O Absenteísmo é caracterizado como um padrão de faltas vindas de um colaborador, com diferentes motivos e com diversos prejuízos causados à empresa.

Uma alta na taxa de absenteísmo presente na empresa pode causar diversos problemas, tanto na área financeira, quanto na gestão de pessoas, em que, com as faltas, outra pessoa se torna sobrecarregada e a empresa acaba por perder muito.

Fatores que geram o Absenteísmo

O Absenteísmo vem se tornando cada vez mais recorrente nas empresas, prejudicando seus resultados sem um motivo concreto. 

Entender os fatores que ocasionam as faltas é parte fundamental para a busca por uma solução. Há diversos casos, justificáveis ou não, de uma falta por parte de um colaborador. Em muitos casos, uma enfermidade tira suas condições de trabalho.

Em outros casos, fatores internos podem influenciar negativamente na estadia desse colaborador. Muitas vezes, uma sobrecarga de trabalho ocasionada pela falta de outro funcionário acaba por deixar o indivíduo insatisfeito na empresa, se sentindo explorado e injustiçado.

Como calcular a taxa de Absenteísmo de sua empresa

Muitas empresas não possuem uma boa gestão de pessoas, o que faz com que sua taxa de Absenteísmo aumente bastante. Mas como saber qual a taxa de sua empresa? É um cálculo bem simples.

Primeiro, você deve multiplicar o número de colaboradores pelo número de horas e dias de sua jornada; depois, some todos os atrasos e as faltas, a fim de encontrar o número de horas perdidas; por fim, você deve dividir o número de horas perdidas pelo número de horas de trabalho.

Com uma porcentagem definida, pode-se ter uma noção da situação que a sua empresa vive em relação a seus colaboradores. 

Como evitar o Absenteísmo

Muitas empresas buscam uma solução rápida para os problemas com o Absenteísmo, porém o processo deve ser contínuo, e não imediato. 

Valorizar seus colaboradores

Tornar seus colaboradores mais engajados com a empresa e por dentro das novidades deixa a relação entre empresa e colaborador muito mais fácil e saudável.

Colaboradores que não se sentem parte da equipe, nem que seu trabalho está sendo valorizado, podem aumentar as taxas de absenteísmo da empresa.

Uma boa dica para mantê-los engajados é oferecer um feedback frequente sobre o trabalho do profissional e apresentar os resultados da empresa de tempos em tempos. 

Isso faz com que o colaborador enxergue como seu trabalho tem contribuído com a empresa e faz com que ele se sinta parte fundamental da equipe, por exemplo. 

Com pequenos gestos, esse prejuízo pode ser evitado. Engajar o colaborador, oferecer alguns benefícios e incentivos para toda a equipe e boas condições de trabalho fará com que eles se sintam mais envolvidos e valorizados pela empresa, diminuindo as taxas de absenteísmo.

Saúde mental e física do colaborador

Além da valorização e do engajamento de seus colaboradores, alguns benefícios tornam a estadia deles melhor, seja cuidando da saúde mental ou física.

TotalPass é um benefício para ajudar a sua empresa

Alguns benefícios já são conhecidos, como o auxílio-saúde, e ajudam muito o colaborador, sem contar a melhora na sua reputação como empregador.

Benefícios como convênios com academias melhoram a saúde do colaborador em diversos aspectos físicos e mentais. Através de exercícios físicos, ele pode descarregar suas energias e tensões, melhorar sua qualidade de vida e cuidar melhor do seu corpo. 

Assim como funciona a TotalPass que, com uma vasta seleção de academias, seu colaborador consegue ter uma ótima qualidade de vida por preços bem menores.

Como conclusão entendemos a importância de evitarmos o absenteísmo nas empresas, beneficiando a ela própria e seus colaboradores, que mais satisfeitos e realizados, contribuirão com mais retornos à empresa.