A cada ano que passa os boxes de cross training vêm conquistando cada vez mais espaço entre as pessoas que praticam atividade física no mundo todo. No Brasil, por exemplo, o número de praticantes só tende a crescer, justamente por ser uma modalidade que ajuda a melhorar a saúde física, respiratória e muscular.  

cross training
Quer abrir um box de cross training? Saiba mais!

A seguir, explicaremos quais são os principais equipamentos de cross training, tanto de baixa quanto de alta intensidade, para o seu boxe. Caso já tenha uma unidade, é uma ótima oportunidade para fazer aquele checklist do que precisa ou não precisa ser comprado.

Vamos lá?

7 equipamentos de cross training para o seu box 

mulher pulando caixa
Alguns equipamentos de cross training são essenciais. Confira-os!

Empreender no mercado fitness pode ser um grande desafio, principalmente se você deseja abrir um espaço de cross training, afinal, com tantos boxes espalhados por todo o país, como se destacar em relação à concorrência e conquistar mais alunos?

Nós temos um segredo para te contar: alguns equipamentos são essenciais para a execução dos exercícios praticados em aula. Tê-los em sua unidade faz toda a diferença, sabia?

1 – Barras olímpicas 

Entre tantos equipamentos, a barra olímpica é um dos acessórios que não pode faltar num box de cross training. Afinal, muitos exercícios de LPO, também conhecidos como Levantamento de Peso Olímpico, são feitos com ela, como thruster, split Jerk, deadlift, back squat, push press, overhead squat, snatch, clean e muito mais! 

O seu diferencial está, sem sombras de dúvidas, na qualidade do material e no rolamento, justamente para melhorar o desempenho do atleta ou aluno durante os exercícios passados em aula. Em relação ao peso da barra, a masculina pesa 20 quilos e a feminina 15 quilos. 

2 – Anilhas olímpicas

O que seria da barra sem as anilhas olímpicas, né? Embora a barra já seja pesada, as anilhas têm como objetivo permitir que o aluno evolua em relação à quantidade de carga, visando melhorar a força e o desempenho entre os exercícios. Além disso, é um acessório bastante usado nas aulas de mobilidade. 

3 – Wall ball

A wall ball, também conhecida pelos nomes de medicine ball ou med ball, é um acessório muito usado nas aulas de cross training, justamente pela sua versatilidade entre os exercícios, uma vez que ajuda a trabalhar diversos músculos do corpo, tanto inferiores quanto superiores.

Além disso, é importante comprar bolas de diferentes pesos, visando a melhora da performance de cada aluno. O material pode variar de uma wall ball para a outra, podendo ser de couro ou borracha. 

4 – Kettlebell

Provavelmente você já deve ter visto o kettlebell em alguma academia, né? Muito parecido com uma bolsa, nesse caso de ferro e de diferentes tamanhos (devido ao peso), este equipamento é bastante usado durante as aulas para melhorar a força, o condicionamento físico e, em alguns casos, a técnica de alguns movimentos. 

5 – Box pliométrico (caixa de madeira)

As caixas de saltos são mais comuns do que muitas pessoas imaginam no cross training, pois podem ser usadas para adaptar alguns exercícios, como toes to bar e bar muscle up, e até mesmo para compor a dinâmica da aula com outros movimentos, como saltos e burpees. 

A altura da caixa é variada, pois visa se adequar à altura de cada aluno e, em outros casos, tornar o exercício mais difícil. Sem contar que é um acessório que ajuda a trabalhar os membros inferiores, aumentando a força e a resistência. 

6 – Corda sisal 

A corda sisal é um item indispensável no box de cross training, isso porque é usada para fazer o rope climb e o legless rope climb, ambos tem como objetivo simular a escalada, auxiliando no ganho de força e na melhora do condicionamento físico. 

7 – Racks 

Por fim, não podemos nos esquecer dos racks, né? Essa estrutura conta com furos para colocar as barras olímpicas para a execução de alguns exercícios, como supino, back squat e front squat, além de ser uma opção para passar educativos para quem está aprendendo movimentos ginásticos nas barras fixas que acompanham o equipamento.

cross training escalada
Confira outros acessórios e equipamentos que não podem ficar de fora da sua lista

Além desses equipamentos, alguns outros precisam entrar na sua lista. Confira o nosso checklist:

Sabendo dessa lista, ficou ainda mais fácil equipar o seu box de cross training, né? Além disso, se você quer se destacar entre a concorrência, aumentar a quantidade de alunos e lucrar cada vez mais, seja uma rede parceira TotalPass: