Você já ouviu falar sobre hipomania? Embora não seja um termo conhecido, muitas pessoas convivem com esse transtorno sem ter conhecimento real das causas, dos sintomas e de como podemos tratá-la de maneira adequada.

hipomania
Respondemos tudo o que você precisa saber sobre a hipomania

Apesar de a hipomania não ser classificada como uma condição tão grave, ainda assim pode trazer impactos significativos na vida de um indivíduo, especialmente quando se trata do seu bem-estar.

Por isso, é necessário entender melhor sobre o tema para esclarecer as principais dúvidas sobre como pode comprometer a saúde mental. Abaixo, confira os tópicos abordados neste texto:

O que é a hipomania?

A hipomania é um estado emocional caracterizado pela alteração de humor, energia e atividade, deixando a pessoa mais “acelerada”. Geralmente, é um termo utilizado por especialistas para descrever um nível de mania mais leve, sendo associado ao transtorno bipolar, especificamente ao transtorno bipolar do tipo II.

Mesmo que ainda pouco falada em relação a outras condições, a Associação Brasileira de Transtorno Bipolar (ABTB) estima que aproximadamente 8 milhões de pessoas convivem com transtorno bipolar no país, sendo considerado uma doença crônica que causa alterações em certas áreas do cérebro. Por isso, é tão importante conhecer mais sobre o assunto.

Durante o quadro de hipomania, a pessoa apresenta um aumento de energia mais do que o normal, podendo se sentir extremamente animada, com diversos pensamentos criativos e uma sensação de entusiasmo.

No entanto, é importante ressaltar que a condição também pode trazer impactos negativos. Em alguns casos, a euforia sentida pela pessoa pode levar à impulsividade e, consequentemente, à situações de risco, como, por exemplo, tomar decisões precipitadas ou até imaginar tentativas de suicídio. 

O diagnóstico da hipomania é feito por um profissional de saúde mental, que avalia os sintomas e a duração deles. Já o tratamento pode variar de acordo com a causa e a gravidade, envolvendo, geralmente, medicação e terapia.

Quais são os sintomas da hipomania?

menina com dor de cabeça
Mesmo não sendo considerada uma dor crônica grave, a hipomania pode trazer impactos negativos significativos à saúde

Os sintomas da hipomania podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente envolvem mudanças significativas no humor, comportamento e energia. Normalmente, essa condição pode durar dias ou até semanas, e é caracterizada por uma série de sintomas que podem incluir: 

  • Euforia;
  • Aumento da energia;
  • Irritabilidade;
  • Aumento da fala;
  • Diminuição da necessidade de sono;
  • Comportamentos impulsivos.

É importante lembrar que a hipomania não apresenta sintomas graves, mas ainda pode ter um impacto significativo na vida da pessoa. 

Qual a diferença entre mania e hipomania?

A hipomania e a mania são duas condições relacionadas ao transtorno bipolar. Embora elas possuam características semelhantes, existem diferenças.

Enquanto a hipomania é um estado emocional no qual a pessoa se sente mais “acelerada”, com mais energia e impulsiva, a mania é uma forma mais grave de transtorno bipolar, sendo caracterizada por um estado de ânimo extremamente elevado, expansivo ou irritável. 

Os pensamentos acelerados são ainda mais graves na mania, sendo difícil para as outras pessoas compreenderem o raciocínio. Além disso, o indivíduo pode se envolver em comportamentos impulsivos, como gastos excessivos, agressividade, atitudes promíscuas e até alucinações. 

É importante ressaltar que tanto a hipomania quanto a mania são sintomas do transtorno bipolar, por isso, é fundamental buscar ajuda médica para um diagnóstico e tratamento adequado.

Quais as causas da hipomania?

As causas da hipomania não são completamente compreendidas, mas há um consenso de que tanto fatores genéticos como ambientais desempenham um papel importante no seu desenvolvimento.

Além disso, existem outros fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da hipomania, como o estresse. Pessoas com predisposição ao transtorno bipolar, por exemplo, podem ter um aumento de episódios de hipomania quando estão sob pressão ou passando por situações estressantes. 

Como tratar a hipomania?

homem tomando remédio
Após um diagnóstico, o médico indicará o melhor medicamento para seguir com o tratamento

Embora a hipomania seja menos grave do que a mania, ainda assim pode impactar significativamente a vida cotidiana. Nós listamos alguns tratamentos que você poderá encontrar ao realizar o tratamento da condição.

Medicamentos

Alguns medicamentos que possuem lítio em sua composição são frequentemente prescritos para tratar a hipomania. Eles ajudam a regular o humor, reduzindo a intensidade dos episódios hipomaníacos. Lembre-se que somente um médico deve prescrever o medicamento e jamais tome por conta própria. 

Apoio emocional 

Ter um sistema de apoio compreensivo é fundamental para o tratamento da hipomania. Conversar com alguém de confiança, compartilhar preocupações e buscar conselhos é essencial para manter o equilíbrio emocional.

Atividade física 

Não é novidade que a prática regular de exercício físico traz inúmeros benefícios para a saúde. Ao estar com o corpo em movimento, nosso organismo libera endorfina, hormônio responsável por regular o humor e reduzir a ansiedade. Além disso, promove o relaxamento e melhora qualidade de sono, contribuindo para o equilíbrio emocional.

Evitar gatilhos de estresse

Identificar e evitar os gatilhos que podem desencadear episódios depressivos é uma estratégia no tratamento da condição. Geralmente, situações estressantes, como excesso de trabalho ou conflitos pessoais, podem aumentar a frequência e a intensidade dos sintomas psicóticos. 

Benefícios de bem-estar

No mundo corporativo, as empresas têm se preocupado cada vez mais com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores, oferecendo benefícios que proporcionam qualidade de vida de maneira acessível. 

Pensando nisso, a TotalPass pode ser uma aliada importante na busca pelo equilíbrio emocional. São milhares de academias e estúdios fitness disponíveis para você se exercitar, basta escolher entre mais de 250 modalidades uma que se encaixe com os seus gostos e estilo de vida. 

Você também pode cuidar da sua saúde mental com o programa Total Mind. Ele reúne mais de 400 áudios de relaxamento e meditação guiada, além de proporcionar sessões de atendimento psicológico on-line.

Gostou do nosso conteúdo? Explore outros assuntos em nosso blog.