Como todo negócio, as academias precisam de uma boa gestão para evitar erros que possam comprometer a sua manutenção em um mercado tão competitivo como é o fitness no Brasil.

Para se consolidar nesse mercado, você precisa de uma gestão de academia muito eficaz. Para te ajudar, separamos 3 dicas de gestão de academia que você precisa saber. Confira!

Caminho para o sucesso por meio da gestão de academia

Além de todo o conhecimento teórico e prático sobre as atividades físicas, é fundamental que, como em qualquer outro negócio, a sua academia tenha um planejamento estratégico.

Planejar significa literalmente criar um plano de ação para alcançar um objetivo. Por isso, pergunte-se:

  • Onde sua academia está?
  • Onde quer chegar?
  • Como chegará lá?

Esse planejamento poderá ser feito todo ano ou, se preferir, pode ser uma proposta a longo prazo, depende muito dos seus objetivos.

Por isso, além de fornecer um espaço com equipamentos de qualidade, é preciso contar com um time alinhado com seus objetivos. Alinhe todas as áreas da sua academia para que todos sejam mais assertivos na hora de tomar decisões importantes.

Como gestor, você pode atuar lado a lado com seus colaboradores, criando uma comunicação mais efetiva e tendo maior conhecimento sobre como age cada área.

3 dicas de gestão de academia que você precisa saber

Veja algumas dicas de gestão de negócios que você pode aplicar na sua academia!

1 – Tenha um time nota 10

Os clientes estão cada vez mais exigentes em relação aos serviços e produtos que consomem. O atendimento que recebem conta muito na hora da decisão. Por isso, a maneira como sua equipe atende os alunos, desde a recepção até as orientações sobre os exercícios, fazem toda a diferença na hora da rematrícula.

Um bom treinamento para a sua equipe do primeiro atendimento, ou seja, recepcionistas e atendentes, deve ser considerada uma prioridade já que um atendimento de qualidade já oferece uma boa experiência para o aluno.

Mesmo após a matrícula, o bom atendimento deve continuar pela equipe de professores que vai atender os alunos durante a prática de atividades físicas. Além dos conhecimentos, é preciso que todos estejam atentos às necessidades de cada e dispostos a corrigir movimentos e orientar da melhor forma possível.

2 – Estabeleça metas

Nós citamos lá em cima sobre a importância do planejamento. Além do plano macro, ou seja, mais amplo e de longo prazo, é fundamental que você estabeleça metas mais práticas que vão te ajudar a conquistar o objetivo maior.

Você pode acompanhar as metas com frequência: pode ser o valor do faturamento, aumento no número de alunos, percentual do ticket médio, entre outros.

3 – Estude sua gestão financeira

Conhecimento sobre finanças nunca é demais. Seja para administrar a sua vida financeira pessoal, quanto a do seu negócio. Ela é essencial para manter a sua academia funcionando e, claro, gerando lucro.

Anotar alguns dados podem te ajudar a fazer esse controle, são eles:

  • Total de alunos;
  • Cancelamentos de matrículas;
  • Novos alunos;
  • Taxa de Inadimplência;
  • Índice de renovações.

Dessa forma, é possível analisar o desempenho da academia no passado e, com uma avaliação dos resultados do presente, você pode identificar quais gastos são desnecessários, quais as necessidades de investimentos e melhorias.

Gostou dessas dicas para a sua academia? Compartilhe mais com a gente! Siga também nossas redes sociais para mais novidades e informações.