

Como identificar a dependência?

A dependência emocional pode se manifestar por meio de diversos sinais que podem indicar que uma pessoa está dependente emocionalmente da outra. Identificar esses sintomas é fundamental para que a pessoa possa reconhecer o problema e buscar ajuda para superá-lo. 

Normalmente, um dos principais sintomas desse tipo de dependência é a necessidade constante de atenção e aprovação. Quando uma pessoa está dependente emocionalmente, ela tende a buscar a aprovação da pessoa de quem depende emocionalmente, isso pode se manifestar em comportamentos como ciúmes e insegurança.

Outro sintoma comum da dependência emocional é o medo da solidão e de se sentir abandonada. A pessoa dependente emocionalmente pode sentir angústia ao imaginar-se sozinha ou sem a pessoa que está depositando suas emoções.

Além disso, todo esse quadro também pode impactar negativamente outras áreas da vida, como o trabalho e as amizades, pois a pessoa tende a direcionar toda sua energia para o relacionamento.

identificar-dependencia-emocional
Após identificar o quadro de dependência, é possível tratá-lo de diferentes maneiras para superar

Dicas para lidar com a dependência emocional

Lidar com a dependência emocional pode ser um desafio complexo, principalmente porque a pessoa precisa estar disposta a isso, mas aqui separamos algumas dicas valiosas que podem contribuir para tornar esse processo de enfrentamento mais leve. Confira abaixo:

Autoconhecimento

O primeiro passo para lidar com a dependência emocional é o autoconhecimento, já que é essencial entender suas próprias necessidades, medos e inseguranças. Em algum momento do dia, faça uma reflexão profunda sobre suas emoções e tente conhecer padrões de comportamento que possam indicar dependência emocional.

Cuide de si mesmo

Reserve um tempo regularmente para cuidar de si mesmo. É muito importante tirar momentos para relaxar, praticar atividade física, meditar ou fazer algo de que goste, isso ajudará a fortalecer seu bem-estar mental e a se conectar com você mesmo.

Além disso, a prática de atividade física pode ajudar diretamente na autoestima, ajudando a diminuir aquela sensação de não se sentir valorizado e, por muitas vezes, inseguro. 

Busque ajuda profissional

Se você está enfrentando dificuldades significativas para lidar com a dependência emocional, considere buscar ajuda profissional. Dessa maneira, um psicólogo especializado em relacionamentos ou dependência pode ser uma boa opção para ajudá-lo a superar esses problemas.

Lembre-se que somente um profissional pode te indicar quais as melhores maneiras de seguir, de acordo com o seu diagnóstico. Cada pessoa é diferente da outra, portanto, existem diversas maneiras de tratar um quadro como esse.

Use a TotalPass

Com o benefício da TotalPass, você tem acesso a milhares de academias e estúdios fitness para praticar atividade física de acordo com o seu estilo de vida. Dessa maneira, consegue aproveitar os inúmeros benefícios que a prática de exercícios pode trazer para a saúde mental, como diminuir a ansiedade e elevar a sensação de bem-estar. 

Já com o programa Total Mind, você cuida da sua saúde mental com parceiros exclusivos que oferecem mais de 400 áudios para relaxamento e meditação guiada, além de ter a possibilidade de agendar consultas on-line e escolher entre mais de 5.000 profissionais aquele que vai te atender. Legal né?

Tenha paciência

Lembre-se de que superar a dependência emocional é um processo gradual e pode levar tempo. Portanto, seja paciente consigo mesmo e celebre cada pequena conquista ao longo do caminho. Não é uma tarefa fácil, mas é possível alcançar relacionamentos mais saudáveis e equilibrados. 

Ao seguir essas dicas, você estará no caminho para superar esse problema e recuperar a saúde mental. 

Continue lendo outros conteúdos de saúde e bem-estar em nosso blog.